terça-feira, 21 de abril de 2015

Dia de Tiradentes

No dia 21 de abril é comemorado no Brasil o Dia de Tiradentes, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em herói nacional.
A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal. Naquela época, o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas. Além disso, muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a cair. Reagindo a esta situação, os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram a elite de Minas Gerais, que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa.

Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.
O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.
O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil.

POLÍCIA MILITAR APREENDE MENOR E PRENDE MAIOR ACUSADOS DE FURTO E RECEPTAÇÃO EM PARAZINHO.

Dois menores foram apreendidos sob acusação de furto e um maior preso acusado de receptação durante a manhã desta terça-feira, 21, no distrito de Parazinho/Granja-Ce.
Era por volta das 08h00 da manhã quando o comerciante Raimundo Nonato compareceu a delegacia e relatou que durante a madrugada dois menores haviam arrombado seu estabelecimento comercial, localizado na Rua Independência, 570, no centro de Parazinho, e furtados vários objetos. Os menores foram identificados pelas iniciais A.C.O.R., 14 anos e A.W.R.S., 14 anos.

Os policiais militares do destacamento de Granja foram acionados e conseguiram localizá-los. Eles confessaram o crime, assim como declinaram o nome da pessoa a quem eles já tinham vendidos parte dos objetos furtados, trata-se de Francisco Edberto de Matos, o qual foi localizado e também confessou ter comprado os seguintes materiais dos adolescentes: 30 chaves de bocas, 04 alicates, 01 marreta de borracha, 01 disco de diamante, 01 trena de medir e uma mochila da maresiaOutros materiais também foram apreendidos no poder dos menoresUm videogame, lanternas táticas, carregadores de celulares, 04 celulares, 28 unidades de preservativos, tridentes, cigarros, perfumes e R$ 633.00, em espécie.