quinta-feira, 23 de março de 2017

MARTINÓPOLE FESTEJA 60 ANOS DE FUNDAÇÃO

Com desfile para a escolha da miss e mister Martinópole, atividades esportivas e festa popular, o município de Martinópole, a 310 quilômetros de Fortaleza, festeja, sábado e domingo, o seu Jubileu de Diamante.
Próximo domingo, 26, é o dia oficial de fundação da cidade. No entanto, a Prefeitura municipal já iniciou as comemorações dos 60 anos de Martinópole.

As principais atrações do 60º aniversário do município serão Taty Girl e banda Chicabana, que irão animar a noite de sábado, 25 de março, em praça pública. No domingo 26, Martinópole comemorará o dia do Evangélico. O cantor gospel, Rildo Freitas será a atração do II ADORA MARTINÓPOLE.

Martinópole

Com uma extensão aproximada de 300 quilômetros quadrados, Martinópole apresenta uma população de 10.214 habitantes (segundo Censo de 2010). O atual prefeito do município é Francisco Fontenele Júnior.

A economia da cidade está baseada na pecuária, na agricultura de subsistência e na exploração da cera de carnaúba.

As principais culturas do município são mandioca, milho, feijão e castanha de caju. Referente ao extrativismo vegetal destaca-se a exploração da lenha e da carnaúba. No que diz respeito à pecuária, destacam-se as criações de suínos, caprinos e bovinos, como também a criação de aves.


Fonte:Blog Acontece

Ministério Público Federal terá acesso a dados do Tribunal de Contas dos Municípios

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Domingos Filho, fechou, nesta quarta-feira, um termo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República. A parceria terá como objetivo o compartilhamento de dados e informações entre as duas instituições visando a consolidação e o fortalecimento de ações no combate a irregularidades em gestões públicas, informa o site do TCM.
Com o acordo de cooperação técnica, endossado pelo procurador da República, Rômulo Moreira Conrado, o Ministério Público Federal passará a ter amplo acesso aos dados do Sistema de Informações Municipais (SIM) e de outros produtos, como o Portal de Licitações dos Municípios. A parceria também visa à realização de capacitações para procuradores federais para que possam agregar mais conhecimento sobre a gestão pública e o controle externo. Os cursos serão ofertados por técnicos do tribunal.
“Com essas cooperações o TCM demonstra de forma clara e concreta sua importância no contexto do controle externo, como órgão que capacita e auxilia todas as instituições que necessitem do seu portfólio de informações e de sua colaboração técnica”, destacou Domingos Filho. Ele ressaltou que essa aproximação com o MPF “representa mais uma parceria de ações conjuntas entre instituições que zelam pela correta aplicação dos recursos públicos, o que resultará na melhoria das ações institucionais de cada uma”.
O TCM já possui parcerias similares com órgãos como o Tribunal de Contas da União – TCU, Secretaria da Receita Federal, Polícia Federal, Secretaria Estadual da Fazenda – Sefaz e Receita Federal, além de outros.


Fonte: Blog do Eliomar de Lima 

segunda-feira, 20 de março de 2017

GRANJA-CE: HOMEM É ESFAQUEADO E MORTO DURANTE BRIGA EM SANTA TEREZINHA

Um pedreiro foi esfaqueado e morto durante uma briga próximo a um bar no distrito de Santa Terezinha, zona rural do município de Granja. O sinistro aconteceu por volta das 19h20 de sábado, 18.
Era por volta das 20h10 quando os pm’s do destacamento de Granja foram informados por um funcionário da UPA 24h que um homem identificado como Francisco Antonio dos Santos, 30 anos, residente em Santa Terezinha, havia dado entrada naquela unidade já em óbito com três perfurações a faca na altura do peto esquerdo.
Segundo informes repassados por parentes da vítima, por volta das 19h20, a mesma se encontrava bebendo no “Bar do Carlinhos”, que fica na referida localidade, quando se envolveu em uma briga com  um indivíduo conhecido por Sansão de Oliveira Alves, 22 anos, residente também em Santa Terezinha. Armado com uma faca, Sansão teria esfaqueado a vítima e se evadido.
Policiais militares do destacamento de Granja passaram todo a noite realizando diligências pelo referido distrito mais não conseguiram êxito na captura do elemento. Ainda segundo informes colhidos no local da ocorrência, a briga se deu por motivos passionais. Com esse caso, o município de Granja chega ao terceiro crime de morte ocorrido neste ano.


Camocim Polícia 24h