quarta-feira, 9 de abril de 2014

Em Granja 132 raios foram regsitrados esse ano

Entre segunda-feira e ontem, foram registradas precipitações em pelo menos 114 municípios do Estado. Com as chuvas, vêm também os clarões no céu, provocados por descargas elétricas. O Sistema de Monitoramento de Raios da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) computou 1.295 raios nesses dois dias.
Entre as cidades com maior incidência estão Granja (132 raios), Morada Nova (107) e Russas (64). Em Fortaleza e Região Metropolitana, foram registradas oito descargas elétricas. Em abril, o sistema computou 18.160 raios em todo o Estado.
Meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Leandro Valente explica que essa maior incidência de raios acontece porque, nesse período de quadra chuvosa, o principal sistema atuando sobre o Estado é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formada por um aglomerado de nuvens do tipo cumulo nimbus (nuvens de tempestades). “Essas nuvens são verticalmente muito elevadas e, em alguns casos, o comprimento entre a base e o topo pode chegar a 18 km de altura”, conta.
Portanto, nestes dias em que a ZCIT atua no Ceará, o clima é marcado por chuvas, rajadas de vento e por uma condição atmosférica propícia às descargas elétricas. Segundo previsões da Funceme, o fenômeno deve continuar até amanhã. Leandro alerta que as pessoas sejam atenciosas e precavidas em dias de chuva, evitando ficar desprotegidas. “A árvore nunca deve ser pensada como abrigo. Pelo contrário, elas têm de ser evitadas porque atraem as descargas elétricas”. Caso a pessoa esteja na rua, no momento da tempestade, carros são os abrigos mais confiáveis. “É uma proteção perfeita”.   

Fonte:Povo

terça-feira, 8 de abril de 2014

TJCE bloqueia R$ 1,4 milhão do Município de Camocim para pagamento de precatórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, determinou o sequestro de recursos do Município de Camocim (a 379 km de Fortaleza) para pagamento de precatório, totalizando a quantia de R$ 1.441.225,84. A medida foi tomada a pedido do espólio de Milton Bezerra Studart, por falta de pagamento do crédito.
O município deveria ter pago a dívida no ano de 2009. Como isso não ocorreu, o credor requereu à Presidência do TJCE, que determinou o sequestro na última sexta-feira (04/04). O bloqueio eletrônico de valores, nesse caso, só foi possível porque Camocim está sujeito ao regime comum de pagamentos.
Segundo a Assessoria de Precatórios do TJCE, outros municípios também sujeitos ao regime comum de pagamentos poderão sofrer as mesmas consequências. Para isso, basta que o precatório esteja vencido e que o credor interessado solicite o sequestro ao presidente do Tribunal de Justiça.
Segundo a Assessoria de Precatórios, com esse procedimento, o TJCE já conseguiu quitar todas as dividas de precatórios de vários municípios cearenses. Foi o caso de Pentecoste, Caucaia, Pacajus e Quixadá.
Mais informações sobre precatórios, acesse (http://www2.tjce.jus.br:8080/precatorios/?page_id=209).
Fonte:  com informações do TJCE

Marte ficará visível a olho nu hoje à noite


O planeta Marte estará muito mais brilhante neste mês de abril e poderá ser visto a olho nu em todo o país na noite de hoje (8).

As oposições ocorrem a cada dois anos, aproximadamente, quando Marte fica a uma distância mínima da Terra.

O espaço entre os dois planetas na noite de hoje será 93 milhões de quilômetros.

O astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que as distâncias variam consideravelmente. “Como comparação, em 2003 houve outra aproximação e os dois planetas ficaram a 56 milhões de quilômetros de distância, por uma questão de conjugação de órbitas”.

O planeta vermelho vai aparecer ao Leste ao anoitecer.

Vai cruzar o céu, próximo à Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, e vai se por no Oeste ao nascer do Sol.

Então, esta noite, olhando para cima, Marte será um ponto laranja.

Para os observadores do sistema solar, Barroso conta ainda que, olhando para o céu todos os dias por uma ou duas semanas, as pessoas vão notar as diferenças.

“Marte vai aparecer praticamente com o mesmo brilho, mas irá mudando de posição em relação à estrela Espiga. Por ser um planeta que está mais perto da Terra, aparenta ter um deslocamento mais rápido”, explica o astrônomo.

Homem é morto com 4 tiros na periferia de Granja


Um homem identificado como Francisco das Chagas Araujo Ferreira,de 36 anos, mais conhecido por Tico,foi assassinado com quatro tiros na noite desta segunda-feira(07).O crime aconteceu por volta das 18h50 na rua Maestro José Vieira,bairro Exposição,periferia da cidade de Granja,na região do Litoral Oeste do Ceará.O caso está envolto em mistério e um provável acerto de contas teria sido a motivação.
Para a polícia o crime tem características de execução,já que a vítima foi morta com tiros à queima-roupa,inclusive um atingiu-lhe a cabeça.Dois suspeitos fugiram em uma motocicleta,que foi abandonada na localidade de Agrovila,há 6 km do local onde ocorreu o assassinato.
Como foi 
Segundo o que a esposa relatou para a polícia,o marido dela estava jantando com algumas outras pessoas debaixo do alpendre de seu pequeno bar,quando dois elementos chegaram numa moto.Ambos usavam capacete e um deles já desceu sacando o revólver e disparando contra ele.Atingida,a vítima teria corrido pela rua tentando se refugiar em um matagal em frente ao seu comércio.Nesse momento um outro disparo é efetuado e Tico cai a uma distância de aproximadamente 50mts do bar.Mesmo implorando para não morrer,ele ainda recebe outros dois disparos, sendo um na cabeça.Os suspeitos empreenderam fuga na moto sem serem reconhecidos pelas testemunhas.
O caso será investigado pela Delegacia de Granja.Alguns nomes de suspeitos foram repassados para a Polícia.