quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Governo decreta "situação crítica de escassez hídrica" em todo Ceará

O governo do Estado decretou “situação crítica de escassez hídrica” em todo o Ceará, por meio de Ato Declaratório publicado nesta quarta-feira, 7, no Diário Oficial.

Em nota à imprensa, o Estado explica que o documento leva em conta o fato de o Ceará enfrentar o quarto ano consecutivo de estiagem – o que já provocou a determinação de ‘Estado de Emergência’ em 139 dos 184 municípios – e a situação dos reservatórios públicos.

Atualmente, os reservatórios de água monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) operam com 15,44% da capacidade total. A medida se apoiou ainda na “forte possibilidade de a próxima estação chuvosa ser de baixa pluviosidade”, conforme análises técnicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O ato declaratório também considera os cenários fornecidos em reuniões do Comitê da Seca, com dados sobre a situação das populações atingidas e relatórios de acompanhamento dos municípios afetados pela estiagem.

Diante dessa situação, o Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh) já restringiu a emissão de outorgas para o uso de água na agricultura irrigada e aquicultura, informa o governo.

O decreto deve vigorar enquanto os níveis de armazenamento não estiverem em patamares considerados tecnicamente seguros pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

Redação O POVO Online

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Polícia busca quadrilha especializada em clonagem de chips de cartões

Uma megaoperação, batizada de Double Card, desarticulou, na manhã desta terça-feira (6), uma organização criminosa especializada na clonagem de chips de cartão de crédito e de débito, recurso tecnológico considerado seguro em todo o país. Segundo a Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (Corf), da Polícia Civil, o golpe era aplicado no Distrito Federal e em São Paulo – onde são realizadas as prisões –, além do Rio de Janeiro e em todos os estados do Nordeste.
Policiais cumprem 15 mandados de prisão preventiva, 24 de busca e apreensão – 8 em Brasília e 16 em São Paulo – e quatro conduções coercitivas para depoimento, sendo três no DF e uma na capital paulista.

EM GRANJA, POLÍCIA MILITAR PRENDE INDIVÍDUO SOB A ACUSAÇÃO DE TRÁFICO DE DROGAS E ESTUPRO.

Um homem identificado como Francisco Antonio Bastos, 28 anos, mais conhecido como “Francisco do Gesso”, foi preso em flagrante sob a acusação de tráfico de drogas e crime de estupro.
Era por volta das 10h30 da manhã desta segunda-feira, 05, quando uma senhora compareceu ao destacamento policial de Granja e denunciou que na noite anterior teria sido violentada sexualmente por seu companheiro. Segundo o relato da vítima, o seu companheiro estava sob efeito de drogas e álcool e teria tentado obriga-la a fazer uso do entorpecente com ele, como se recusou, foi agredida e violentada.
A mulher ainda informou que o acusado teria guardado maconha em sua residência e que ele vendia o entorpecente. Diante das denúncias seríssimas, policiais do destacamento local com o apoio dos pm’s do Ronda do Quarteirão foram até o endereço e conseguiram localizar o acusado em sua residência. Foi realizada uma vistoria na casa e apreenderam com o homem cerca de 160g de maconha e a quantia de R$ 90,00 em dinheiro trocado.
Mediante os fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido para a DPC local, onde foi autuado em flagrante delito por crimes de tráfico de drogas (artigo 33 da Lei 11.343) e estupro (artigo 33 do CPB), sendo imediatamente recolhido à cadeia pública da cidade.


Camocim Polícia 24h

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

EM GRANJA, NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR É ELEITA

Foram escolhidos neste domingo, 04, através do voto popular, os cinco membros titulares para o quadriênio 2016/2019 do Conselho Tutelar de Granja.  A eleição aconteceu das 8h às 17h e foi considerada tranquila, sem o registro de anormalidades. Devido a não obrigatoriedade, compareceram aos locais de votação apenas 4.532 dos mais de 39 mil eleitores do município. Urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral foram distribuídas em escolas da sede e distritos. Dos sete candidatos que estavam na disputa, Antonilda Ferreira venceu em 10 das 19 seções e foi a mais votada com 1.224 sufrágios. Em seguida vêm Jandre Magalhães (809), Charles Ribeiro (722), Julio Cesar (621) e Neidinha (475). Emanuel Carvalho, que buscava a reeleição, obteve 422 votos e ficou com a 1ª suplência. O processo eleitoral foi organizado pela Prefeitura de Granja, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Coube ao Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Victor Borges Pinho, garantir a lisura do pleito. A eleição fez parte do processo unificado de escolha de conselheiros tutelares nos municípios brasileiros. Foi a primeira vez a votação ocorreu simultaneamente em todo o país.
Os eleitos tomam posse no dia 10 de janeiro de 2016 e começam a trabalhar no dia seguinte. O mandato é de quatro anos.
com informações do Folha Granjense 

EM GRANJA: DETENTO DO SEMIABERTO É MORTO A GOLPES DE FACÃO.

Durante a noite de sábado, 03, por volta das 22h30, a polícia registrou mais um homicídio na cidade de Granja. A vítima foi identificado como Leonardo Lopes dos Santos, vulgo “Lobão”, 22 anos, natural e residente em Granja no bairro Portelinha. Informações dão conta que ele seria detento do semiaberto da cadeia pública local, mais que há tempos havia deixado de cumprir os pernoites.
Uma pessoa ligou “alvoroçada” para o 190 informando que um indivíduo conhecido como “Sassará” havia saído correndo de uma residência localizada à Rua Paraíba, no bairro Alto dos Pescadores. A pessoa ainda informou que havia escutado sons de pancada e gritos vindos de dentro da casa.
Imediatamente uma equipe do destacamento local em conjunto com uma patrulha do Ronda do Quarteirão foi até o endereço citado e chegando se depararam com o corpo da vítima caída ao solo e bastante ensanguentado. O homem já estava morto e segundo informações repassadas pela própria polícia, a vítima tinha envolvimentos com drogas. O perito que esteve no local disse que a vitima sofreu quatros lesões a facão, sendo duas na nuca, uma frontal pegando os olhos e uma na orelha. O corpo do homem foi conduzido no rabecão ao IML de Sobral.
Após a constatação do crime, o Major Artunane Aguiar determinou que as equipes policiais realizassem um pente-fino no local com o intuito de localizar os criminosos. As equipes se dividiram e momentos depois o elemento Raimundo Élio da Silva Ramos, vulgo “Sassará”, foi localizado e preso sob a acusação de ser um dos envolvidos no crime. Segundo informações colhidas pelos policiais, Sassará seria um dos elementos que teriam sido visto saindo correndo da casa onde ocorreu o homicídio. Ele foi conduzido pela polícia militar à DPC de Camocim onde foi repassado todo o histórico para o delegado plantonista que resolveu instaurar um Inquérito por Portaria para apurar a autoria do crime. Nesse caso não caberia a prisão em flagrante, já que ninguém se apresentou como testemunha. Sassará foi liberado para responder pelo processo em liberdade.

Camocim Polícia 24h