sábado, 5 de outubro de 2013

DILMA PERDE OU GANHA COM AS CANDIDATURAS DOIS EM UM ?

Na última pesquisa Ibope, realizada em setembro, a presidente Dilma Rousseff já voltava a vencer em primeiro turno. Tinha 38% das intenções de voto, contra 16% de Marina Silva, 11% de Aécio Neves e 4% de Eduardo Campos.
Por isso mesmo, a oposição estimulava outras candidaturas. José Serra, por exemplo, concorreria pelo PPS. E colunistas da mídia conservadora defendiam enfaticamente que a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, fosse aprovada, para que pudesse haver maior competição política, em 2014.
Assim, com cinco candidatos (Dilma, Marina, Aécio, Serra e Campos), um segundo turno seria praticamente inevitável.
No meio da semana, ocorreu a primeira eliminação. José Serra foi convencido por Aécio Neves a permanecer no PSDB. E ainda que não se esforce pelo mineiro, o PSDB tem hoje uma situação de "dois em um".
Neste sábado, veio a segunda eliminação, com a filiação de Marina Silva ao PSB, onde deverá ser vice de Eduardo Campos .
Novamente, outra situação "dois em um".
Para onde irão os votos de Serra e Marina, ninguém sabe. Mas é improvável que todos eles sejam incorporados por Aécio e Eduardo – nomes que ficaram mais fortes, mas não se sabe, ainda, se a ponto de provocar um segundo turno.
As respostas virão nas próximas semanas, com novas pesquisas eleitorais. Desta vez, com apenas três candidatos: Dilma, Aécio e Eduardo. Será que a presidente ganhou ou perdeu com esse novo cenário?

Marina Silva decide se filiar ao PSB e pode ser vice de Eduardo Campos

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vai anunciar na tarde deste sábado, 05, a adesão ao PSB da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, num acordo que inclui um abrigo "transitório" aos apoiadores da Rede que queiram disputar as eleições do ano que vem. Pelo acordado diretamente entre o governador pernambucano e Marina Silva, nesta sexta-feira, 04, à noite, os dois se postulariam como "pré-candidatos" ao pleito de 2014, sendo que a definição do nome principal da chapa se daria no futuro, "sem ansiedade". Mas o coordenador executivo da Rede, Bazileu Margarido, revelou ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que a ex-senadora "se disporia" a ser vice de Campos por "reconhecer" a sua candidatura.

O anúncio da aliança ocorrerá nesta tarde, em Brasília. Segundo Bazileu, a opção pelo PSB se deu por "maior identidade programática e nos estados".

Agora, O PSB e os marineiros tentam trazer o PPS para essa aliança, partido de oposição ao governo Dilma Rousseff e que ofereceu abrigo à Marina quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro da sigla. O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), um dos apoiadores do projeto de Marina, é o encarregado de tentar trazer o PPS para o time.

Eduardo Campos aceitou oferecer um abrigo "transitório" aos membros da Rede Sustentabilidade. Dessa forma, o partido não questionaria o mandato dos marineiros que chegassem a um cargo eletivo pelo PSB e decidissem migrar quando a sigla de Marina conseguir se viabilizar na Justiça.

Autor de estupro e morte de criança no Rio foi o mesmo que estuprou e matou Luana em Jardim, no Ceará

A prisão do jovem Elder David Marinho, de 22 anos, o "Buda”, sob acusação de estuprar e matar uma criança de 9 anos na Zona Sul do Rio de Janeiro, remeteu a um caso semelhante ocorrido no dia 21 de abril de 2008 no município de Jardim. Naquela data a vítima foi Luana de Jesus Amorim Miranda, de 4 anos, e, no último sábado (28), Rebeca Miranda de Carvalho. Elas não são parentes e, em comum, apenas o fato de terem sido abusadas e mortas pela mesma pessoa.

Outro grave crime cometido por ele foi a acusação gratuita contra seu companheiro de trabalho no parque de diversão em Jardim, Genival Santos da Silva, na época com 22 anos, o qual terminou sendo abusado sexualmente por companheiros de cela na Penitenciária de Juazeiro. Buda tinha brigado com o mesmo e tentado matá-lo com uma faca na tarde do dia 21 de abril decidindo apontar este como co-autor do estupro. Genival só conseguiu provar sua inocência após 100 dias preso.

A reportagem não conseguiu descobrir por quanto tempo Buda ficou preso no Cariri e a notícia de novo crime de estupro seguido de homicídio praticado por ele no Rio de Janeiro, ganhou uma conotação de revolta na região Sul do Ceará. Muitos pensavam que ele ainda estivesse recolhido e terminaram se deparando com a informação de sua prisão na favela de Rio das Pedras em Jacarepaguá (RJ) com o celular que pertencia a mais uma criança vítima do seus sadismo.

Buda é nativo de Juazeiro do Norte e confessou o crime a exemplo do que fizera no Ceará após ser preso. No Rio de Janeiro, Rebeca foi encontrada morta em um barranco perto da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha e coberta com telhas. Já no município de Jardim, Luana foi encontrada em um matagal e o acusado não se furtou em contar os detalhes de suas atrocidades contra a menor. O homem apelidado por “Alemão” que Buda acusou de envolvimento quase era linchado por populares ao ser preso.

Na época, o verdadeiro autor do crime foi encaminhado para o Juizado da Infância e Juventude de Juazeiro. A polícia já tinha provas concretas contra o mesmo como suas roupas sujas de sangue encontradas no parque de diversões que estava funcionando em Jardim e esperma dele nas vestes da criança. Na penitenciária, espancaram Alemão por cerca de meia hora e os detentos ainda introduziram um pedaço de cabo de vassouras no seu ânus.

Antes, populares revoltados destruíram alguns brinquedos do parque de diversões em Jardim e tentaram atear fogo no caminhão, mas foram contidos pela polícia. Em maio de 2008 o governador Cid Gomes visitou os pais de Luana naquele município. Até a mãe de Isabella Nardoni, menina de 5 anos que foi jogada da janela do 6º andar de um edifício em São Paulo, Ana Carolina de Oliveira manteve contatos com a mãe da criança. Somente no dia 9 de julho de 2008, Buda decidiu contar a verdade que havia agido sozinho inocentando “Alemão” quando este ganhou liberdade.

Miséria

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TSE REJEITA PEDIDO DE REGISTRO DA REDE

03/10/2013 - Em sessão realizada na noite desta quinta-feira, 3, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade. De acordo com a relatora, ministra Laurita Vaz, a Rede cumpriu todos os requisitos para o registro de partido, exceto a entrega do número mínimo de apoios validados pelos cartórios. O voto da relatora foi seguido por cinco dos seis ministros. Vota neste momento o ministro Gilmar Mendes. Para o TSE, a Rede comprovou ter o apoio de cerca de 442.524 – cerca de 50 mil apoiamentos a menos do que o exigido. O advogado da Rede, Torquato Jardim, defendeu em sua sustentação que outras 95 mil assinaturas fossem consideradas, pois foram rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais. A ministra, no entanto, acolheu a recomendação do vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, de que não seria razoável pedir que os cartórios fizessem uma discriminação individualizada da negativa de cada uma dessas assinaturas. "Verificado o não cumprimento de apoiamento mínimo para a nova sigla, eu voto pelo indeferimento do registro", disse Laurita. O ministro João Otávio de Noronha, que tomou posse nesta semana, disse que "não há aqui o menor espaço de flexibilização de interpretação da norma". Ele afirmou que, mesmo que Marina esteja em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, não há como contornar a exigência da lei. "Nós não podemos nos mover pela sensibilidade ética ou pessoal. Temos que nos mover pela sensibilidade jurídica", disse. O ministro Henrique Neves, que também acompanhou o voto da relatora, disse que o caso da Rede é igual ao do PEN, que também teve o seu registro negado nos últimos dias do prazo legal e ficou de fora das eleições muncipais de 2012.

Fonte:Estadão

Facebook cumpre decisão judicial e retira textos da rede social

O Facebook informou nesta quinta-feira ter cumprido ordem judicial da 1ª Vara Cível de São Paulo para remover da rede social publicações consideradas ofensivas.
O juiz Régis Rodrigues Bonvicino havia dado prazo de 48 horas, que começou a ser contado na quarta-feira, para que todas as postagens consideradas ofensivas da apresentadora Luize Altenhofen contra o seu vizinho, Eudes Gondim Junior, fossem retiradas da rede social. 
Caso não cumprisse a decisão, o site poderia sair do ar. "Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", disse o Facebook em comunicado enviado por email.

Entenda o caso

No início do ano, Luize Altenhofen fez supostos comentários ofensivos em redes sociais da internet contra um vizinho que acusa de ter agredido seu cachorro. Um dos cães da artista teria invadido o jardim do cirurgião dentista Eudes Gondim Júnior, no Butantã, bairro na zona oeste da capital paulista.

Segundo o advogado Paulo Roberto Esteves, que defende Gondim, o cão teria ameaçado os filhos pequenos de seu cliente, que se defendeu com uma barra metálica, batendo no animal, que não morreu. Altenhofen teria se vingado de Gondim, de acordo com Esteves, batendo com seu carro no portão do dentista.

"Quando ela repercutiu a notícia no Facebook isso se espalhou rapidamente, e várias outras pessoas, inclusive artistas, foram dando opiniões agressivas. Na ação indenizatória por danos morais, pedimos que o juiz concedesse a tutela para retirar essas expressões ofensivas da internet. Havia até uma foto dele com uma faixa escrito assassino. O endereço dele também foi divulgado na rede social", diz o advogado.

Ao longo do processo judicial, o Facebook solicitou que fossem indicados os endereços das páginas que a defesa de Gondim queria que fossem removidas do sistema. Segundo o despacho do juiz, Gondim juntou os endereços eletrônicos e os encaminhou para o Facebook. Contudo, no dia 31 de julho, a empresa "afirmou que não é responsável pelo gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site".

O juiz Bonvicino escreveu que "se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras". O magistrado considera que a postura da empresa "torna-se ainda mais sombria" se confrontada com o próprio pedido do Facebook para que o requerente informasse, por meio do processo judicial, quais páginas deveriam ser removidas.

YAHOO NOTÍCIAS

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Facebook pode ser retirado do ar caso não cumpra decisão judicial

Uma decisão judicial do Tribunal de Justiçade São Paulo estabeleceu um prazo de 48 horas para que o Facebook retire do ar mensagens que foram publicadas pela apresentadora e modelo Luize Altenhofensobre o dentista Eudes Gondim Jr.
As mensagens consideradas ofensivas da apresentadora são contra um vizinho por uma confusão com o cachorro da apresentadora.
A publicação foi postada em janeiro deste ano e, desde então, vem sendo alvo dedeterminações judiciais para a retirada.
Caso não seja cumprida a determinação da última quarta-feira (02) da 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo no período estipulado, o TJ de São Paulo pedirá a provedores de internet, que bloqueiem a rede social.
A filial brasileira do Facebook informou que o gerenciamento do conteúdo não é de responsabilidade dela e sim da matriz nos Estados Unidos.

Fonte:DN

Tasso Jereissati nega candidatura ao governo do Estado


Na tarde desta quinta-feira, 03, o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati ao anunciar novas filiações ao PSDB negou sua candidatura ao governo do Estado em 2014. Segundo Tasso, a atual política estaria apodrecida e precisando de sangue novo. “O que precisamos é de gente nova. Hoje o que vemos é a sociedade civil entrando no partido com seus representantes sem vícios políticos e sem nenhum tipo de comportamento que seja parecido com o que vemos atualmente”, disse.
Outro motivo para não se lançar candidato seria a oligarquia que, assim, estaria se estabelecendo. “Eu já fui doze anos governador, depois foram 12 anos com a família Gomes. Um dos princípios que me fez entrar na política no passado foi o fato de o Ceará ser um estado moderno, que tivesse um processo de renovação de idéias e de partido, com rotatividade e não fazer política com os mesmos se perpetuando como foi no passado. Então nesse sentido digo que o ideal é que apareça gente nova”.
Novas filiações
Segundo informações da assessoria do PSDB, nas últimas 24 horas foram realizadas mais de 50 filiações, mas a expectativa é de que nos próximos dias um grupo de pelo menos 500 profissionais das mais diversas categorias estejam aderindo à sigla. Durante o evento realizado hoje na sede do Partido em Fortaleza, dois desses novos integrantes foram apresentados. Trata-se dos médicos João Batista Lins e Maira Pinheiro. “Sabemos o quanto será difícil o nosso desafio, mas acima de tudo temos uma causa e é por ela que vamos lutar”, disse Maíra já se colocando como candidata à deputada estadual em 2014.
Senado
Se Tasso Jereissati negou veementemente disputar o cargo de governador, o mesmo não aconteceu para o Senado. “Isso é coisa para se ver somente em 2014. Lógico que sempre que se vê uma pesquisa positiva para seu lado, todo mundo gosta, mas a questão não é bem essa”, comentou.

FONTE:CEARÁ AGORA

Greve dos bancários chega ao 15° dia

Os bancários pedem mais
 segurança e aumento no
 piso salarial além da inflação

greve dos bancários chega nesta quinta-feira (3) ao seu 15° dia e tem adesão de 400 das 507 agências bancárias do Ceará. O reforço na segurança é uma das principais reivindicações dos bancários, que afirmam que, enquanto eles pedem mais estabilidade, agências são atacadas em todo o Estado. "Enquanto acontece a greve, continuam acontecendo os ataques a bancos, assaltos e explosões. Os bancários querem mais segurança. Porta de segurança, divisória, biombo, para ter controle de acesso e privacidade no atendimento", declarou o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra Marques. Carlos Eduardo viajou nesta quinta-feira para participar de uma reunião do Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo, que avaliará a greve e definirá as estratégias a serem tomadas. Além do reforço na segurança, os bancários pedem mais contrataçõesaumento na remuneração, com aumento do piso e benefícios. Os bancários alegam que os banqueiros oferecem apenas o reajuste baseado na inflação, que é de 6,1%.

Ataques continuam no Ceará - No dia 19 de setembro, quando começou a greve, uma agência do Bradesco foi atacada por, pelo menos, 10 homens em Palmácia. No dia 27 de setembro, três agências foram atacadas no Estado. O primeiro aconteceu em Apuiarés. Em Meruoca, agências do Bradesco e Banco do Brasil foram explodidas pela madrugada. Pela manhã, uma agência do Bradesco foi atacada em CatarinaNo dia 1° de março, 15 homens invadiram uma agência do Banco do Brasil em Frecheirinha, zona norte do Ceará, e explodiu caixas eletrônicos.

O Campeonato Granjense de Futebol de Salão será iniciado hoje

O Campeonato Granjense de Futebol de Salão será iniciado hoje, quinta-feira (03), às 17hs, no Ginásio Arrudinha. Contando com a participação de 20 equipes e mais de 300 atletas inscritos. O torneio seguirá o critério de mata-mata, ou seja, todas as equipes se enfrentarão em regime eliminatório.






Fonte:Parazinet


Até morto assinou lista de filiação ao partido Solidariedade

O Solidariedade começou a coletar assinaturas em novembro de 2011. Estranhamente, uma das firmas de apoio à criação da sigla é de um servidor do Senado que morreu cinco anos antes: José Washington Chaves. A Justiça Eleitoral invalidou a ficha. Mas esse não é o único problema. Funcionários da Casa também negam ter subscrito documento a favor da legenda. No entanto, seus nomes constam em lista do Solidariedade.
O Correio apurou que dos 589 apoiadores apresentados no Cartório Eleitoral da 14a Zona, na Asa Norte, 525 são servidores do Congresso Nacional ou do TCU. O que reforça as suspeitas de fraude, apesar das negativas do dono do partido, o deputado Paulinho da Força.
Informações do Correio Braziliense

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Prêmio da Mega-Sena chega a R$ 12,5 milhões nesta quarta-feira

O concurso número 1.535 da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 12,5 milhões, caso algum apostador acerte as seis dezenas da sorte, nesta quarta-feira (2). O sorteio acontece em Barra de São Francisco (ES), às 20h.

Por ter final com número 5, este concurso recebe adicional de 22% do total destinado a prêmio nos últimos sorteios.

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o valor é suficiente para comprar uma frota de 104 carros de luxo. Já se fosse aplicado na poupança, o prêmio teria rendimento mensal de R$ 60 mil.

A aposta mínima custa R$ 2 e pode ser feita até as 19h, em qualquer uma das lotéricas do país.

No último sorteio, realizado no sábado (28), um apostador de Italva (RJ) acertou os números 01 - 12 - 28 - 29 - 34 - 48 e ganhou aproximadamente R$ 5,7 milhões.

CINZAS DO EX-PREFEITO DE GRANJA, ESMERINO ARRUDA, SÃO DEPOSITADAS NO MAUSOLÉU EM PARAZINHO

Uma missa de sétimo dia celebrada às 19:00h desta Terça-feira (01), na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, no Distrito de Parazinho, marcou o adeus definitivo de familiares e amigos ao Ex-Prefeito de Granja, Esmerino Arruda. Após a cerimônia religiosa, suas cinzas foram depositadas em um mausoléu, construído por ele, que fica localizado na conhecida Casa de Pedra, sua residência naquela localidade. Um grande número de pessoas esteve presente para se despedir de Esmerino Arruda, que  faleceu devido à complicações com sua saúde, aos 91 anos, em Fortaleza, no último dia 25 de Setembro. Seu corpo foi velado na última quinta, 26 de Setembro , na sede da Prefeitura Municipal de Granja.

Fonte:Camocim online

terça-feira, 1 de outubro de 2013

10 vagas para o Ceará em concurso do IBGE

A espera pelos concursos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acabou no dia 23 de setembro, com a publicação de dois editais e a abertura de 420 vagas. Para o cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas há 300 vagas, com 5% das colocações reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNEs). Os aprovados ocuparão as vagas em municípios de todas as unidades da federação, com exceção do Distrito Federal. Para o Ceará são destinados 10 postos, que serão lotados nos municípios de Baturité, Crateús, Crato, Iguatu, Itapajé, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas e SobralO emprego exige ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação e remunera com salário entre R$ 2.813,10 e R$ 4.210,49, dependendo da gratificação. Para quem possui diploma de graduação, o instituto disponibiliza 120 colocações, com 5% reservados a PNEs e remunerações mensais que vão de R$ 6.355,60 a R$ 7.930,24, de acordo com os benefícios. Todas as oportunidades são para as unidades localizadas no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições podem ser feitas no site entre o dia 1º e 24 de outubro. As taxas são de R$ 50 para técnico e de R$ 110 para as demais profissões. As provas objetivas serão aplicadas para todas as carreiras no dia 1º de dezembro.

Horário de verão começa no dia 20

Brasília. A partir do terceiro domingo de outubro, dia 20, moradores de estados do Sul, Sudeste e de parte do Centro-Oeste têm de adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão vai até 16 de fevereiro de 2014.

O governo publicou ontem decisão que exclui Tocantins da abrangência. A nova redação informa que "a hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal".

A determinação integra edição do Diário Oficial da União de ontem, 30. Com a mudança de horário, Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília; estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ficam com uma hora a menos em relação à capital federal.

Fonte:DN

Contas estão sem julgamento há 40 anos no TCE

A despeito do arcabouço de leis que garante a transparência dos órgãos públicos, o controle social ainda enfrenta barreiras longe de serem resolvidas. Levantamento solicitado pelo Diário do Nordeste revela que no Tribunal de Contas do Estado (TCE) 1.026 contas de gestores não foram julgadas pela Corte, algumas delas de 40 anos atrás. Em situação mais nebulosa encontra-se o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que sequer divulga o total desses processos que aguardam julgamento. De 2007 até hoje, são 3.005 contas que não foram julgadas.

Na prática, se essas pessoas que ocuparam cargos públicos não têm as contas apreciadas, ficam sob permanente suspeita. Além disso, os recursos públicos manipulados nas secretarias das prefeituras e do Estado não passam pelo pente-fino das fiscalizações, favorecendo desvios de recursos e outras irregularidades. As cifras não monitoradas fogem do controle até dos tribunais de contas - que não têm dados precisos sobre o assunto -, mas a estimativa é de que esses valores sejam nada modestos.

Só para se ter noção do congelamento de alguns processos, até o momento, o TCE não julgou as contas de gestão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) do ano de 1974, de quase quatro décadas atrás. Outras centenas estão em situação semelhante. Como já foram prescritas, a fiscalização desses recursos também passou em branco pelo Tribunal. A Secretaria da Saúde tem contas de 1991 e de anos posteriores que ainda não foram analisadas pela Corte de Contas do Estado.

Na Assembleia Legislativa, a Comissão de Fiscalização e Controle tem o papel de acompanhar "atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta", sendo responsável também por analisar os pareceres encaminhados pelos tribunais de contas do Estado e dos Municípios referentes às prestações de contas de Governo.

PM RECUPERA MOTO FURTADA EM TIANGUÁ NA ZONA RURAL DE GRANJA

No sábado (28), policiais militares do destacamento de Granja receberam uma denúncia anônima dando conta que no distrito de Santa Terezinha (Granja) havia uma motocicleta que teria sido furtada na cidade de Tianguá. Os policiais foram até o referido distrito e localizaram a moto embaixo de uma árvore. Perguntados sobre quem era o proprietário da moto, as pessoas da comunidade disseram não saber. 

Sem localizar o condutor da motocicleta, os policiais conduziram a moto para o pátio da DPC de Granja e lá foi constatado que a moto Honda Titan KS 150cc de cor preta sem placa realmente tinha sido furtada da cidade de Tianguá. No domingo, o proprietário foi localizado e mediante apresentação do documento da mesma e de um termo de entrega, o veículo foi devolvido para o seu proprietário.  
Recuperaram a moto: Cb Veras, Cb Gildo e Sd Wellinson
 
Fonte:Camocim Polícia 24h

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LULA SEGURA LUIZIANNE PARA DISPUTAR O GOVERNO DO CEARÁ

Enquanto o governador do Ceará, Cid Gomes cai fora do PSB, anunciando amanhã seu ingresso provavelmente no PROS ou PDT, após atrito com o governador Eduardo Campos, sua maior adversária no Estado, ex-prefeita Luizianne Lins se prepara para disputar o governo do Estado pelo PT, com apoio do presidente Lula. Isto é o que publica a revista Época, em nota do colunista Felipe Patury. De acordo com o jornalista, Luizianne Lins, caso permaneça no PT, seria contemplada com sua candidatura na eleição majoritária no Ceará em 2014 e com o apoio de Lula.
“Desprezada no PT, a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins chegou a ameaçar vestir a camisa do PSB e se candidatar por esse partido ao governo do Ceará. Só desistiu porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que ela ficasse. O prêmio veio agora. O presidente do PT, Rui Falcão, avisou a seus aliados cearenses que Luizianne terá a vaga majoritária que couber ao partido no Estado. Ela quer disputar o Senado ou o governo estadual”, diz o colunista.

Sobral de prima

Extrema pobreza no Ceará tem redução drástica

O Ceará reduziu drasticamente a extrema pobreza nos últimos 11 anos. Em 2001, o percentual de pessoas com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70 era de 22,2%. Em 2012, esse índice caiu para 8,5%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27) tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) ano 2012. Baseado nesses dados o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) calculou alguns dos principais indicadores para o estado do Ceará. O índice da pobreza, pessoas com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 140, também teve queda acentuada, caindo de 48,7% em 2001 para 21,2% em 2012.  Todas as informações estão a preços de 2012, corrigidos pelo INPC.

Fonte:Ceará agora

Pesquisa aponta Ceará com cesta básica mais cara do país

Os principais produtos que tiveram aumento foi a farinha de trigo , feijão, leite e a banana


O preço da cesta básica no Ceará teve aumento de 19% em relação ao ano passado. O dado é da pesquisa realizada pela Proteste, segundo a qual o Estado tem a cesta básica mais cara do país, seguido por Bahia (17%), Maranhão (17%) e Paraíba (16%)
Michele Alves, responsável pela pesquisa disse em entrevista à Folha de São Paulo que o aumento pode estar relacionado à ascensão da classe média e e o valor do frete para o nordeste ser mais elevado do que para outras regiões.
Produtos
De acordo com Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa, os principais produtos que registraram aumento foram a farinha de trigo, o leite o feijão e a farinha branca.  Enquanto a farinha de trigo passou de R$ 2,30 no ano passado para R$ 2,50 neste ano, a caixa com 12 unidades do leite subiu de R$ 33,00 para R$ 35,00. O feijão carioquinha, tradicional na mesa cearense, passou de R$ 2,30 para R$ 2,80 o quilo e a farinha branca comum, que custava R$ 2,80, agora está de R$ 3,00. Com relação às frutas, o destaque foi para a banana, cujo preço aumentou de R$ 1,80 para R$ 2,00.
O analista explica que a seca é o principal fator para para o aumento dos preços na região. “A chuva não tem sido adequada para o plantio e os produtos vem de fora”. Este é o caso do feijão, farinha comum e leite. O primeiro produto está sendo cultivado apenas com a irrigação na Bahia e Goiás. “Regiões distantes abastecem a região do Nordeste”. No caso da farinha comum, Girão explica que parte do produto também é direcionada para alimentação dos animais o que diminui mais ainda a oferta no mercado, tornando-o mais caro.
A farinha de trigo, por outro lado, é importada da Argentina e dos Estados Unidos, portanto o preço fica sujeito à variação do dólar no mercado, o que foi verificado recentemente. Ela é responsável, por exemplo, pelo aumento no preço dos pães.
Segundo Girão, a cesta básica neste ano custa em torno de R$ 274,38, contra R$ 245,75 em 2012. Os dados compara agosto de 2012 e 2013, com um acumulado anual de 7,58%.
Pesquisas
Ainda nesta semana, mais pesquisas sobre o assunto serão divulgadas pelo Diese e INPC (IBGE).
Fonte:Tríbuna do Ceará

Vicente Arruda e Romeu Aldigueri trocam o PR pelo PROS se aliando a Cid Gomes

O deputado federal Vicente Arruda e o prefeito de Granja, Romeu Aldigueri deixaram o PR e vão assinar ficha de filiação no PROS. Vicente Arruda e Romeu eram ligados ao ex-governador Lúcio Alcântara e ao ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.  





Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/