quarta-feira, 5 de novembro de 2014

EM GRANJA, DETENTO É LESIONADO GRAVEMENTE DURANTE BRIGA DENTRO DE CELA.

Durante a manhã de terça-feira, 05, um presidiário foi lesionado gravemente com uma perfuração de "cossoco" durante uma briga ocorrida na cela 2 da cadeia pública da cidade de Granja. 
Desavenças internas fizeram com que os detentos Francisco Lima Fontenele, vulgo "Titico", e o José Cosmo da Silva, vulgo "Cosmo", entrassem em luta corporal onde Cosmo estava armado com um cossoco e desferiu um único golpe abaixo do peito esquerdo de Titico, ocasionando uma lesão grave. Nesse momento o policial militar e o agente penitenciário (ad occ) de serviço na cadeia escutaram os gritos vindo de dentro da cela 2 e rapidamente interromperam a briga, salvando a vida do lesionado.
A vítima foi reirada da cela e socorrida por uma viatura do Ronda ao hospital local, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi transferido em estado grave para a Santa Casa de Sobral. Quando ao acusado, ele foi conduzido para a a DPC de Granja onde prestou seu depoimento e foi flagranteado por lesão corporal de natureza grave, artigo 129, § I, Inc.II (perigo de vida) do CPB. Em seguida ele foi colocado em uma cela própria para detentos que cometem crimes dentro da cadeia (triagem).


Atuaran na ocorrência: Guarnição e agentes penitenciários da cadeia, Destacamento de Granja e Ronda do Quarteirão.

Fonte:Camocim Polícia 24h

Vacinação contra a febre aftosa começa hoje em todo Ceará

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), realizam hoje o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. A solenidade será na fazenda Lagoa dos Porcos (Grupo Bom Jesus) localizada no município de Caucaia.

Entretanto, a dose da vacina já está disponível nas lojas agropecuárias credenciadas e os produtores já podem realizar a vacinação do rebanho. A dose da vacina custa R$ 1,60 aproximadamente.

Na segunda etapa da campanha, a Adagri pretende alcançar a meta de vacinar acima de 95% do rebanho em todos os municípios. Na primeira etapa, em maio, foi vacinado 94,5% do rebanho de bovinos e bubalinos sendo mais de 88% das propriedades imunizadas. O Ceará conta com um rebanho de aproximadamente 2,6 milhões de cabeças de gado bovino e bubalino.

O Ceará foi reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa, com vacinação neste ano, no dia 29 de maio, em Paris, durante conferência da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE, após auditoria realizada no Estado em fevereiro, onde foram avaliadas as ações que estão sendo desenvolvidas no que diz respeito aos programas de sanidade animal executadas pela Adagri.

Segundo Augusto Júnior, presidente da órgão, "o Estado já está livre de febre aftosa com vacinação e esse é um grande detalhe. Em relação à doença, o vírus não está circulando, mas é necessário imunizar os nossos animais, para que esse vírus não venha adentrar no nosso Estado", explica.