sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fernando Hugo quer ser vice de Marcos Cals

                            Fernando Hugo e Marcos Cals
Fernando Hugo e Marcos Cals em pose de chapa pura.
O deputado estadual Fernando Hugo pode ser o vice do pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSDB, Marcos Cals. Ele vem trabalhando nesse sentido e, principalmente, mobilizando setores do partido contra a possibilidade de os tucanos abrirem mão de uma postulação para fechar apoio ao nome do ex-deputado federal Moroni Torgan, do DEM.
Marcos Cals insiste na tese de que as oposições precisam apostar em candidaturas próprias para dividir a preferência do eleitorado e forçar o segundo turno. A divisão do PT e PSB, para os tucanos, já foi um fato considerável.; A pressão é para que o líder estadual do PSDB, Tasso Jereissati, não ceda aos encantos do DEM.
(Foto – PSDB/CE)  
fonte:o povo

Estado paga 1ª parcela do 13º salário na 2ª feira


A primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais estará sendo liberada na próxima segunda-feira. Informou, nesta sexta-feira, a Secretaria da Fazenda, adiantando que o Ceará vai ser o primeiro estado a pagar o benefício. O desembolso será feito em uma única data e envolverá um total de R$ 247 milhões.
Na primeira parcela do 13 salário, os servidores deverão receber 50% dos seus rendimentos sem qualquer desconto, pois os mesmos somente serão efetuados na segunda parcela do benefício, ou seja, em dezembro.
Vão receber o benefício 153 mil servidores, sendo 100 mil ativos, 34 mil servidores inativos e 16 mil pensionistas.
fonte:blog do eliomar

Marcos Cals e Pedro Fiúza vão decidir futuro do PSDB na sucessão em Fortaleza

                  tassooo
Marcos Cals e Fiúza – a responsabilidade de acertar os rumos tucanos.

Um grupo de militantes do PSDB realizou encontro, nesta noite de sexta-feira, no escritório do ex-senador Tasso Jereissati, para discutir os cenários da sucessão de Fortaleza. Durante o encontro, analisou-se a situação da legenda e ficou acertado que Pedro Fiúza, presidente da comissão municipal provisória, e Marcos Cals, presidentes regional, decidirão acerca da candidatura do partido.
Na noite de quinta-feira, na sede do partido, alguns militantes realizaram ato de apoio à indicação de Marcos Cals, que é apontado como pré-candidato ao lado de João Mota e Carlos Matos. Isso, em resposta a uma tentativa de levar o PSDB a abrir mão de candidatura própria para respaldar o ex-deputado federal Moroni Torgan, pré-candidato a prefeito da Capital pelo DEM.
O PSDB confirmou sua convenção para o próximo dia 30. É a mesma data da convenção do Partido dos Trabalhadores.
fonte:/blog do eliomar

FOSSAS A CÉU ABERTO NO POSTO DE SAÚDE DE SANTA TEREZINHA UM GRANDE DESCASO COM A COMUNIDADE

A comunidade da Vila de Santa Terezinha vem através do Blogger fazer um apelo a Excelentíssima Secretaria de Saúde de Granja a DRA. JOCIKLE JÁCOME que tome uma providencia definitiva e imediata para solucionar o problema das FOSSAS do Posto de Saúde que se encontra a céu aberto assim prejudicando toda a população, exalando mau cheiro e escorrendo restos fecais na rua, assim deixando toda a população exposta ao risco de doenças.
Pois já foram feitas varias reclamações a Secretaria de Saúde e apenas foram tomadas medidas provisórias as quais em menos de dez dias voltaram a apresentar o mesmo problema.
Veja as fotos das fossas.

               
A Comunidade de Santa Terezinha está aguardando uma solução definitivas. 
fonte: 

Em Camocim, Léo da Carne será o vice de Padre Manoelzinho

Após reunião realizada na noite desta quinta-feira dia 21/06, o 
Partido Verde (PV) esteve reunido para definir a data em que realizará as convenções do partido em Camocim, estiveram presentes além de afiliados do partido, o Presidente do PV Ceará, Marcelo Silva, que afirmou que o Partido Verde busca a ampliação dos filiados, mas em nenhum momento deixará de priorizar a qualidade. "O PV busca aumentar a quantidade de filiações e, mais do que isso, busca crescer em qualidade. Para nós, crescer é mais do que atingir um novo número, é ter a garantia de que os nossos valores são compreendidos e respeitados", fala Marcelo. 
A chapa será encabeçada por Padre Manuelzinho para prefeito e Leonardo (Léo da Carne) para vice. Palavras do presidente estadual: "Com esse pensamento os membros do partido acreditam ser viável a pré-candidatura de Pe. Manelzinho e de seu Vice Leonardo, e que vitória, é palavra certa no vocabulário de todos os afiliados, tudo isso sem esquecer da humildade, lembrando a máxima que humildade e canja de galinha não faz mal a ninguém. O PV não vai para "guerra" até porque seu símbolo maior é a paz, e é com essa união, que os mesmos não acham difícil convencer a população camocinense a votar em Pe. Manelzinho para Prefeito e em Leonardo para Vice, para que Camocim tenha uma gestão inovadora e diferente para melhorar a vida de toda população." 
Fonte: Blog Fazendo Zuada











Sérgio Aguiar é relator da Lei Estadual de Acesso à Informação

A Lei Estadual de Acesso à Informação foi aprovada, nesta quinta-
feira, pela Assembleia Legislativa. Ela institui regras para a implementação da norma nos órgãos públicos do Ceará e cria a estrutura decisória e de apoio para cumprimento das prerrogativas estruturadas na Lei Federal n° 12.527/2011, a Lei Geral de Acesso à Informação. Essa lei será sancionada pelo governador Cid Gomes (PSB) no próximo dia 28. Isso, por ocasião da abertura da II Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). 
A matéria foi aprovada com quatro emendas modificativas do líder interino do Governo na Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), e uma do próprio Executivo. “Está garantido a todo e qualquer cidadão comum cearense colher para si informações dentro dos poderes públicos estaduais constituídos”, afirmou Sérgio Aguiar. O parlamentar socialista foi o relator da matéria. 
A LEI 
A Lei institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo somente a exceção. Para garantir o exercício pleno do direito de acesso previsto na Constituição Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. Além disso, a Lei determina que os órgãos e entidades públicas deverão divulgar um rol mínimo de informações proativamente por meio da internet. 
A Lei Estadual cria o Sistema Estadual de Acesso à Informação que composto pelo Conselho Estadual de Acesso à Informação, Comitês Gestores de Acesso à Informação e pelos Comitês Setoriais de Acesso à Informação. O Conselho Estadual de Acesso à Informação, instância maior do Sistema, é formado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Na esfera o Poder Executivo, o Comitê Gestor de Acesso à Informação é composto pelo Gabinete do Governador, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Casa Militar, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Por sua vez, cada órgão do Governo do Estado terá seu Comitê Setorial, formado pelo titular do órgão (ou subordinado imediato), assessor de Desenvolvimento Institucional (ou função equivalente), ouvidor setorial e um responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC – estrutura física que será disponibiliza em cada órgão do Poder Executivo). 
Fonte: Blog do Eliomar

Sávio Pontes se entrega e está preso no quartel dos Bombeiros

O prefeito de Ipu, no interior do Ceará, Sávio Pontes, apresentou-se 
nesta quinta-feira (21) à polícia depois de seis dias foragido. O prefeito suspeito de participar de um esquema que desvio R$ 3,1 milhões destinados a construção de banheiros populares está preso na sede do Corpo de Bombeiros do Ceará, em Fortaleza. Segundo o Tribunal de Justiça, ele está preso desde às 16h desta quinta-feira. De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, o advogado do prefeito, Flávio Jacinto, informou ao comando da polícia de que Sávio Pontes se encontra preso no Corpo de Bombeiros.



Fonte: G1/CE

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Criança de seis anos morre ao cair de transporte escolar

Uma criança de seis anos morreu, nesta quarta-feira (20), por volta de 11h30, após cair de um transporte escolar ao voltar do colégio, na zona rural de Santa Quitéria, localizado há cerca de 235 km de Fortaleza.           
O menino caiu do veículo e bateu a cabeça no chão. De acordo com a polícia, a forte pancada na testa causou a morte.

“Ele ficava abrindo e fechando a porta do carro. Quando caiu eu ainda tentei segurá-lo pelos braços, mas não consegui. Fiquei desesperado. Trabalho há nove anos transportando pessoas e nunca passei por isso”, disse o motorista.
De acordo com a Polícia Militar, a 100 metros da casa onde reside, o menino abriu a porta do carro, quando passava por uma ondulação. Após a queda, o garoto foi socorrido pelo motorista do transporte, que avisou aos pais do acidente.
O menino foi encaminhado para o hospital, distante 24km da localidade do acidente, e morreu no caminho.
Motorista
De acordo com a Polícia, o motorista, além de prestar socorro, prestou depoimento na delegacia e foi liberado. Os documentos do veículo e de habilitação estavam regularizados.
fonte:jangadeiro online

Tasso convoca reunião de urgência do PSDB de Fortaleza

 


O ex-senador Tasso Jereissati convidou o Diretório Municipal do PSDB para uma reunião na sexta-feira, às 17hs, em seu escritório, no Cocó
A pauta do encontro será sucessão em Fortaleza. O PSDB está dividido entre lançar candiatura própria ou apoiar Moroni Torgan numa coligação com o DEM.
Kamila Castro, Secretária Geral do PSDB/Fortaleza, anuncia que, caso Marcos Cals não confirme sua candidatura, desistirá de sua pré-candidatura à vereadora e que metade dos 46 pré-candidatos também desistirá.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Proposta de reajuste do minimo para R$667,75 é aprovada pela Câmara


O projeto que prevê reajuste do salário mínimo para R$ 667,75 foi aprovado nesta terça-feira (19) pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados. 
O parecer do relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) implica no reajuste que deverá ser adotado a partir de 1º de janeiro de 2013, representando um aumento de 7,36% do atual valor, R$622. 
Com a aprovação, a Câmara começa a receber a partir desta quarta-feira (20) emendas dos parlamentares.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA HÉLIO FONTENELE POR FRAUDES E DESVIOS EM POÇOS PROFUNDOS.

                                        
O MPF AJUIZOU A QUINTA AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CONTRA HÉLIO FONTENELE MAGALHÃES E TAMBÉM ESMERINO ARRUDA, FRANCISCO PEIXOTO MENDES, A EMPRESA UZIMETAL INDÚSTRIA MECÃNICA, AGROBOMBAS COMERCIAL DE BOMBAS, ELISABETE PORTO MAGALHÃES  E OUTROS.
TRATA-SE DE DENÚNCIAS GRAVES E CONSISTENTES SOBRE A CONTRATAÇÃO DE OBRAS  SEM LICITAÇÃO, SIMULAÇÃO DE PROCEDIMENTO LICITATÓRIO, UTILIZAÇÃO INDEVIDA DO RECURSO DO FUNDEB E DESVIOS DE RECURSOS MEDIANTE O PAGAMENTO DE SOBREPREÇO...

LISTA DO TCU COLOCA 223 NA SITUAÇÃO DE "INELEGÍVEIS" NO CE

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta terça-feira (19) uma lista com os nomes de 6.917 agentes públicos ameaçados de ficarem fora da disputa eleitoral em outubro porque tiveram suas contas rejeitadas pelos tribunais de contas nos últimos oito anos. Segundo o presidente do TCU, Benjamin Zymler, são servidores e ocupantes de cargos públicos que não apresentaram justificativas suficientes sobre o dinheiro público gasto sob sua responsabilidade. No total, há 10.346 contas reprovadas pelo tribunal. 
Agora, o candidato terá de obter na Justiça uma decisão que suspenda ou anule a decisão do tribunal de contas para disputar a eleição. Antes da mudança na norma, o político com contas rejeitadas poderia se candidatar caso recorresse da decisão na Justiça, antes mesmo de qualquer julgamento da ação. Ainda segundo a Lei da Ficha Limpa, o agente público com contas rejeitadas só ficará inelegível se ficar comprovado que ele teve a intenção de cometer a irregularidade com o dinheiro público. No Ceará, 223 pessoas estão incluídas na lista do TCU. Confira AQUIa relação dos possíveis inelegíveis. O dia 05 de Julho é a data prevista da divulgação da lista do TCM do estado do Ceará. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:32h
Com informações do Terra/TCU

terça-feira, 19 de junho de 2012

GRANJA: PREFEITO HÉLIO FONTENELE TRANSFORMA O MUNICÍPIO NUM CAOS.



            
FIM DO MUNDO COMEÇOU PELA GRANJA

Pouco mais de 1.500 alunos sem transporte escolar, 05 meses sem merenda escolar, ambulâncias e ônibus escolares sem combustível, postos de saúde sem remédios, estradas abandonadas, fornecedores atrasados, garis sem receber, rua do centro de Granja interditada por tenda de loja, conselho tutelar e algumas escolas com energias cortadas por falta de pagamento há mais de 4 meses. Esse é a verdadeira realidade da administração pública de Granja.
Em pleno século XXI, não existe mais espaço para esse tipo de procedimento, é preciso dar um basta nisso tudo. O atual prefeito de Granja, que antes já ocupava o cargo de secretário de gestão, isto é, é o único ordenador de despesas e responsável financeiro pelas contas e gestão administrativa e fiscal do município, Sr. Hélio Fontenele é o maior responsável por todos os desmandos existentes na prefeitura. Hélio já responde há vários processos cíveis e criminais por desvios de milhões e milhões de reais, tanto na esfera federal quanto na estadual. Existem pelo menos 4 processos judiciais impetrados pelo ministério público requerendo o afastamento liminar e imediato de Hélio Fontenele do comando administrativo da prefeitura.
fonte: impacto granja



GRANJA: CASARÕES HISTÓRICOS ESTÃO ABANDONADOS.



Historiadores e estudantes universitários lutam pela preservação do patrimônio cultural deste Município, formado por casarões datados do século 19. Segundo eles, mais da metade dos casarões centenários estão abandonados. Dentre os requisitados para tombamento, está o Solar dos Gouveias onde, conforme o historiador Raimundo Pompe, e o atual responsável pelo Solar, Guilherme Gouveia Filho, o filho primogênito da Princesa Isabel, dom Pedro de Orléans e Bragança se hospedou junto com sua família.


Tese de candidatura própria no PSDB está sendo reavaliada

                                        Entrevista com Marcos Cals (PSDB)Foto: Edimar Soares, em 12/05/2011                                                   

“A tese da candidatura própria do PSDB à Prefeitura de Fortaleza – que até pouco tempo atrás era tida como favas contadas – começa a ser reavaliada por alguns setores do partido. Internamente, há quem entenda que se Moroni Torgan (DEM) for lançado na disputa, o ideal para a sigla tucana é amarrar uma aliança com os Democratas e negociar a cabeça de chapa. Assim, ficaria aberta a chance de o PSDB ficar com o posto de vice.
O deputado estadual João Jaime (PSDB) confirmou ao O POVO que a hipótese tem sido ponderada. “Alguns membros do partido estão avaliando essa questão da coligação. Depende se Moroni vai topar ser candidato. O contato com ele tem sido via telefone, mas chega um dia em que a gente vai sentar e resolver. Eu diria que tudo pode acontecer”, afirmou o parlamentar, que é um dos mais ligados ao ex-senador Tasso Jereissati (PSDB).
Em linha semelhante, o ex-governador do Ceará e empresário tucano Maia Júnior chamou a atenção para a necessidade de tempo de televisão do PSDB, como forma de viabilizar a candidatura. Sozinhos, os tucanos têm 2 minutos e 26 segundos na propaganda televisiva. Em uma possível aliança, o DEM incrementaria o espaço com pouco mais de 2 minutos.
A hipótese de ceder a vaga de protagonista da disputa para outra legenda, no entanto, é refutada com veemência por outros grupos no PSDB. “Se não tivermos candidato próprio, pode escrever, eu saio do partido”, ameaçou, ao O POVO, o deputado estadual Fernando Hugo.
O presidente estadual da sigla, Marcos Cals – cujo nome é o mais cotado para a briga pela Prefeitura – reafirmou que vai insistir na ideia de cada partido de oposição lançar um candidato, com vistas à união em um suposto segundo turno.”
fonte:o povo                          

Ipu parou. No Ipu tinha Prefeito. Não tem mais.

                                                                          
Os ônibus escolares pararam. 
A limpeza pública parou. 
O serviço médico parou. 
Na escolas não têm aulas. 
Sobrou o caos. 
No Ipu ninguém faz nada e vai morrer gente se a Justiça não achar a Presidente da Camara e para dar posse ao vice-Prefeito. 
Ou então a Justiça dar posse, ou assume as responsabilidades. 
Ou o Juiz da Comarca do Ipu toma uma posição ou aquilo lá vai virar zona de guerra. 
Fonte: Blog do Macário

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Romário contrata um furacão como assessora de imprensa

                                                           

                                                   
Essa é da Coluna Radar, de Lauro Jardim, na Veja Online:
Romário acaba de nomear mais uma assessora que vai fazer o Congresso Nacional e jornalistas ficarem de boca aberta.
A bela curitibana Márcia Magalhães, eleita garota Furacão do Atlético PR, atenderá a imprensa.

EMPRESÁRIO VANDERLEI LIMA CONDENADO A PRISÃO FECHA CONTRATOS MILIONÁRIOS COM PREFEITURAS DO PIAUÍ


Acostumado a trampolinagens, há tempos, com a impunidade o réu [empresário] aprontou mais uma, usou seu próprio sogro para dar continuidade as suas tramoias", sentenciou TJ-CE.                 

                                                                         
                                                


                                        Empresário Vanderlei Lima Aguiar(Imagem:Reprodução) 



       
  O empresário Vanderlei Lima Aguiar, conhecido em Tianguá- Ceará como “Vanderlei Fofoca” vem ganhando inúmeras licitações feitas em todo o estado do Piauí. “Fofoca” tem uma extensa ficha corrida, já foi condenado a 05 anos de prisão por estelionato na Comarca de Ipu, Estado do Ceará e também condenado a 04 anos e 06 meses por falsificação de documento público, em Tianguá. O Tribunal de Justiça do Ceará manteve a condenação em ambas às ações e assim se manifestou na ação por falsificação, mostrando com riqueza de detalhes como agia o empresário: “Conhecido construtor em Tianguá, dono da Construtora Boa Esperança, Vanderlei Lima Aguiar tinha pendências com o INSS que o impediam a participar de licitações.O que fez o espertalhão. No mês de julho de 1999, determinou que seu funcionário Antonio Muniz de Almeida, homem de poucas luzes, semi-analfabeto assinasse alguns papéis sob a promessa de que iria ter a carteira de trabalho assinada. Com o ardil, ele, apelante, abriu a construtora Santo Izidro Ltda constando no contrato o nome de Antonio Muniz como sócio gerente da firma, mas na verdade era ele, réu quem dirigia a empresa, e dava continuidade, com a mentira reduzida a escrito. A trama foi descoberta quando Antonio Muniz decidiu abrir um crediário para compra de um televisor em uma loja de Tianguá e ficou sabendo que seu nome estava no SPC. Motivo: a Cosntrutora Santo Izidro devia no comércio Local. Acostumado a trampolinagens e em núpcias, há tempos, com a impunidade o réu aprontou mais uma, usou seu próprio sogro para dar continuidade as suas tramoias”. 

Nas licitações que participa no Piauí o empresário utiliza a firma Aguiar e Albuquerque Ltda com obras nas cidades de Batalha, Parnaguá e São Raimundo Nonato. A obra em Batalha é alvo de constantes reclamações por parte da população beneficiada já que não estaria obedecendo a planta e projeto. Já em São Raimundo o vereador Rosibal Ribeiro fez uma grave denúncia em recente sessão da Câmara Municipal. Confira:                                                    
                                                          São Raimundo Nonato                                                            
O vereador Rosibal Ribeiro (PSD) informou para a população, na sessão da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato do dia 29 de fevereiro, acerca de um veículo Pickup VW Amarok, placa OIB-4841, do município de Tianguá-CE, usado pelo prefeito José Herculano de Negreiros. De acordo com Rosibal Ribeiro, o veículo está em nome de Osana Aragão Cavalcante, vereadora e esposa de Vanderlei Lima Aguiar, dono da construtora Aguiar e Albuquerque Ltda , que está participando da licitação do saneamento básico de São Raimundo Nonato, no valor de mais de R$ 4,5 milhões.
Rosibal Ribeiro disse que vai solicitar para que a empresa Aguiar e Albuquerque LTDA não participe da licitação. Segundo o vereador, ele vai ao Ministério Público denunciar a doação e a participação da empresa na licitação milionária para o saneamento básico do município....

domingo, 17 de junho de 2012

Prefeito de Chorozinho é levado por bando e reaparece em Irauçuba

prefeito da cidade de Chorozinho, Airton Lima, sumiu e reaparecu sem o carro 24 horas depois, em outro município. Ele foi feito refém de um bando que depois de horas levou apenas o seu veículo, de acordo com a Polícia. O gestor municipal foi encontrado em Irauçuba, distante 150 km de Fortaleza, na tarde deste sábado (16).              
Airton Lima foi visto a última vez por volta das 14 horas desta sexta-feira (15), disse o delegado Rommel Kerth, titular da Divisão de Anti-Sequestro (DAS) que vai apurar o caso. O prefeito fez contato com a família durante a madrugada, segundo o policial. “Ele ligou avisando que estava tudo bem e que iria aparecer logo”, revelou.
Kerth afirmou que as características do caso apuradas preliminarmente não condizem com um sequestro. Isso porque, segundo o delegado, não houve contato com os parentes da vítima por parte do grupo que o raptou e levou o carro. “Não pediram nenhum valor para a família”, informou. A 
quantidade de integrantes do bando não foi informada.       
 Airton Lima apareceu na cidade de Irauçuba, Região Norte, na tarde deste sábado. Ele está fisicamente bem, segunda afirmações do titular da Anti-Sequestro. Lima foi para a residência de um conhecido que mora no município de seu paradeiro. Ele comparecerá na sede da DAS para prestar 
depoimento, disse Rommel Kerth.      


fonte:jangadeiro online