quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Governo da Holanda vai cobrar diárias de presos

O Governo holandês decidiu adotar a mesma política da Dinamarca e Alemanha e impor a seus presidiários o pagamento de 16 euros (50 reais) por dia por ficarem atrás das grades. O projeto de lei deriva dos acordos pactuados pela atual coalizão no poder, formada por liberais de direita e social-democratas, e busca duas coisas: obrigar o criminoso a assumir o custo de seus atos e poupar, concretamente, 65 milhões de euros (205 milhões de reais) em despesas judiciais e policiais.
Na Holanda existem 29 presídios, sendo que deste total 8 foram fechados por falta de presos. O Governo holandês diz que o detento é parte integrante da sociedade e se comete um delito tem obrigação de contribuir com os gastos inerentes. No Brasil é totalmente o contrário. Presídios são construídos todos os meses, o detento raramente trabalha e sua família ainda recebe do Governo Federal uma ajuda de custo superior ao salário mínimo, ou seja 982 reais. É O BRASIL.

Ex-vereador é morto em Bela Cruz, no Ceará

Um homem identificado como Raimundo Edmar Pires, 71 anos, ex-vereador da cidade de Bela Cruz, foi morto no próprio município, por volta das 14h. Raimundo estava próximo a sua residência, em seu veículo, um Renault Clio de cor vermelha, quando um indivíduo se aproximou e disparou três vezes contra a vítima.

De acordo com testemunhas, o motoqueiro, que estava de camisa preta e bermuda, levou apenas uma pasta com documentos da vítima. A quantia em dinheiro, que estava no bolso de Raimundo, não foi levada pelo indivíduo. O valor era de, aproximadamente, R$ 4 mil reais.

Raimundo foi levado ao hospital do município ainda com vida, mas não resistiu. O autor dos disparos ainda está foragido.

Sobe 3,5% o consumo de energia no País

O consumo de energia elétrica no país fechou 2013 com elevação de 3,5% se comparado com o ano anterior, somando 463,7 mil gigawatts-hora.
Os dados do ano passado, divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indicam que o aumento foi puxado pelo consumo das residências, que chegou a subir 6,1%.
O maior acesso ao uso de eletrodomésticos também elevou a utilização de energia elétrica na classe residencial.
A Região Nordeste foi a que mais contribuiu para o aumento do consumo de energia na classe residencial em 2013.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

103 pessoas foram libertadas da situação de trabalho escravo no Ceará em 2013

Em 2013, 103 trabalhadores foram libertados da situação de trabalho escravo no Ceará. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) em balanço feito pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE).

De acordo com o balanço, cinco atividades econômicas são as mais propensas a concentrarem trabalhadores em situação de escravidão no Estado. São elas: cana-de-açúcar, carvão, melão e roço/limpeza sob os fios de alta tensão, retirada de lenha e carnaúba.

DN Online

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

APROVADOS DO CONCURSO DO MUNICÍPIO DE GRANJA DEVEM SER NOMEADOS ATÉ JULHO DE 2014

O Ministério Público do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Granja firmaram dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) sobre o concurso público para novos servidores municipais. Os documentos foram assinados no dia 18 de dezembro pelo promotor de Justiça Breno Rangel Nunes da Costa e pelo prefeito municipal, Romeu Aldigueri de Arruda Coelho. No primeiro TAC, foi garantido um desconto de 50% no valor da inscrição do atual concurso a todos aqueles que apresentassem o comprovante de inscrição e de pagamento do concurso anulado. O objetivo foi tentar minimizar o prejuízo dos candidatos que participaram do certame anulado por indícios de fraude. No outro TAC, ainda sobre o concurso público, a Prefeitura de Granja se comprometeu a realizar e a encerrar, com a devida homologação, o processo até o dia 2 de maio. Deverão ser nomeados, no mínimo, 850 novos servidores para o provimento dos cargos dispostos na Lei nº 973/2013 até o dia 2 de junho. Também ficou acordado que, se ocorrer algum atraso no cronograma do concurso, sem que tal demora possa ser imputada ao ente municipal, as datas estipuladas podem ser postergadas até o dia 2 de junho (homologação) e 2 de julho (nomeação). Vale destacar que foi incluída no edital do concurso público de Granja, a pedido do MP, a isenção para pessoas reconhecidamente carentes, com base na Lei Estadual nº 14859/2010. O descumprimento ou violação dos compromissos assumidos nos TACs implicará em multa diária pessoal ao prefeito de Granja no valor de R$ 5 mil.

Fonte:Camocim Online via MPE

CAMOCINENSE DE 51 ANOS É ENCONTRADO MORTO ÀS MARGENS DA CE-085,HÁ CERCA DE 20 KM DE PARAZINHO.

Um camocinense de 51 anos identificado como Maximiano de Araújo  foi encontrado morto por volta das 09h00 da noite de segunda-feira (27), às margens da CE-85, na localidade de Córrego de Dentro/Camocim, há cerca de 20 km de Parazinho. 
Os policiais do destacamento policial de Parazinho foram até o local e constataram a veracidade da informação. A vítima estava caída no chão e ao que tudo indica teria sido vítima de acidente de trânsito. Os policiais permaneceram no local fazendo o isolamento da área até a chegada da perícia forense, que compareceu ao local e removeu o corpo para o IML de Sobral.

Fonte:Camocim Polícia 24h