segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Prefeito cassado vence eleição suplementar e volta ao cargo em Tianguá

Após quatro prefeitos e duas eleições suplementares, Dr. Luiz Menezes volta a exercer o cargo de prefeito municipal de Tianguá, no mesmo mandato. O candidato se sagrou vencedor nas urnas das eleição suplementar deste domingo, 27, para exercer o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro de 2020.
A vitória já é fato incontroverso,  com 97,78% das urnas apuradas, Luiz Menezes e Alex Nunes, alcançaram 51,88% (19.914) e não podem mais serem ultrapassados por Valdeia, que neste momento somava 43,06% (16.529).
Nesse momento, já com 100% das urnas apuradas, Luiz Menezes totalizou 51,78% (20.268), Valdeida 43,24% (16.923), Haroldo 2,9% (1.135), Zé Terceiro 2,08% (814) e Valfrido (votos nulos).
Assim, Luiz Menezes e Alex Nunes assumem o mandato no próximo mês até o dia 31 de dezembro de 2020, no município de Tianguá.

Sobe para 26 o número de praias atingidas por manchas de óleo no Ceará

As manchas de petróleo cru que contaminam a orla nordestina já atingiram 26 praias do Ceará. Mais quatro pontos de banho foram confirmados com resquícios de óleo: Cofeco, em Fortaleza; Barro Preto, em Aquiraz; e Tabubinha, Praia das Fontes, em Beberibe; e Majorlândia, em Aracati (Confira lista abaixo). A falta de balneabilidade consta no mapa de acompanhamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, confirmou que "foram detectados alguns vestígios do óleo" nas praias do litoral Leste. Mesmo que os valores de coliformes [bactérias] sejam tolerantes, explica o especialista, a recomendação para evitar o banho é uma medida preventiva.

Sobre a fiscalização, Lincoln Davi afirmou que o trabalho segue com sobrevoos no litoral e equipes em terra. "Em todos os locais, houve operações para recolher as substâncias. Há correntes marítimas. Pode ser que amanhã as correntes marítimas levem [o óleo] para as mesmas praias, por exemplo".

Orientações
A Semace emitiu uma orientação aos banhistas para verificar a ocorrência do óleo e, se constatada, rejeitar o trecho para banho. "A localização do óleo deve ser informada à autoridade de meio ambiente local, para que seja feita a remoção e destinação adequadas", citou a nota.

Fim de semana sangrento no Ceará com 11 casos de assassinatos e mais oito mortes em acidentes de trânsito

Ao menos, 11 pessoas foram assassinadas no Ceará no intervalo entre a última sexta-feira (25) e o começo da madrugada de hoje (28) no Ceará. Outras oito, morreram em acidentes de trânsito no Interior e na Região Metropolitana, totalizando assim, 19 mortes violentas durante o último fim de semana de outubro de 2019.

Os corpos de um bebê de aproximadamente 7 meses de vida e de uma mulher foram encontrados, neste domingo (27), no bairro Sapiranga-Coité, na zona sul de Fortaleza. Os cadáveres estavam separados a uma distância de aproximadamente um quilômetro, no entanto, a Polícia quer saber se os dois casos têm ligação.

Ainda pela manhã, o corpo do bebê, do sexo feminino, foi encontrado por populares nas margens da Lagoa do Soldado. Apresentava sinais de asfixia. A Perícia Forense acredita que o bebê possa ter sido vítima de sufocação. Cerca de duas horas depois, o corpo da mulher – não identificada – foi encontrado dentro de um poço, na Rua Eliseu Oriá. Ambos foram recolhidos pelo rabecão da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e encaminhados à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) para exames. Os dois casos estão sendo investigados por uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Crimes

Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o corpo de um homem foi encontrado na manhã do domingo na Praia do Cumbuco. A vítima teria morta por espancamento após uma briga em uma boate. O cadáver apresentava marcas de lesões graves como pauladas, chutes e socos. O morto não portava documentos e não foi, oficialmente, identificado.

Na manhã de sábado (26), o corpo de um homem foi encontrado por populares em um terreno baldio no bairro Parque Santana, na zona Sul de Fortaleza. O morto é um desconhecido que foi executado com vários tiros.

Já no Município de Pacajus, também na RMF, um homem foi assassinado, a tiros, na noite de sábado no bairro Buriti. A vítima não foi identificada.

No Interior do estado, foram registrados seis assassinatos nos municípios de Juazeiro do Norte (dois casos), Canindé, Potengi, Sobral e Santana do Acaraú.

Cinco das seis vítimas dos assassinatos no interior já estão identificadas. São elas: José Ribamar Santos Costa, 30 anos (morto a tiros, no bairro Alto da Guaramiranga, em Canindé);  Antônio José da Cruz, 27 anos (assassinado a tiros em uma briga de bar, no Sítio Carcará, na zona rural de Potengi); Mikael Rodrigues Gomes, 24 anos (assassinado a bala no bairro José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte); Francisco Edmilson dos Santos, 67 anos (morto, a tiros, nas margens do Rio Acaraú, em Santana do Acaraú); além da jovem Maria Micaele Ribeiro da Silva, 28 anos (morta a facadas na comunidade Brejo Seco, em Juazeiro do Norte).

Um morto permanece sem identificação. Trata-se de um adolescente de 16 anos, baleado ao tentar assaltar um policial, na cidade de Sobral, na tarde do domingo (27).

Por Jornalista Fernando Ribeiro