quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ao som da sanfona, artistas prestam última homenagem ao mestre da cultura João Mocó

Foi sepultado, na tarde do dia 18.04.2017, o corpo do mestre da cultura João Evangelista dos Santos (1931-2017), o João Mocó.

Durante o sepultamento, os artistas José Arimateia, Izaú, Dodó e Vicente Moraes, tocaram e cantaram as tradicionais músicas do boi e do bode como última homenagem ao mestre. 

Veja vídeo


João Mocó dedicou toda a sua vida à  tradicional dança do bumba meu boi. Aos 14 anos, em 1945 fez a sua primeira apresentação. Conheci seu Seu João na brincadeira do boi, no ano de 2006, a partir daí ele mim apresentou a dança do bode e do camaleão. No ano de 2006, foi contemplado com o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional do Estado do Ceará, pela Secretaria da Cultura do Estado, em reconhecimento da sua dedicação e dos relevantes serviços prestados à cultura popular, especialmente à brincadeira do Bumba-Meu-Boi. No ano de 2016 recebeu da UECE a outorga do título de Notório Saber, numa dimensão simbólica, cultural, política e prática.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

EM CAMOCIM, MULHER É ENCONTRADA MORTA NO MERCADO PÚBLICO DA CIDADE

Por volta das 06h40 da manhã desta quarta-feira, 19, populares perceberam que uma mulher estava aparentemente dormindo na parte interna do mercado público de Camocim e o que chamou a atenção foi que ela estava seminua. Estranhando a situação, algumas pessoas foram verificar o caso e perceberam que na realidade a mulher estava morta. Trata-se de uma alcoólatra e usuária de drogas que vivia como “pedinte” perambulando nos bares do mercado público e identificada como Maria Aurilene do Nascimento, 30 anos, mais conhecida como “Muriçoca”, natural de Morrinhos e residente em Camocim na Vila Pantanal, bairro Coqueiros. 
A polícia foi acionada e constatou a veracidade das informações. Uma equipe do Ronda do Quarteirão se encontra no local aguardando a chegada da Perícia Forense e do rabecão do IML de Sobral. Segundo informações nos repassadas pela polícia, embora a vítima estivesse seminua, não foi observada marcas de violência em seu corpo.


Fonte:Camocim Polícia 24h

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Macaco invade casas e causa transtornos em Granja-CE

Um macaco de espécie não identificada causou transtornos para alguns moradores do entorno da igreja Santo Antônio em Granja durante o feriado da Semana Santa. O bichinho foi capturado no dia 13 de março após morder uma pessoa no distrito de Parazinho, em seguida foi encaminhado para a Secretaria de Saúde com o propósito de ser devolvido para a natureza.

Durante o feriado o macaco conseguiu se soltar da gaiola onde estava e acabou invadindo algumas residências em busca de alimento deixando muita bagunça por onde passou. Segundo informações a gaiola onde o primata estava aprisionado encontrava-se sem cadeado e sem suprimentos alimentícios suficiente para aguentar o feriado, o que ocasionou a fuga. O bichinho ainda não foi capturado, o que vem deixando os moradores apreensivos, pois além da bagunça que pode causar, não se sabe se o animal é vacinado contra raiva e a informação que tivemos é que a vacina anti-rábica está escassa em todo o território cearense.


Começa nesta segunda campanha contra gripe; no Ceará, 2,2 milhões devem receber o medicamento

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (13), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que começa no dia 17 de abril, sendo 13 de maio o dia D de mobilização nacional. No Ceará, o público-alvo da campanha é de 2,2 milhões de pessoas. Em todo o país, 54,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o dia 26 de maio.
Para isso, serão distribuídas, ao todo, 60 milhões de doses da vacina, sendo 2,4 milhões para o estado. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.
Vacina protege contra três subtipos
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o ministério, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.
Com base nessa informação, a Anvisa determina qual deve ser a composição da vacina daquele ano, informação usada pelos laboratórios que produzem a vacina no Brasil. O processo de desenvolvimento da vacina é complexo e leva, em média, 6 meses. A vacina de Influenza trivalente de 2017 contém os seguintes vírus:
  • Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
  • Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
  • Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008
Já a vacina de Influenza tetravalente contém, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.
Fonte: G1.ce