quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

OAB DE SOBRAL DENUNCIA A EXISTÊNCIA DE TRABALHO ESCRAVO NOS CARNAUBAIS DA CIDADE DE GRANJA

Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sobral denunciou a existência de trabalho análogo a condição de escravo em vários carnaubais da cidade de Granja (Ceará) à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará - SRTE.
Em razão de tal fato o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) iniciou no dia 09 de dezembro uma operação nas propriedades rurais que desenvolviam atividades relacionadas a extração do pó das folhas de carnaúba naquela região com o intuito de verificar o cumprimento da legislação trabalhista e das normas de segurança e saúde no trabalho.
O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sobral, o advogado Robson Mata, participou do primeiro dia da operação com uma equipe composta por 05 (cinco) Auditores-Fiscais do Trabalho - integrantes do Grupo
Especial de Fiscalização Móvel (GEFM); 01 (um) Procurador do Trabalho; 02 (dois) Procuradores da República; 01 Defensor Público Federal; 04 (quatro) Agentes da Polícia Rodoviária Federal.
Ao final da operação 12 autos de infração foram expedidos.

Camocim Polícia 24h

EM MARTINÓPOLE, POLÍCIA MILITAR APREENDE DUPLA MENOR ACUSADA DE ASSALTAR PASSAGEIROS DE TOPIC.

Por volta de 12h00 de quarta-feira, 23, dois menores foram apreendidos na cidade de Martinópole sob a acusação de assalto a mão armada. Trata-se dos adolescentes de iniciais R.D.S., DE 17 anos, e F.I.F.B., 16 anos. Os menores são suspeitos de no dia anterior (22/12) terem praticados um roubo aos passageiros de uma Topic que fazia a rota Granja/Sobral. De acordo com relatos de testemunhas, os ditos menores infratores embarcaram na Topic em Martinópole, e logo em seguida apontaram duas armas para o motorista, obrigando o mesmo a parar o veiculo. Nesse momento os menores anunciaram o assalto, sendo que um passou a revistar todos os passageiros enquanto o outro fazia a cobertura com uma suposta arma de fogo. Os adolescentes conseguiram a levar vários pertences das vítima e também dinheiro.

Momentos após o assalto, os pm’s do destacamento tomaram conhecimento do fato e efetuaram diligências em toda área, porém não foi possível localizar os suspeitos. Já na quarta-feira, os policiais tomaram conhecimento do paradeiro dos ditos suspeitos e então foram até a casa dos mesmos, fizeram a apreensão dos ditos, assim como recuperaram alguns pertences das vítimas e fizeram a apreensão das armas utilizadas no assalto, pois se tratava de dois simulacros de arma de fogo, sendo de uma pistola e de um revolver.

Após uma boa e proveitosa conversa os menores confessaram o assalto e entregaram aos pm’s as armas utilizadas no crime assim como, um aparelho celular, algumas peças de roupas e uma quantia de R$132,00 em espece, que segundo eles seriam produtos das vítimas do dito roubo. Depois de elucidado o ato infracional, os policiais conduziram os menores para a DPC em Camocim, onde foram apresentados ao delegado plantonista, o qual diante dos fatos, resolveu mandar lavrar os devido procedimentos, um BOC compatível com o artigo 157 do CPB, sendo os menores liberados logo em seguida embora existisse informes de que um deles seria foragido de um centro socioeducativo para menores na cidade de Fortaleza.


Fonte:Camocim Polícia 24h