sábado, 5 de janeiro de 2019

Ataques criminosos se intensificam na Capital e interior; veja

Os ataques criminosos no Ceará continuaram pela terceira madrugada seguida neste sábado (5), com ações principalmente a prédios públicos e privados, delegacias, agências bancárias e ônibus.
Concentradas nos primeiros dias em Fortaleza e região metropolitana, as ações agora também ocorrem no interior, pelo menos desde a manhã de sexta (4). Ao menos 21 cidades de todas as regiões, incluindo a capital, registraram ocorrências que são ligadas a membros de facções criminosas -são mais de 60 atos criminosos registrados até o momento.
Ajuda federal
Na noite dessa sexta-feira (4), começaram a chegar a Fortaleza 300 homens da Força Nacional de Segurança, que embarcaram de Brasília em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O emprego do efetivo federal foi autorizado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, por um período inicial de 30 dias, após pedido do governador do Ceará, Camilo Santana.
Foram designados agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e homens da Força Nacional e das Forças Armadas. As forças atuarão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e as polícias locais. Também foram deslocadas 30 viaturas que darão apoio às tropas na segurança pública no estado.

Varjota e Santa Quitéria
Uma ponte que fica situada na  CE-257, entre os municípios de Varjota e Santa Quitéria, na região Norte, foi alvo de ataque por criminosos. Os suspeitos tentaram derrubar a ponte com explosivos. O local ficou parcialmente interditado. Vizinhos do local acordaram assustados com o barulho da explosão.
Na manhã deste sábado (5), a pista foi parcialmente interditada para que fossem feitos os devidos reparos pelo Departamento Estadual de Rodovias, mas o tráfego de veículos está normal. O local já foi consertado.
 Jijoca de Jericoacoara
Na manhã deste sábado (5), em Jijoca de Jericoacoara, litoral oeste, um ônibus de transporte escolar foi incendiado. O veículo estava próximo da creche que também foi atingida e parte do telhado do prédio foi destruído. O caso aconteceu por volta de 5h.
Distrito Capuan
O núcleo da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), situado no Distrito do Capuan, em Caucaia, foi incendiado por criminosos na noite desta sexta-feira (4). A informação foi confirmada pela Polícia Militar.
Caucaia
Mais de dois mil frangos foram queimados vivos após suspeitos atearem fogo ao caminhão que os transportava, em Caucaia. Segundo a polícia, o caso aconteceu na madrugada deste sábado (5).
A proprietária do caminhão, Rosângela Freitas, explicou que os suspeitos renderam os funcionários e incendiaram o veículo.
A polícia informou, ainda, que ninguém se feriu e que diligências estão sendo realizadas para identificar e capturar os suspeitos.
Sobral
Na madrugada deste sábado (5),  um carro foi incendiado na sede da Guarda Municipal, do município de Sobral. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.
Conforme a assessoria da prefeitura, o veículo era antigo e ia para leilão. Segundo vizinhos que acordaram com o forte barulho da explosão, os suspeitos fugiram em uma motocicleta efetuando vários disparos.
VLT Sobral
Criminosos atearam fogo em uma estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Sobral, na madrugada deste sábado (5). O caso aconteceu no bairro Alto da Brasília por volta de 01h. Ninguém ficou ferido.
Massapê
Na madrugada deste sábado (5), pelo menos seis topiques, que realizam o transporte de passageiros da cidade de Massapê para municípios vizinhos, foram incendiados. Durante o incêndio, foi possível escutar explosões dos veículos.
Ibaretama
Mais transportes públicos foram incendiados na madrugada deste sábado (5). Dessa vez o alvo foi no município de Ibaretama, a 130 quilômetros de Fortaleza. Vários veículos que estavam no local ficaram destruídos . A informação foi confirmada pela Polícia Militar.
Maracanaú
Um carro foi incendiado no Bairro Jereissati I, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, na madrugada deste sábado (5).
Segundo a Polícia, um homem foi preso e um adolescente apreendido suspeitos de envolvimento na ação. O homem foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana.
O veículo estava estacionado em frente o antigo prédio da delegacia. O Corpo do Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio.
Pacoti
Carros e órgãos públicos são alvos de criminosos no município de Pacoti. Três veículos que estavam estacionados no Fórum , localizado no centro da cidade, foram incendiados. Outro ataque também foi registrado durante a madrugada, os suspeitos atearam fogo em um veículo e depredaram o escritório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Icapuí
Um ônibus de transporte escolar foi incendiado durante a madrugada deste sábado (5) em Icapuí, litoral leste. Os criminosos atearam fogo por volta de 5h e de acordo com o Corpo de Bombeiros ninguém ficou ferido.
Morrinhos
Na madrugada deste sábado (5), no distrito de Sítio Alegre, em Morrinhos, cinco ônibus escolares foram incendiados. De acordo com a polícia, os transportes foram queimados na garagem da prefeitura do município. Não há informações de feridos e ninguém foi preso até o momento.
Varjota
Uma agência bancária foi alvo de ataque na madrugada deste sábado (5), em Varjota, 221 quilômetros de Fortaleza. A porta de vidro da agência foi quebrada.

Jornal O Estado

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Bolsonaro sanciona lei que permite faltar à aula por motivo religioso

Estudantes poderão faltar aulas e provas por motivos religiosos. É que estabelece lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União de hoje (4). A lei entrará em vigor em 60 dias, em março. A partir desse mês, as escolas terão ainda dois anos para tomar as providências e fazer as adaptações necessárias para colocar a medida em prática.

A nova lei estabelece que estudantes de escolas e universidades públicas e privadas poderão se ausentar de provas ou aulas, em dias que, “segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades”. Para isso, os estudantes terão que apresentar um requerimento com a devida antecedência.

Para repor as atividades, as instituições de ensino poderão aplicar prova ou aula de reposição, conforme o caso. Poderão ainda solicitar dos alunos um trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa. Os estudantes que fizerem essas atividades terão garantida a presença.

A lei não se aplica, no entanto, às escolas militares. Isso porque o ensino militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.

De acordo com Agência Senado, a estimativa de líderes religiosos é que cerca de 2 milhões de brasileiros guardam o sábado e, por razões de fé, não podem estudar ou trabalhar até o pôr do sol.

(Agência Brasil)