sábado, 1 de agosto de 2015

GRANJA-CE: RIXA ENTRE FAMÍLIAS TERMINA COM IDOSO LESIONADO A GOLPES DE FOICE E FAMÍLIA INTEIRA PRESA.

Uma rixa antiga entre duas famílias que residem no distrito de Timonha, zona rural do município de Granja, por pouco não terminou em morte.  Os policiais do destacamento local receberam uma ligação de um funcionário do hospital informando que um idoso teria dado entrada com lesões ocasionadas a golpes de foice. Uma equipe policial se deslocou até o hospital e colheram maiores informações com a vítima, o idoso Jonas Rodrigues Fontenele, de 80 anos. Segundo o idoso, por volta das 08h00 da manhã de quinta-feira, 30, uma família inteira armou uma emboscada contra ele e tentou matá-lo. Contou que há uma rixa entre as famílias e que na ocasião ele foi seguro por um casal de idosos, o aposentado Pedro João da Rocha, 74 anos, e sua esposa, a idosa Francisca Maria de Oliveira Rocha, de 74 anos. Enquanto a vítima estava imobilizada, veio um outro homem identificado como Francisco Pereira da Rocha, filho dos idosos acusados, e desferiu um golpe de foice na vítima, atingindo parte da cabeça e parte do pescoço. Após o sinistro, os três acusados fugiram do local. Já a vítima foi socorrida para o hospital de Granja onde recebeu os primeiros atendimentos e ficou em estado de observação. Depois de colher todas as informações a cerca da ocorrência, uma equipe do destacamento de Granja sob o comando do Cb Gildo se deslocou para o distrito de Timonha e iniciaram a caçada aos acusados, sendo que momentos depois os pm’s lograram êxito nas buscas e conseguiram prender ainda em flagrante pai, mãe e filho.  O trio foi conduzido para a DPC em Granja e apresentado a autoridade policial que resolveu autuá-los em flagrante delito com base no artigo 129 do CPB (lesão corporal). Os três  já se encontram recolhidos à cadeia pública de Granja a disposição da justiça.

com informações do Camocim Polícia 24h

Bandidos fortemente armados assaltam agência dos Correios de Jijoca com requintes de crueldade!

No momento em que a Agência dos Correios de Jijoca de Jericoacoara estava baixando as portas para encerrar o expediente da manhã, os Bandidos entraram, renderam os clientes e funcionários após anunciar o assalto. Todas as pessoas que estavam no interior da agência foram amarradas e amordaçadas e viveram momentos de terror e pânico sob a mira das armas dos bandidos. Após uma varredura na agência e nos bolsos dos clientes, os assaltantes saíram sem ser notados por populares. As vítimas do assalto permaneceram no interior da agência de 11hs e 45min até as 13hs e 30min até que as pessoas que passavam na rua perceberam movimentos e barulhos estranhos dentro da agência e foram prestar os primeiros socorros. Logo em seguida a polícia foi acionada e permanece no local até este momento. Entrei em contato com um funcionário dos Correios que não quis se identificar e o mesmo afirmou não saber o valor exato que havia sido roubado. Conversei com a mãe de uma das vítimas do assalto e ela falou que tinha ligado para o filho para saber como o mesmo estava e me informou que o filho havia lhe atendido muito nervoso e disse que ao chegar em casa, relatava o que tinha acontecido, pois no momento não podia falar. Gostaria de pedir ao Sr. Prefeito que convocasse as 10, 20, trinta viaturas do COTAM e os 22 mil policiais do batalhão militar Estadual para sair em busca destes bandidos que atacaram nossa Cidade hoje pela manhã. Agora sim, vejo necessidade para a polícia agir

Fonte:O Povo  

Dois prefeitos são expulsos do PMDB no Ceará

O Conselho de Ética do PMDB expulsou mais dois integrantes nesta quarta, 30. Os prefeitos de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, e de Nova Russas, Gonçalo Diogo, foram defenestrados da legenda por infidelidade partidária.

De acordo com o advogado Fernando Ferrer, integrante do colegiado, nenhum dos dois compareceu ao julgamento. Os relatórios apresentados pelos relatores Vitor Pinheiro e Carmén Lucia foram aprovados por unanimidade. Gonçalo Diogo já havia anunciado a intenção de deixar o partido. Entretanto, de acordo com Ferrer, o conselho não recebeu o pedido de desfiliação. 

Apesar das expulsões, nenhum dos dois correm o risco de perder o mandato. De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), os mandatos majoritários (senadores, prefeitos, governadores e presidente, além dos eventuais vices) pertencem ao seus titulares. Os mandatos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais), ao contrário, pertencem às legendas. Para Marlon Cambraia, presidente da Comissão de Ética, “a decisão do STF mitigou o trabalho das comissões de ética de qualquer partido”.

Os julgamentos contra prefeitos ocorrem exatamente uma semana após a expulsão de Carlos Mesquita do PMDB. Na quinta-feira, 23, a comissão de ética do PMDB do Ceará se reuniu para julgar o vereador. A expulsão do parlamentar foi aprovada em relatório apresentado pelo advogado Fernando Férrer. De acordo com Mesquita, sua expulsão se deu por “não querer ser escravo de coronéis”.

Os processos geraram um mal-estar dentro do partido. Na quarta, 29, o deputado federal Danilo Forte os classificou como macartismo. Para Forte, os processos “afastam aquelas pessoas que poderiam ingressar no partido, e não o fazem por medo deste macarthismo, dessa perseguição”. O termo “macartismo” se refere à perseguição ideológica encabeçada pelo senador americano Joseph McCarthy durante a Guerra Fria contra supostos simpatizantes do comunismo. Virou sinônimo de perseguição política.

Defensores da ação reagiram. "Um deputado federal deve zelar pelo cumprimento do regimento partidário", afirmou Ferrer. Gaudêncio Lucena, vice-prefeito e vice-presidente do PMDB cearense declarou que "quando um político se sente confortável para fazer uma declaração dessa, acredito que é extremamente necessária a intervenção da comissão de ética para fortalecer nosso partido". Para ele, a fala de Forte foi uma "excrescência".

O POVO

MPCE pede cancelamento dos festejos de emancipanção de Madalena

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública contra o prefeito Zarlul Kalil Filho e o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Francisco Wellington Medeiros Santos, solicitando à Justiça que eles sejam obrigados a cancelar a comemoração de emancipação de Madalena, a 184,5 km de Fortaleza. Os festejos estão agendados para ocorrer de 1º a 12 de agosto.
Situado no Sertão Central, região mais atingida pela estiagem, o Município se encontra oficialmente em estado de calamidade pública. A ação foi ajuizada nessa quinta-feira (30) pela promotora de Justiça Alessandra Gomes Loreto.
Além da seca, a Prefeitura enfrenta uma crise político-financeira, com atrasos salariais; suspensão de serviços públicos essenciais, como, por exemplo, o atendimento do CRAS; dentre outros problemas. Segundo a Assessoria do MPCE, já havia sido emitida uma recomendação para que o prefeito se abstivesse de realizar qualquer evento por ocasião do aniversário de emancipação da cidade. No entanto, o gestor insistiu na realização dos festejos, que, apesar de não terem tido o orçamento divulgado, devem contar com a apresentação de artistas de notoriedade regional, dentre os quais Toca do Vale, Naldo José e Brasas do Sertão. 
Para o MPCE, o contexto local é incompatível com a promoção de eventos na atualidade. “Essa situação fática não autoriza qualquer comemoração, especialmente diante de uma data que nunca foi vista com qualquer importância pelos munícipes. Nem a maior festa popular do Brasil – o carnaval – tem doze dias de duração. Por que a festa de emancipação do município, que ocorreu da última vez em 2004, tem doze dias?”, argumenta a promotora na ação.
As informações são da Ascom do MPCE

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Unicef apresenta novo instrumento que auxiliará municípios a monitorar e planejar ações na área da infância

Os municípios do Ceará inscritos na atual edição do Selo Unicef Município Aprovado participarão de uma capacitação diferente nos próximos dias 29, 30 e 31 de julho, em Fortaleza. Eles terão acesso a uma inovação do Unicef no que se refere ao monitoramento das atividades desenvolvidas por cada município visando a melhoria da qualidade de vida de suas crianças e adolescentes: trata-se da Plataforma Virtual do Selo Unicef, um sistema digital que tem como principal função a integração, planejamento e acompanhamento das ações estratégicas municipais para infância e adolescência.

A plataforma surgiu a partir da demanda dos próprios municípios e da necessidade de um espaço onde toda a construção do município durante a edição do Selo fosse preservada e pudesse ser revisitada a qualquer tempo por quem viesse a assumir a gestão do município.

O que se espera com a plataforma é que seja uma ferramenta de trabalho para promoção da política pública, ou seja, que seja utilizada pelos gestores na tomada de decisões a partir do que já foi construído pelo município. Além disso, é um instrumento acessível, moderno e sem custos, disponível por tempo indeterminado, a todos os municípios participantes do Selo.

A cada dia um grupo participará da capacitação, num total de 157 municípios. A plataforma será lançada oficialmente no segundo semestre.

Gony Arruda pode presidir Flamengo diz O GLOBO e EXTRA

Após a divisão na semana passada do grupo que elegeu, em 2012, Eduardo Bandeira de Melo como presidente do Clube de Regatas do Flamengo, o nome do deputado estadual Gony Arruda vem sendo constantemente falado pelos mais diversos veículos de radio, tv e jornal, como um nome que ganhou força nos bastidores para assumir uma candidatura para as eleições rubro-negras de dezembro. 
Com a saida de Wallin Vasconcelos, que deve disputar o cargo contra o seu ex-chefe, e também de Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, Luis Eduardo Bap, presidente da SKY, Rodrigo Tostes e Rodolfo Landim, todos ex-vice-presidentes de Eduardo Bandeira, a política no clube explodiu nos últimos dias. 
Segundo matérias do Jornal O Globo, Sportv, Lance, Uol e da ESPN Brasil, Gony Arruda estaria sendo procurado por ex-presidentes e lideranças do clube para aceitar o desafio. 
As reportagens lembram ainda que Gony foi um dos fundadores do movimento que elegeu Eduardo Bandeira de Melo pela Chapa Azul em 2012, tendo inclusive seu próprio nome escolhido pelo grupo para essa missão naquele ano. 
Porém, Gony Arruda, na época, alegou ter assumido um compromisso com o governador Cid Gomes pois era Secretario do Esporte do estado e a bola acabou sobrando para Bandeira de Melo. 
O deputado cearense já foi vice-presidente do Flamengo na década de 90 e é sócio emérito do clube. O prazo limite para inscrições de chapas é 30 de setembro. Na foto, abaixo, o blog reproduz um trecho do Jornal O Globo da coluna do jornalista Renato Mauricio Prado.
Roberto Moreira

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Combate ao uso de álcool e drogas será reforçado nas escolas públicas

Começa nesta segunda-feira (27) a formação de 40 profissionais para desenvolvimento dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em 60 escolas públicas estaduais a partir deste segundo semestre letivo de 2015.

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas conta com o apoio dos ministérios da Saúde e da Justiça.

A iniciativa é voltada para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo é reduzir os fatores de risco para essa população, construindo e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Sobral, Camocim, Caucaia, Aracati, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Tianguá, Quixeramobim e Iguatu são os municípios beneficiados nesta primeira etapa. A secretária da SPD, Mirian Sobreira, explica que, esses municípios vão funcionar como projetos piloto das ações de prevenção.

POLICIAIS DA FTM RECUPERAM MOTO TOMADA DE ASSALTO PRÓXIMO AO DISTRITO DE SANTA TEREZINHA.

Policiais militares da Força Tática Motos (FTM) recuperaram uma motocicleta tomada de assalto durante a noite de domingo, 26, na CE-362, que liga a sede do município de Granja ao distrito de Santa Terezinha.
O servidor público Francisco Alves da Silva, 63 anos, residente na localidade de Coqueiros/Granja, vinha trafegando na dita rodovia quando foi surpreendido e abordado por um elemento armado com revólver, o qual com extrema violência anunciou o assalto. O bandido tomou a moto, o aparelho celular e uma carteira porta-cédulas com uma pequena quantidade em dinheiro e em seguida mandou a vítima correr a pé sem olhar para trás.
Com bastante medo, o homem saiu correndo matagal a dentro e foi parar na localidade de Agrovila, de onde entrou em contato com a polícia militar. O grupo FTM de imediato foi acionado e chegando ao local entrou em contato com a vítima e colheu maiores detalhes.
Começou aí uma caçada ao bandido e cerca de uma hora depois os pm’s conseguiram recuperar a moto da vítima, uma Honda Fan 125, cor vermelha e placa OCL-6197. O veículo estava escondido dentro de um matagal próximo ao local onde aconteceu o assalto. Os pm’s ainda saturaram por toda localidade, contudo, não conseguiram localizar o marginal.
A motocicleta foi entregue a seu proprietátio.

Fonte:Camocim Polícia 24h

domingo, 26 de julho de 2015

Justiça anula sessão da Câmara Municipal de Granja

A Justiça concedeu, na ultima quinta-feira, 23, liminar que anula a sessão do dia 23 de julho de 2014 da Câmara Municipal de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, na qual elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. A decisão, proferida em primeira instância, foi da juíza Claudia Waleska Mattos Mascarenhas, da 2ª Vara da Comarca local.
A magistrada também determinou  a realização de um novo pleito pois foiobservado por ela que a eleição ocorreu em desarmonia com o princípio da proporcionalidade partidária. "Embora o Regimento Interno da Casa silencie quantos aos critérios a serem observados para a composição da Mesa Diretora, isso não justifica o não respeito ao princípio da proporcionalidade partidária", afirmou a juiza em seu despacho.
A bancada da Câmara Municipal de Granja atualmente é formada por nove vereadores do Pros, um do Solidariedade e três do PSD. Porém, a chapa vencedora têm quatro representantes do Pros: Nicanor Frota, presidente; Milton Guilherme Veras, vice presidente; Antonio José, primeiro secretario; e Francisco Ézio, segundo secretário. "Há, portanto, um único partido representado na Mesa Diretora, onde se deve respeitar, tanto quanto o possível a proporcionalidade entre partidos e blocos", diz a sentença judicial.
A ação foi impetrada pelo vereador Raimundo Félix (Sdd) e outros parlamentares.No processo (nº 6132-94.2014.8.06.0081) são apontadas outras irregularidades para a realização da eleição, entre elas a convocação de sessão extraordinária e não uso de caneta por parte dos vereadores para votar.


Fonte e Foto Folha Granjense