terça-feira, 23 de setembro de 2014

Emissão de segunda via do título pode ser feita até esta quinta-feira

Os eleitores que perderam o título de eleitor e precisam pedir a segunda via devem procurar o cartório eleitoral mais próximo nesta quinta-feira (25), último dia para a emissão do documento antes das eleições gerais do próximo dia 5 de outubro.
De acordo com o Código Eleitoral (artigo 52), a Justiça Eleitoral só pode emitir a segunda via do título de eleitor até 10 dias antes do pleito. Nas eleições deste ano, mais de 142 milhões de eleitores brasileiros vão escolher os novos presidente e vice da República e também os novos governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou deputados distritais.
Em 2009, a Lei 12.034 passou a exigir o título de eleitor e o documento com foto na hora de se identificar para votar. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa regra e o eleitor que souber a sua seção eleitoral, mas não tiver o título de eleitor, poderá votar apresentando apenas o documento com foto.
Porém, o título de eleitor é um documento importante para identificar o local de votação e a seção eleitoral, facilitando ao cidadão exercer o direito ao voto no dia de escolher seus representantes.
Os interessados em solicitar a reimpressão do título devem comparecer a qualquer cartório eleitoral, mesmo que não seja na cidade onde mora, e apresentar um documento oficial com foto. A nova via do título mantém as mesmas informações da via original e é impressa na mesma hora para o eleitor. No entanto, só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha o título ou o solicitou até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral para estas eleições.

Com informações do TSE

Iluminação pública ruim favorece a prática de assaltos em bairro de Granja

Transitar a noite pela travessa Stênio Gomes, na cidade de Granja, tem se tornado perigoso. Moradores denunciam que a precariedade da iluminação pública daquela via vêm possibilitando a ação de criminosos e os assaltos se tornaram frequentes na área.
Segundo os denunciantes, o ponto crítico está entre a tribuna de honra do estádio Mitotônio e a quadra de uma escola particular. O problema já é antigo. A colocação de um poste com luminárias, na opinião de todos, seria a solução. A travessa é bastante utilizada por pedestres que querem encurtar caminho entre as ruas do bairro do Prado e a Deputado Carvalho Rocha.
” À noite eles se juntam para consumir drogas e assaltar as pessoas desavisadas que passam por ali. Como a área é estreita e sem iluminação, eles poderiam até matar que ninguém veria nada”, afirmou um dos moradores. Na última sexta-feira,19, foi praticado assaltos a mão armada no local.

Fonte: Folha Granjense