sábado, 12 de dezembro de 2015

Projeto de estudantes cearenses é finalista de prêmio nacional

Com a ideia de reaproveitar água para fazer fertilizante líquido, alunos da Escola Profissional Guilherme Teles Gouveia, de Granja (a 325 quilômetros de Fortaleza), concorrem ao prêmio Respostas para o Amanhã. O concurso nacional reconhece a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de problemas do dia a dia. O resultado final da premiação será divulgado hoje. O concurso é promovido pela empresa Samsung.
 O professor Marcos Deames orientou os estudantes no desenvolvimento do projeto finalista. Segundo ele, a turma de 40 alunos começou a pensar na proposta durante as discussões promovidas pela disciplina Irrigação e Drenagem, do Curso Técnico de Agropecuária. “Orientar a comunidade rural para aproveitar a água na produção de hortaliças é um forma de educação ambiental”, afirmou Marcos.
A estudante Neiluma Oliveira, 16, explica que o projeto consiste, de forma resumida, em misturar a água que é desperdiçada com excremento de animais. Depois de cinco dias, o fertilizante estará adequado para o uso nas plantações. Ela conta que o primeiro teste foi realizado em alface. O bom aspecto dos vegetais foi um dos primeiros indícios do resultado satisfatório do projeto. A estudante destaca que os produtores rurais que receberam as orientações ficaram “admirados” com a iniciativa que, além de economizar água, beneficia o plantio.

A primeira edição do prêmio foi realizada no ano passado. Neste ano, inscreveram-se 10.600 alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Com o mote “Como as Ciências e a Matemática podem contribuir para construção de uma sociedade sustentável?”, esta edição teve 342 projetos inscritos. Na primeira fase 20 foram selecionados, nesta etapa cinco disputam o troféu.
Além de especialistas, a comissão técnica é composta por integrantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC) e Universidade de São Paulo (USP).

FONTE:POVO ONLINE

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

GRANJA-CE: HOMEM DE 26 ANOS PERDE A VIDA APÓS CAIR DE MOTO NO DISTRITO DE TIMONHA.

Mais um jovem perde a vida no trânsito. Desta vez o caso aconteceu no distrito de Timonha, zona rural do município de Granja.
Segundo informes passados pela polícia ao blog Camocim Polícia 24h, por volta de 13h00 de quarta-feira, 09, um motociclista identificado como Raimundo Nonato Machado de Carvalho, de 26 anos, que residia na Rua Nova Aurora, em Timonha, conduzia uma moto Honda Fan de cor preta quando, não se sabe por qual motivo, veio a perder o controle e sofrer uma queda. O homem sofreu uma pancada muito forte na cabeça e foi socorrido para o hospital de Granja ainda com vida, contudo, veio a falecer minutos depois.
O corpo da vítima permaneceu no hospital até a chegada do rabecão que o trasladou para o IML de Sobral.

Fonte:Camocim Polícia 24h

domingo, 6 de dezembro de 2015

GRANJA: CARRETA MATA UMA PESSOA E FERE DUAS PRÓXIMO A SANTA TEREZINHA

Por volta das 10:00h da manhã deste domingo (06), uma carreta com placa de Porto Alegre (RS) tombou na CE-311, próximo ao Distrito de Santa Terezinha, na zona rural de Granja, no trecho conhecido como "Assentamento Atrás dos Morros", após o motorista perder o controle do veículo em uma curva bastante fechada. 
Ao sair da pista, a carreta acabou atropelando algumas pessoas que se encontravam na margem da estrada, fazendo orações e fincando uma cruz, em homenagem ao sétimo dia de morte de um motoqueiro que havia falecido na semana passada no mesmo local, também por ter perdido o controle de seu veículo. Ao tombar, a carreta acabou ficando por cima do homem que estava colocando a cruz. Duas outras vítimas foram lançadas a vários metros, mas sobreviveram, sendo levadas depois para o Hospital de Granja. 
Mesmo sob a carreta, o homem permaneceu vivo por algum tempo, morrendo antes que o Copro de Bombeiros chagasse tentar tirá-lo das ferragens. O perigo já fez com que a curva fosse batizado de "curva da morte". O motorista da carreta permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Ele se colocou à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.