quarta-feira, 29 de março de 2017

O açude Itaúna, localizado no território de Granja,começou a sangrar na manhã desta segunda-feira (28)

O açude Itaúna amanheceu nesta terça-feira (28) com 100% da sua capacidade máxima, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos - Cogerh. O reservatório, localizado em Granja, município do Litoral Oeste do Ceará, é o sexto a sangrar no Estado em 2017.
No momento, a lâmina d'água que escorre sobre a parede da represa é fraca, mas deve aumentar. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) é de tempo nublado e com chuva forte para o restante de hoje e nos próximos dois dias em Granja.
A sangria do açude vinha mexendo com a população. No domingo (26), por exemplo, quando ele chegou aos 98% de sua capacidade, foi grande o número de pessoas nas margens do reservatório à espera da água escorrer em abundância pela barragem. Muitas, inclusive, passaram o dia, mas saíram de lá sem presenciarem o fenômeno.
Responsável pelo abastecimento das cidades de Barroquinha e Chaval, além da adutora que leva água para moradores do distrito de Timonha, em Granja, o Itaúna foi bastante beneficiado pelas chuvas que banham o município desde o início do ano. Só neste mês, recebeu aporte de 36,57 milhões de m³. Nos últimos sete dias, foram 9,2 milhões de m³. 
A última vez que o açude atingiu sua capacidade máxima, que é de 77,5 milhões de m³, foi no dia 28 de fevereiro de 2011. Além do Itaúna, outros cinco reservatórios estão sangrando no Ceará, de acordo com informações da Cogerh. São eles: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Maranguapinho (Maranguape), São Pedro Timbaúba (Miraíma) e Valério (Altaneira). 

Gangorra

Um outro reservatório construído em Granja, o Gangorra, até esta terça-feira estava com 38,69% de seu volume total. Sua capacidade é para 62,5 milhões de m³. Em uma semana recebeu aporte de 4,17 milhões de m³. Do início do mês até hoje, foram 9,1 milhões de m³.

Fonte:Folha Granjense Online

Nenhum comentário: