quinta-feira, 15 de maio de 2014

MAIS DE 150 RAIOS SÃO REGISTRADOS NESTA QUARTA-FEIRA(14) EM GRANJA

O Sistema de Monitoramento de Raios da Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou 656 raios durante esta quarta-feira (14) no Ceará. Os municípios mais afetados foram Granja, com 151 raios, Acaraú, com 109 raios, Cruz, 50 raios, e Camocim, 50 raios. Nesta quarta-feira (14), foram registrados 14 raios em Fortaleza e Região Metropolitana.
Do mês de janeiro deste ano até esta quarta-feira (14), a Coelce registrou 160.181 raios em todo o estado e 5.484 raios em Fortaleza e Região Metropolitana. Granja foi o município que contou com o maior número de incidências durante o ano, registrando 9.356 raios. Abril foi o mês com maior número de raios do ano, registrando 75.810 em todo Ceará.
A Coelce alerta para os cuidados durante as chuvas como evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada, evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica e evitar consertos de instalações elétricas.
Para quem estiver fora de casa, os cuidados durante a tempestade deve ser evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Até o início da tarde desta quarta-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado chuva de 15 milímetros em Fortaleza. O volume atualizado com a chuva no início da noite desta quarta será divulgado apenas na quinta-feira (15).
G1

Senado aprova novas regras para criação de municípios

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) emendas ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 104/2014, que estabelece normas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto principal havia sido aprovado na semana passada e a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Com 55 votos favoráveis e apenas um contrário, foram aprovadas duas emendas ao projeto, sendo uma apresentada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com várias subemendas, e outra apresentada em Plenário.
O texto final do projeto com as emendas prevê que, para serem criados, os novos municípios deverão ter área superior a 200 quilômetros quadrados, nas regiões Norte e Centro-Oeste, e 100 quilômetros quadrados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Será exigido também um número mínimo de habitantes, sendo 6 mil para as Regiões Norte e Centro-Oeste; doze mil para a Região Nordeste e 20 mil nas Regiões Sul e Sudeste.
A matéria proíbe ainda que os municípios a serem criados ocupem áreas de reservas indígenas ou de preservação permanente.
Autor da proposta e defensor da criação de regras para a implantação de novos municípios há mais de uma década, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) agradeceu o trabalho dos senadores e do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
— Estamos atendendo os anseios de todos os municipalistas do país. Com esta proposta, o Brasil poderá agir de forma séria na criação de novos municípios — defendeu.
Para o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), a criação de regras “rígidas” não apenas para criação, mas para fusão e incorporação de municípios, permitirá que regiões importantes do país se desenvolvam de forma mais ampla. O senador também ressaltou que a nova legislação não cria despesas para o Poder público.
Projeto vetado
O PLS 104/2014 foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti como alternativa a um projeto anterior (PLS 98/2002) integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff, em outubro de 2013. A justificativa do veto foi de que o projeto, da forma como estava, estimularia a criação de inúmeros pequenos municípios pelo país, fragmentando ainda mais a divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e impedindo uma boa gestão municipal.
Em sua nova versão, a proposta criou regras mais severas para criação dos municípios, assim como disciplinou fusões e incorporações, que não eram contempladas efetivamente no texto antigo. Um exemplo foi a redução no número de assinaturas exigidas para dar início ao processo de fusão ou incorporação dos municípios – que caiu de 10% para 3% da população afetada.
O PLS 104/2014 também convalidou plebiscitos para a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios, realizados até 31 de dezembro de 2013, assim como os atos legislativos autorizativos para realização de plebiscitos que tenham sido regularmente expedidos pelas assembleias legislativas e publicados até a referida data.
Agência Senado

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Top 10 homens mais ricos do Brasil em 2014

10ºAntônio Ermírio de Moraes- U$ 3.1 bilhões.
Votorantim

Mais um paulistano que fez decolar sua fortuna durante anos de trabalho. Antônio, de 83 anos, comanda o Grupo Votorantim, criado pelo seu pai. Antonio diversificou a empresa e hoje, atua em diversas áreas como cimento, química, alumínio, papel celulose, eletricidade, metais, siderúrgicas, e o Banco Votorantim. Em estudo, notei que ele tem um lado altruísta. O empresário dedica parte do tempo à Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo, à Associação Cruz Verde de São Paulo, à Fundação Antônio Prudente, às Casas André Luiz, entre outras organizações não governamentais, como o Instituto Baccarelli.


 André Esteves – U$ 3.1 bilhões.

BTG Pactual


André, 45 anos, casado, com 3 filhos, é mais caso de sucesso financeiro. De uma simples oportunidade no cargo de estagiário de sistemas, passou a ser dono do próprio banco. Após ocupar vários cargos importantes no Banco Pactual e intermediar a sua venda para o grupo suíço UBS, André conseguiu fortuna suficiente para fundar a empresa de investimento BTG. Anos mais tarde, com U$50 bilhões de investimento sob sua gestão, André recompra o Banco Pactual, e em 2011 compra todas as ações de Silvio Santos no Banco Pan-americano. Atualmente, o BTG Pactual emprega 1.500 funcionários e possui filiais no Brasil, Estados Unidos, Chile, Peru, Colômbia, Reino Unido e China.


 Aloysio de Andrade Faria – U$ 3.3 bilhões.

Banco Alfa


Aloysio, 93 anos, casado, 5 filhos, possui uma longa experiencia como banqueiro. Após vender o banco Real em 1998 para o grupo neerlandês ABN Amro, Faria fundou um conglomerado de várias empresas que inclui o Banco Alfa, a rede de hotéis Transamerica, lojas C&C casa e construção, rede de Sorveterias Premium La Basque e a Agropalma (líder na fabricação de óleo de palma na América Latina). Hoje, ele se aposentou, e vive em sua fazenda com 150 cavalos de raça pura.

Walter Faria – U$ 3.8 bilhões.

Grupo Petrópolis

Após comprar a Cervejaria Petrópolis em 1998, Walter Faria fez crescer de 2 para 11% de participação no mercado nacional de cervejas. Suas grandes marcas são as cervejas Itaipava e Crystal, que ocupam a 6° e 7° entre as mais vendidas do pais. Se consolidou como a segunda cervejaria do mercado, atras somente da Ambev. Em comparação a 2012, sua fortuna caiu de U$4.6 bilhões para U$3.8 atualmente, porém, ele alcançou grandes feitos, como nomear duas arenas da Copa do mundo, Recife e Salvador, como Arena Itaipava.


Francisco I. S. Dias Branco – U$ 4.1 bilhões.
M. Dias Branco S.A.

Francisco, 78 anos, é atualmente pessoa mais rica do Ceará, e divide a 6° posição entre os mais ricos do pais. Ele dirige a empresa líder de fabricação e comercialização de biscoito e macarrões no Brasil. A empresa foi fundada por seu pai em 1940, quando criou a padaria Fortaleza com biscoitos e massas. Desde então, Dias Branco S.A. expandiu, comprou e incorporou outras fabricas e marcas. As marcas mais conhecidas são os macarrões Fortaleza, Adria, Estrela, Vitarella, Pelaggio, Basilar e os biscoitos Richester, Isabela, Salsito e Zabet


.Eduardo Saverin – U$ 4.1 bilhões.
Facebook e investimentos

Eduardo (31 anos) divide o 6° lugar com um patrimônio avaliado em U$4.1 bilhões (mais jovem da lista). Ele foi um dos co-fundadores do Facebook em conjunto com Mark Zuckerberg. Hoje ele possui 2,5% em ações da rede social. Segundo a Forbes, o aumento de sua fortuna foi em razão dos investimentos feitos em diversas startups como Qwiki e Jumio. E sobre tudo, a alta valorização do IPO do Facebook nos últimos anos. Atualmente, Saverin mora em Cingapura.

Carlos Alberto Sicupira – U$8.9 bilhões.

Anheuser-Busch Inbev

Esse empresário de 64 anos, faz parte de um trio bem sucedido. Em conjunto com Jorge Paulo Lemann e Marcell Telles, controlam a cervejaria Anheuser-Busch Inbev (Inbev), a maior cervejaria do mundo, com 25% de market share global e além de ser uma das 5 maiores empresas do mundo em produtos de consumo. Também é um dos donos da rede de fast food Burger King no Brasil.


Irmãos Marinho – U$9.1 bilhões cada um.
Organizações Globo

José Roberto Marinho, (conhecido internamente por “Zé”) é casado e possui 57 anos. É filho e herdeiro do fundador da Organizações Globo, Roberto Marinho. Todo o conglomerado construído, foi dividido entre os 3 filhos que segue nesse ranking. José ocupa o cargo de vice-presidente em conjunto com o João Roberto Marinho. O irmão mais velho, Roberto Irineu Marinho, é o presidente da companhia que se tornou o segundo maior conglomerado de mídia do mundo.


João Roberto Marinho é dos 3 irmãos bilionários das Organizações Globo e participações. Juntos, somam mais de R$ 50 bilhões em patrimônios. A empresa dos Marinho expandiu tanto nos últimos anos que obteve lucro de 6 bilhões somente em 2012, em uma receita total de 12 bilhões. As novelas são um dos produtos de maior destaque internacional e são vendidas pra mais de 100 países. João possui 59 anos e é casado com Gisela Marinho. Atualmente é presidente do Conselho Editorial e vice-presidente da companhia.

Roberto Irineu Marinho, 65 anos, casado, com 4 filhos, é um dos homens mais influentes do Brasil através das Organizações Globo. Como proprietário e presidente do grupo, controla 5 emissoras próprias de TV aberta e mais 117 afiliadas. Controla também mais de 30 canais a cabo: Megapix, Gloob, GNT, Multishow, Viva, Bis +, Globosat, OFF HD, Combate, SporTV, PFC, GloboNews e a rede Telecine. A empresa atua em diversos outros setores como mídia impressa, rádios e possui uma das mais importantes gravadores do Brasil, a SOM LIVRE.
Roberto e sua familia também apoia a caridade através da Fundação Roberto Marinho.

Marcel Herrmann Telles – U$10.2 bilhões.
Anheuser-Busch Inbev

Esse homem de 57 anos é cervejeiro nato, fundou a AmBev com a fusão da Antartica e Brahma e depois se associou com a cervejaria belga Interbrew, e assim surgiu a InBev, e mais tarde com a compra da Budweiser, se tornou a ABinBev, a maior cervejaria do mundo. Com seus parceiros, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira administram e controlam o reinado da cerveja nacional e a gigante do varejo, Lojas Americanas.


José Safra – U$16 bilhões.
Banco Safra

Esse libanês viu no Brasil uma oportunidade de crescer e investir. Naturalizou-se brasileiro e fundou o Banco Safra – um dos 10 maiores bancos do Brasil –  com seus irmãos. No entanto, não parou por ai. Investiu na Aracruz Celulose SA, uma empresa de telefonia em Israel e diversos bancos menores espalhados pelo mundo. No ano de 2013, sua fortuna estava avaliada em U$15.9 bilhões, mostrando certa estabilidade nos negócios.

Jorge Paulo Lemann – U$19.7 bilhões.

Anheuser-Busch Inbev

Não tem como falar do Jorge sem falar dos seus parceiros. Esse carioca de 72 anos, forma o trio da cerveja junto com Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira controlam a ABinBev, a maior cervejaria do mundo. Se você bebe uma Skol, Brahma, Antártica, Pepsi ou Guaraná Antartica, você está contribuindo para fortuna desses três. Também são donos das Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino.com, Burger King no Brasil e recentemente adquiriu em conjunto com Warren Buffet a Heinz ketchup (o ketchup mais consumido do mundo). Desde a queda de Eike Batista, Jorge ocupa pela segunda vez a primeira posição entre os homens mais ricos do Brasil.
http://top10mais.org/

MTE divulga balanço do trabalho escravo em 2013

O Ministério do Trabalho e Emprego realizou um recorde em ações fiscais e resgatou em 2013 um total de 2.063 trabalhadores de situação análoga a de escravo, num total de 179 operações realizadas em todo país.
 
Segundo a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE) foram alcançados pela fiscalização do órgão 27.701 trabalhadores, formalizados ou não, sendo que do total de resgatados 1.068 estavam no meio urbano, o que equivale, pela primeira vez no histórico das ações fiscais, um número acima de 50% do total de trabalhadores resgatados.
 
As autuações do Ministério do Trabalho e Emprego resultaram em mais de R$ 8 milhões pagos a título de verbas rescisórias e foram lavrados 4.327 autos de infração em face das irregularidades encontradas. Para o chefe da fiscalização da Detrae, Alexandre Lyra, o Brasil é referência no enfrentamento do trabalho escravo e o MTE vem a cada ano aumentando o número de propriedades fiscalizadas. Somente no ano passado foram 300 empregadores fiscalizados. “Em 2013, mais de 50% dos trabalhadores identificados em condições análogos as de escravo vieram do meio urbano. Esse número mostra que o uso de mão de obra análoga a de escravo tem se intensificado no meio urbano, onde temos aumentado as demandas, mas sem se afastar do meio rural, onde já temos um histórico de enfrentamento”, avaliou.
 
Dados – Esses números são decorrentes das ações de fiscalização das equipes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), diretamente vinculadas à Detrae e também da atuação dos auditores fiscais do Trabalho lotados nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) em todo país. De acordo com os dados divulgados pela Divisão de Fiscalização, das cinco ações fiscais que encontraram as maiores quantidades de trabalhadores em condições análogas às de escravo, quatro foram de caráter urbano. Os quadros a seguir demonstram os resultados da fiscalização em 2013:
 
                               
 
POSIÇÃO
ESTADO
MUNICÍPIO
ATIVIDADE
QUANTIDADE
MG
 
Conceição do Mato Dentro
 
Construção Civil
173
SP
Guarulhos
Construção Civil
111
RJ
Rio de Janeiro
Alimentação
93
CE
Granja
Coleta da palha da carnaúba
85
GO
Itaberaí
Construção Civil
70
 

domingo, 11 de maio de 2014

EM GRANJA, APÓS ESFAQUEAR DESAFETO, HOMEM É MORTO POR LINCHAMENTO NO DISTRITO DE TIMONHA.

A Polícia Militar registrou um homicídio ocorrido por volta das 03h00 da tarde de sábado, 10, no distrito de Timonha, zona rural do município de Granja. 
Uma ligação feita para o 190 informava os policiais que um jovem identificado como Antonio dos Santos Sousa, 22 anos, residente no distrito já citado havia dado entrada no hospital de Granja todo esfaqueado e em estado grave. Os pm's se deslocaram ao hospital onde tomaram conhecimento que o crime teria acontecido no distrito de Timonha, distante 45 Km da sede de Granja e que o acusado estava sendo contido por populares. Imediatamente o policiamento foi até o distrito, todavia ao chegar o local o acusado já se encontrava morto, tinha sido linchado possivelmente por parentes da vítima que ele havia esfaqueado. O homem morto foi identificado como sendoRaimundo Nonato Fontenele dos Santos, 23 anos. 
No momento da chegada da polícia ninguém quis falar nada a respeito do ocorrido, porém, segundo os primeiros levantamentos colhidos dão conta que o crime teria motivação passional e que um dos envolvidos teria se insinuado dias atrás para a esposa do outro, causando a desavença.

Ainda de acordo com informações repassadas por populares que não quiseram se identificar com medo de represália, o agricultor Raimundo Nonato teria ido armado com um facão à casa de Antonio dos Santos, o que originou uma briga entre ambos e que resultou com Antonio dos Santos sendo lesionado com um golpe de facão na altura do peito. Ele foi socorrido por populares imediatamente ao hospital de Granja de onde foi posteriormente transferida para a Santa Casa de Misericórdia em Sobral. 

Após cometer o crime, Raimundo Nonato tentou fugir do local, porém, foi perseguido e alcançado por populares, possivelmente parentes da primeira vítima, e o mataram a golpes de faca e facão.

A perícia forense esteve no local e constatou que Raimundo Nonato veio a óbito com cinco lesões, sendo duas no peito uma na costela direita, outra na esquerda e um profundo corte possivelmente de facão no pulso esquerdo. Após realizados os levantamentos preliminares  o rabecão fez a remoção corpo ao IML de Sobral. Uma equipe policial do destacamento de Granja sob o comando do Sargento Bernardino realizou diligências por todo o dia no local objetivando localizar e prender os acusados, porém sem êxito até o presente momento, pois como já citamos lá prevalece a lei do silêncio.

O caso já foi comunicado ao Dr. Márcio, delegado de Granja, o qual ficará responsável pelas investigações que certamente chegará até os autores do crime bárbaro. 


Fonte:Camocim Polícia 24h
Colaborador: Cb P. Lima