sexta-feira, 14 de junho de 2013

Chove em 104 municípios do Ceará

“Chuva foi registrada em 104 cidades do Ceará entre quinta-feira, 13, e esta sexta, 14, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
A maior precipitação ocorreu em Quixeramobim, na região do Sertão Central e Inhamuns, onde foram registrados 112 mm. Também choveu forte em Jaguaretama (91 mm), Potiretama (81 mm) e Pedra Branca (72 mm). Em Fortaleza, houve registro de 18,6mm.
A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de chuvas isoladas na faixa litorânea e na região jaguaribana. Nas demais regiões do Estado, o céu deverá ficar entre parcialmente nublado e claro.”
(O POVO Online)

A TIÁIA NO MUNICÍPIO DE GRANJA GANHARÁ UMA MODERNA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Granja está construindo uma Unidade Básica de Saúde na localidade de Tiáia. Esta obra que teve início em abril de 2013 vem sendo erguida em ritmo acelerado e deverá ser concluída e entregue a comunidade daquela região em curto prazo.
A Unidade Básica de Tiáia receberá o nome de Maria Iracy Oliveira Arruda Elwanger. A construção desta obra significa a realização de um antigo sonho do povo daquele lugar e é também mais uma promessa cumprida pelo prefeito Romeu Aldigueri. A obra cujo valor é de 215.229, 03 (duzentos e quinze mil, duzentos e vinte nove reais e três centavos) visa beneficiar a população de Tiáia e outras dezenas de outras localidades circunvizinhas que eram obrigados a se deslocar com dificuldades em busca de assistência médica e odontológica.
A Unidade Básica de Saúde Maria Iracy Oliveira Arruda Elwanger está sendo construída  obedecendo aos padrões técnicos do Ministério da Saúde, com rampas de acesso e banheiros para deficientes físicos, sala de curativos, sala de vacinação, consultório médico, odontológico e de enfermagem com central de ar condicionado, recepção confortável, farmácia básica, almoxarifado, e será composta pela seguinte equipe: 01 médico; 01 dentista; 01 enfermeiro; 02 técnicos de enfermagem; 02 atendentes de consultório; 02 auxiliares de serviço e 02 vigias.
com informações do blog impacto granja

Prefeito de Granja anuncia antecipação de salário para educação e concurso público

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (13), ao radialista Assis Araújo, o prefeito de Granja Romeu Aldigueri, anunciou que o salário do mês de julho, de todos os servidores da educação do município que sairão de férias no próximo dia 22 deste, será antecipado e pago no dia 24.
Os professores concursados, além da antecipação do salário, receberão também o adicional de um terço das férias, para que assim, possam aproveitar os dias de descanso merecidos.
Aldigueri disse ainda que em julho, será realizado um novo concurso público no município para todas as áreas, inclusive para guarda municipal civil municipal e agentes de trânsito, com previsão de convocação dos aprovados até o final do mês de dezembro.
Segundo o prefeito, o município terá diversas ruas asfaltadas e sinalizadas já este ano e até 2014, por esta razão, a autarquia municipal de trânsito será necessária e de fundamental importância para gerenciar o trânsito na cidade.
Perguntado se os candiatos que se increveram e pagaram o concurso passado, terão que pagar pela a inscrição do novo concurso, Romeu disse que sim. O concurso passado foi de responsabilidade da gestão passada que recebeu o dinheiro dos incritos, não realizou o certame e não deixou o dinheiro nos cofres para ressarcir estas pessoas. Mas que a prefeitura ingressou com uma ação na justiça, para que esta situação seja resolvida, embora sem prazo definido para a solução.

com informações do blog camocim imparcial

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Novas regras dificultam emancipação de distritos no Ceará

Alguns distritos cearenses que pretendem se emancipar poderão não atingir as exigências do Projeto de Lei Complementar 416, que trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. População, número de residências e viabilidade econômica e financeira são alguns critérios que podem inviabilizar a criação de municípios no Ceará. Em 2010, 30 distritos preenchiam as condições de emancipação, de conformidade com a emenda à constituição estadual 84, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2009.
A Câmara dos Deputados aprovou um substitutivo global, alterando vários pontos aprovados pelo Senado em 2008. As mudanças tornaram os critérios mais rígidos, dificultando a emancipação. No Ceará, a comissão de criação de municípios da Assembleia Legislativa já iniciou estudos sobre as mudanças. Ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram solicitadas informações atualizadas.
Para a criação de municípios no Nordeste, a quantidade de habitantes subiu para 8.411 e o mínimo de imóveis agora será de 624 unidade familiares. Outro fator que dificulta a criação de municípios é que antes a proposta teria de ser apresentada por um parlamentar e, agora, a exigência é de assinaturas 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada.
Por sua vez, existem distritos que não pleitearam emancipação em 2010 e poderão ser emancipados porque preenchem as condições. É o caso de Pecém, do município de São Gonçalo do Amarante, onde lideranças políticas já começaram a manifestar o desejo de emancipação. 

ESMERINO ARRUDA É INTERNADO EM HOSPITAL DE SÃO PAULO.


O ex-prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSD) está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

FONTE: JORNAL O POVO

Funceme divulga avaliação da quadra chuvosa 2013

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgará, nesta segunda-feira, às 14 horas, a avaliação da quadra chuvosa de 2013. Serão apresentados os índices pluviométricos dos meses de fevereiro, março, abril e maio em todo o Estado e nas macrorregiões. Logo após a divulgação, acontecerá, no mesmo local, reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, onde serão discutidas ações para amenizar os efeitos da estiagem no segundo semestre.
Hoje, o Estado tem 43% de volume armazenado nos 143 reservatórios monitorados pela instituição. Ainda assim, há mais de 70 açudes com volumes inferiores a 30%.

Ceará ganha 11 centros de distribuição da Cervejaria Itaipava.

Após reunião entre o Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDE), Alexandre Pereira, e o responsável pelo setor comercial da Cervejaria Itaipava, Maurício Ferreira, ficou acertada a vinda da companhia ao Ceará. Grupo irá montar inicialmente 12 Centros de Distribuição em diversas regiões do Estado, totalizando mais de 2.000 empregos para a população local. Trabalho envolveu esforço com vários prefeitos para viabilizar área adequada. Os municípios contemplados são: Fortaleza, Crato, Maranguape, Crateús, Aracati, Iguatu, Aquiraz, Caucaia, Sobral, Itapipoca e Quixadá. Nas cidades com maior potencial de distribuição regional, serão montados galpões de cerca de 2.500 metro quadrados, empregando cerca de 250 pessoas. "Estamos continuamente articulando o setor público e produtivo, somando esforços pra gerar renda e benefícios a população cearense", comemora Alexandre Pereira. As operações da empresa no estado se iniciam ainda neste ano.

A Itaipava é uma cerveja brasileira fabricada pela Cervejaria Petrópolis. Fundado em 1994, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Grupo Petrópolis é atualmente uma das maiores empresas do setor no país.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Em Granja Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil continua até o próximo dia 21 de Junho.

Prefeitura de Granja e a Secretaria Municipal de Saúde comunicam que a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil continua até o próximo dia 21 de Junho. Deverão ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.  Lembramos que os beneficiários do  Bolsa Família devem manter o cartão de vacinação de seus filhos em dia. Leve seu f ilho no posto de saúde mais próximo de sua casa. Em todos os bairros na cidade e nos distritos de Granja existem equipes de vacinação prontas para lhe atender.


 

Fonte: http://www.granjahoje.com

NA ZONA RURAL DE GRANJA,COMERCIANTE SOFRE TENTATIVA DE ASSALTO

Na manhã de terça-feira (11), policiais do Destacamento policial de Granja receberam uma ligação informando sobre uma tentativa de assalto no distrito granjense de Ubatuba.  Imediatamente uma equipe policial (Cb Jairton, Cb Cícero, Sd Fontenele e Gouveia) se deslocaram até o referido distrito e chegando lá foram informados que o comerciante Francisco Jonas de Oliveira tinha sofrido uma tentativa de roubo a mão armada, por três elementos que trafegava em um veiculo Ford Fiesta de cor preta, duas portas e com placa de Tianguá-Ce.


Conversando com a vítima, esta falou aos policiais que os elementos, chegaram  em seu comercio no veiculo já mencionado, todos com armas de fogo tipo revólveres e pistolas e anunciaram o assalto. Os assaltantes fizeram a vitima deitar no chão e depois obrigaram a mesma abrir o cofre do mercantil. Pra sorte do comerciante nesse momento começou a aglomerar muita gente e então os meliantes desistiram de abrir o cofre e levaram apenas o cordão de ouro de seu pescoço.

Os policiais realizaram diligencias por toda a região, indo até a cidade de Corcal-PI, onde informaram aos policiais daquela cidade sobre o ocorrido. As buscas continuaram, mas infelizmente os bandidos não foram localizados.
A informação é que os assaltantes teriam fugidos em direção a serra da Ibiapaba.
Fonte:Camocim Polícia 24h

Buraco aberto em avenida no centro de Granja põe em riscos integridade física de pedestres

Um buraco na avenida Senador Virgilio Távora,na região central de Granja,vem causandoreclamações pois está oferecendo perigo e  pondo em riscos a integridade fisica de  pedestres que passam pela via.O buraco,popularmente conhecido por boca-de-lobo,está localizado no meio-fio da calçada do canal,em frente a pracinha da Secretaria de Educação do município e próximo a uma pequena ponte que dá acesso a uma pizzaria situada naquela avenida.Segundo populares,o buraco pertence à rede de esgoto e há alguns meses está aberto sem que  o órgão responsável da prefeitura tenha tomado alguma iniciativa para tapá-lo.O temor é que pessoas ou veículos venham a cair dentro do mesmo.

Fonte:http://folha-granjense.blogspot.com.br

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões nesta quarta-feira

A Mega-Sena vai pagar nesta quarta-feira prêmio de R$ 3 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.502 da modalidade. O sorteio ocorre a partir das 20h25 (horário de Brasília) em estúdio de TV, em São Paulo (SP).

Caso apenas um apostador ganhe o prêmio da Mega-Sena, e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 12 mil em rendimentos mensais. Ou, se preferir, pode comprar uma frota de 120 carros populares.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do País. Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo seu computador pessoal. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio (quarta-feira e sábado), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte


Terra

terça-feira, 11 de junho de 2013

Delegados versus promotores

A guerra de bastidores entre delegados da Polícia Federal e integrantes do Ministério Público em torno da PEC 37 aproxima-se do ponto de ebulição. No Congresso, a bancada de policiais e a do MP atiram nas mais variadas direções, com denúncias para todo gosto.
E a batalha já ganhou municípios país afora e adesões de representantes de outras forças de segurança. Prefeitos de cidades mineiras receberam um comunicado assinado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas e pela Associação dos Delegados da Polícia Civil local.
No texto, os comandantes de Executivo são conclamados a articular com suas bases em Brasília para votar em favor da PEC, que tira poderes de investigação do MP.

FARTURA DE PEIXE ESPADA EM BITUPITÁ

Donos de currais em Bitupitá saltam de alegria com a grande fartura de peixe espada, um grande momento que acontece há mais de três semanas em todos os currais da comunidade (Terra e fora), uma fartura que não se via há mais de quatro anos.
                       Graças a Deus, essa fartura de peixe espada na praia de Bitupitá vem ocorrendo há mais de três semanas, onde muitos trabalhadores de currais comentam “Estamos voltando às grandes farturas de antigamente”. Uma enorme alegria que se ver nos olhares desses guerreiros do no mar, os verdadeiros Cowboys dos mares. Nas marés normais em qualquer dia comum, a pesca nos currais de terra se dá em uma única vez durante o dia, e com essa grande fartura, os mesmo estão dando cerca de duas a três despesca durante o dia, chegando na costa para descarregar canoas lotadas de espadas.
 
 Ao longo da praia de Bitupitá, especificamente depois do calçadão, na zona pesqueira da comunidade se ver a beleza e o brilho de peixes espada estendidas nos varais secando ao sol em frente suas pesqueiras, onde a grande parte será transportada para comercialização nas cidades da Serra da Ibiapaba, como nas cidades de: Tianguá, Visoça, Guaraciaba, Carnaubal e etc. Toda essa fartura se deu graças primeiramente a Deus, e as chuvas constantes que ocorreram na comunidade esses meses.
Fonte:bitupitaatividades.blogspot.com.br

TARADO DEIXA POPULAÇÃO DE HORIZONTE EM PÂNICO.

No município de Horizonte um tarado tem levado pânico para a população, principalmente às mulheres. O homem além de assaltar, ainda tenta retirar as blusas das mulheres para mamar nos seios delas.
 

 Fonte: Tribuna do Ceará

COM UMA POPULAÇÃO CARCERÁRIA DE 18 MIL, CEARÁ TEM 57.686 MANDADOS DE PRISÃO EM ABERTO

Com população carcerária estimada em 18 mil pessoas, penitenciárias cheias e xadrezes de delegacias superlotados, o Ceará tem 57.686 mil mandados de prisão em aberto. Ordens judiciais não cumpridas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas que foram expedidas pela Justiça para tirar de circulação suspeitos e condenados de assassinatos, assaltos, sequestros, estelionatos, estupros e outros delitos, ou para recuperar detentos desaparecidos, testemunhas não localizadas e fundamentais para o andamento de processos. Membro do Caocrim, a promotora de justiça criminal Fernanda Marinho atribui o acúmulo de mandados à impossibilidade de atuação da Polícia Civil, sobrecarregada, segundo ela, por trabalhos de custódia dos presos. “É surreal a colocação de preso em delegacia. Diante dessa onda de violência, a Polícia está investigando menos de 5% dos crimes que chegam ao conhecimento das autoridades.”
Fonte: O Povo Online

PREFEITO DE MARTINÓPOLE ATENDE MP E REVOGA PROCESSOS LICITATÓRIOS DE 2013

O prefeito municipal de Martinópole, James Martins Pereira Barros,  o James Bel, atendeu à recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará e revogou os processos licitatórios e contratos homologados e adjudicados com a administração municipal de 1º de janeiro deste ano até o momento. Além disso, declarou nulo os processos licitatórios e contratos não homologados e adjudicados neste mesmo período. O decreto foi assinado no dia 14 de maio. Em seguida, no dia 17, o MP expediu uma recomendação à Câmara dos Vereadores de Martinópole para que tomasse as mesmas providências, o que foi também prontamente acatada.  A decisão municipal considerou a necessidade permanente de avaliação dos atos administrativos e de prestígio aos princípios da administração pública.  Vale ressaltar que no dia 25 de abril o presidente da Comissão Permanente de Licitação e o ex-secretário de Finanças, Fazenda e Planejamento de Martinópole foram presos por supostas irregularidades em outro município.  A operação foi desencadeada na época pelo Ministério Público do Estado do Ceará, Polícia Federal e Controladoria Geral da União. No Decreto municipal 023 não ficam incluídos os contratos com objetos executados e com eficácia exaurida e os contratos de cumprimento periódicos em andamento cujo objeto seja o fornecimento de medicamentos, limpeza pública, merenda escolar, transporte escolar, obras em fase de conclusão e fornecimento de combustível.

Com informações do MPCE/via Camocim online