sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PARAZINHO/GRANJA: EX-DETENTO É LESIONADO A BALA

Um ex-detento foi lesionado a bala durante a noite de quinta-feira, 26, no distrito de Parazinho, município de Granja.
Segundo informes chegados ao Camocim Polícia 24h, o ex-detento Francisco Lairton de Sousa Melo, vulgo “Branco”, fazia caminhada na CE-085, próximo ao Posto São José em Parazinho, quando de repente foi surpreendido por dois indivíduos desconhecidos em uma moto Honda Fan de cor preta. 
Em uma ação rápida, o garupeiro sacou um revólver e disparou alguns tiros contra ele, vindo a atingi-lo na perna esquerda. A vítima não soube ou não quis dizer para os policiais qual teria sido o motivo dos tiros.
Branco foi socorrido por populares para a UPA 24h em Granja e posteriormente foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia em Sobral. Branco já teria cumprido pena por furto na cadeia pública de Granja.


Camocim Polícia 24h

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Granja fechou 277 postos de trabalho em dezembro de 2016, aponta Caged

Dezembro foi negativo na geração de emprego com carteira assinada em Granja, no Litoral Oeste do Ceará. O município terminou o último mês de 2016 com 277 postos de trabalho fechados. É o que aponta dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho.
O saldo é fruto de duas contratações e 279 demissões no período. A variação foi de -17,11% em relação ao estoque de assalariados do mês anterior, novembro.
Apesar do resultado ruim em dezembro, Granja terminou 2016 em alta na abertura de vagas formais de emprego. No acumulado do ano, foram 117 postos abertos, um acréscimo de 9,64% em comparação a 2015. Isso deixou o município na sexta posição entre as 64 cidades cearenses com mais de 30 mil habitantes onde o levantamento é realizado, atrás de Aquiraz (124), Quixeramobim (174), Santa Quitéria (189)  e Brejo Santo (282). Itapipoca gerou 981 vagas formais e apresentou o maior saldo de empregos no Estado.
Ceará
Ainda de acordo com o Caged,  o Ceará perdeu 6.706 postos de trabalho formais em dezembro do ano passado. Os setores mais afetados foram construção civil, com perda de 3.217 postos de trabalho; indústria de transformação (-2.666) e serviços (-1.096). 
Nos últimos 12 meses, o Estado fechou 38.689 vagas de emprego com carteira assinada. Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante,  Sobral e Maracanaú foram as cinco cidades cearenses que apresentaram maior retração no estoque de assalariados.

Domingos Filho anuncia que TCM vai analisar gastos de municípios com festas de Carnaval

O presidente Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Domingos Filho, anunciou na sessão plenária desta quinta-feira (26) que o órgão enviará ofício circular a todos os municípios cearenses nos próximos dias solicitando informações e recomendando cautela nas despesas com o Carnaval.
A ação, aprovada por unanimidade pelos magistrados presentes, quer alertar Prefeituras para a análise da viabilidade de tais gastos diante do atual quadro de restrição orçamentária.

"Os municípios que decidirem custear eventos com recursos públicos, principalmente aqueles que decretaram emergência, precisam demonstrar que não haverá comprometimento do equilíbrio financeiro, sob pena de serem prejudicados na análise de suas contas", destacou Domingos Filho.

Na mesma sessão do Pleno houve julgamento de recursos de prestações de contas de gestão e tomadas de contas de gestão de Prefeituras, Câmaras e secretarias. Participaram os conselheiros Francisco Aguiar, Pedro Ângelo e Marcelo Feitosa, além dos conselheiros-substitutos David Santos e Manassés Pedrosa.

Ceara News 7

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.
Os pesquisadores alertam para o “acentuado risco” de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.
Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.
Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. “Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso”, diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.

Atualizado por Daniel Negreiros
negreiros@oestadoce.com.br
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Boleto bancário poderá ser pago em qualquer agência a partir de março

A Federação Brasileira de Bancos anuncia: a partir de março, boletos bancários em atraso poderão ser pagos em qualquer agência. A entidade está desenvolvendo um sistema que promete mais segurança e evitar fraudes milionárias, possibilitando que todo boleto passe a ser registrado em uma única plataforma até o fim deste ano.

Esse sistema entrada gradualmente em operação. Em março, de acordo com a Febraban, entrarão no sistema boletos com valor acima de R$ 50 mil. Após dois meses, será a vez dos boletos a partir de R$ 2 mil.

A Febraban garante que, até dezembro, todas as faturas, independente do valor,entrarão no sistema. Essa nova plataforma promete também evitar problemas como o erro de preenchimento de informações e o pagamento de títulos em duplicidade.

(Com Agências)