quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aprovada contratação de servidores temporários para Prefeitura de Granja

A Câmara Municipal de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, aprovou na manhã de hoje (25) Projeto de Lei que dispõe sobre a contratação de servidores para atender necessidades temporárias em secretarias da Prefeitura do município. A proposta, encaminhada pelo Executivo, foi votada durante sessão ordinária e recebeu votos dos 13 vereadores que compõem a Casa.
Segundo o PL, a contratação dos servidores temporários é de excepcional interesse público e, dentre as providências, visa suprir vaga decorrente de exoneração, demissão, falecimento, aposentadoria e a criação de cargo ou emprego. O documento, porém, não específica o número de vagas.
Em relação aos contratos, eles terão vigência de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. O tempo de serviço será computado para todos os efeitos previdenciários.
Em caso de rescisão, conforme o Art. 6 da proposta,  ela poderá ser feita através de Portaria sem quaisquer ônus, nos seguintes casos:
I - Pelo término do prazo contratual;
II - por iniciativa do contratado;
III - Por conveniência da administração, a juízo da autoridade que proceder a contratação;
IV - Pela execução total antecipada das atividades;
V - Quando o contratado incorrer em falta disciplinar.
Nos caso dos incisos II e III do referido Artigo, o PL reza que a rescisão do contrato deverá ser comunicado com antecedência mínima de 30 dias pela parte que der origem.
Apesar da aprovação por unanimidade,  o Projeto de Lei recebeu críticas de vereadores da base de oposição. Alguns deles afirmaram durante os debates que só iriam votar favorável devido a geração de emprego mas que não concordavam com a proposta, visto que ela não garante direitos trabalhistas aos profissionais que forem contratados.


Fonte:Folha Granjense Online

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ação conjunta quer banir uso de pau de arara como transporte escolar no Ceará

rede pública de ensino. Esse trabalho é feito em conjunto com órgãos estaduais e objetiva aperfeiçoar a boa utilização dos bens na gestão pública.O Tribunal de Contas do Estado do Ceará vai reunir representantes de órgãos estaduais e federal para discutir o uso indevido do pau de arara para transporte de estudantes da rede pública de ensino em municípios do interior cearense. A reunião, agendada para esta quarta-feira (25/2), às 15 horas, será conduzida pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora.

Devem participar do encontro dirigentes da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícias Militar do Ceará (PMCE), Rodoviária Estadual (PRE) e Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Associação dos Municípios do Estado do -Ceará (Aprece). Da Corte de Contas, além do presidente Valdomiro Távora, participam o relator do processo nº 12595/2014-8, conselheiro-substituto, Paulo César de Souza, a secretária de Controle Externo, Giovanna Adjafre, e o diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo, Rubens Cezar Parente Nogueira.

Desde 2010, o TCE Ceará tem intensificado a fiscalização sobre o uso adequado dos veículos escolares adquiridos para atendimento exclusivo dos alunos da 

* Com informações do TCE.

    Ceará news 7

Ligações de fixo para celular ficam mais baratas no Brasil

Começou a valer nesta terça-feira, 24, a nova tabela de valores de referência que influenciam os preços das ligações de telefones fixos para celulares no Brasil. Com isso, os usuários passam a pagar menos.
Todas as modalidades de ligação fixo-móvel tiveram redução, mas a queda mais acentuada está entre DDDs iguais, que ficam cerca de 22% mais baratas.
Quando os telefones tiverem apenas o primeiro número do DDD igual (como 61 e 62), a redução média será de 14%; e, quando os DDDs forem totalmente diferentes, haverá queda em torno de 12%.
A revisão nos valores de referência aconteceu como consequência do Plano Geral de Metas de Competições da Anatel, aprovado em novembro de 2012.
A agência havia informado sobre as mudanças no começo de fevereiro.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ceará registra mais de dois mil raios este final de semana

De sábado (21) até hoje (23), foram registrados 2.479 raios em todo o Ceará. Os municípios com maior número de descargas atmosféricas foram: Canindé (215), Paramoti (199) e Sobral (143). Em Fortaleza, foi registrado apenas 1 raio. A informação é registrada por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce.
A companhia informa ainda que foram contabilizadas, em 2015 (de 1º de janeiro até hoje, 23 de fevereiro), 14.184 descargas em todo o estado. Quixeré foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (538); seguido de Granja, com 485; e Canindé com 444. Em 2014, foram registradas 153.470 descargas atmosféricas em todo o Estado, sendo Granja a cidade com o maior número de incidências (9.530).
Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Coelce por meio do Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade realizada pelos operadores do CCS tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

Camilo manda para a Assembleia projeto definindo piso salarial dos agentes de saúde

A Assessoria de Imprensa do Palácio da Abolição divulgou, nesta tarde de segunda-feira, a seguinte informação:
O governador Camilo Santana (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (23), projeto de lei instituindo o piso salarial dos agentes de saúde do Ceará, no valor de R$ 1014,00. Serão beneficiados mais de 8 mil agentes de saúde em todo o Estado.
A medida atende a um compromisso de Camilo reafirmado durante reunião com os representantes da categoria vindos de vários municípios. O piso existia apenas no âmbito federal, por meio da Lei nº 12.994 de 17 de junho de 2014. A lei entra em vigor na data da publicação e tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2015.
A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado (Sindiute), Marta Brandão, comemorou a notícia.
Fonte: Blog do Eliomar