sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"VEÍCULOS OFICIAIS"


A 6ª economia do mundo ainda mantém práticas de republiquetas do 3º mundo: utilização de veículos oficiais para uso particular, neste caso da foto, por uma Conselheira do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Ela acha super normal e você?
Veículos oficiais somente para o Presidente da República, Governadores e Prefeitos. O restante, vão trabalhar como todo povo brasileiro: com seus veículos, de ônibus, de taxi, de bicicleta ou a pé."
Em tempo: Isso também tem por aqui..

Expectativa de vida do brasileiro chega a 74 anos e 29 dias


A expectativa de vida dos brasileiros chegou a 74 anos e 29 dias em 2011, revelou nesta quinta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos 11 anos, a taxa avançou em média 4 meses por ano.
Com base no Censo, o órgão constatou que o brasileiro ganhou 3 meses e 21 dias de esperança de vida em 2011, em relação à taxa verificada no ano anterior, de 73,76 anos. Na comparação com 2000, o ganho foi de três anos, sete meses e 29 dias.
(Agência Brasil)

Pagamento da primeira parcela do 13º salário está saindo


“Termina nesta sexta-feira o prazo para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Planejar com antecedência como esse dinheiro vai ser gasto – somado ou não à segunda parcela, a ser paga até 20 de dezembro – pode ser vantajoso, pois o trabalhador aproveita possíveis rendimentos gerados pela aplicação do valor, evita o aumento de dívidas devido à cobrança de juros por contas atrasadas ou gasta de forma mais consciente.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que cerca de R$ 130 bilhões serão injetados na economia com os gastos do décimo terceiro, o que representa cerca de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo a Previdência, só com o pagamento da segunda parcela do decimo terceiro a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de R$ 11 bilhões estarão disponíveis para os gastos de fim de ano.
De acordo com o advogado trabalhista e previdenciário Paulo Pirolla, o planejamento do uso do décimo terceiro vai depender da situação econômica e financeira de cada trabalhador na hora do recebimento. As opções são quitar dívidas, poupar, investir ou gastar. Pirolla explicou à Agência Brasil os benefícios e prejuízos de cada uma dessas opções e ressaltou que a melhor solução é pensar de antemão quais são os objetivos a ser alcançados com o uso do dinheiro.”
(Agência Brasil)

Competência: Delegado de Massapê (Dr. Junior) já prendeu mais de 100 traficantes em apenas 3 anos

José Fernandes Vieira Júnior (Dr. Júnior), Delegado Municipal da cidade de Massapê, realizou somente no ano de 2012 (até a data de 30/11/2012) a prisão de 37 traficantes em flagrante. Vale ressaltar que o Delegado participou pessoalmente de todas as prisões. Dr. Júnior é um ícone na Polícia Civil do Ceará. Em apenas três anos no comando da Delegacia Municipal de Massapê, o referido delegado já prendeu mais 100 traficantes de drogas. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Welington mostra em plenário fotos da dura realidade da seca no interior do Ceará


No primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (28), o deputado Welington Landim (PSB) destacou os danos causados pela seca no Ceará. Ele mostrou fotos da triste realidade que assola o interior do Estado: “ A situação é muito grave e faço um apelo para que seja minimizada”, frisou.
Segundo o deputado Welington Landim, líder do PSB, se em 2013 as chuvas forem menores a situação de seca nos municípios vai piorar. “Se não chover até janeiro, açudes que nunca secam vão ficar com apenas 10% de água”, disse. O deputado salientou que poços profundos e cacimbas também estão secos. “As famílias estão morrendo de fome e sede”, apontou.
Welington disse, ainda, que “o Ceará vive a pior seca dos últimos tempos. O maior exemplo é o nível dos nossos açudes. Para que todos tenham uma ideia, vejam a situação ano a ano dos açudes cearenses: Em 2005 nossas bacias hidrográfica terminaram o período chuvoso – por volta do mês de junho – com 71 por cento de água armazenada; Em 2006 o número foi semelhante: 70 por cento; Em 2007 a quantidade de água armazenada em nossos açudes caiu para 62 por cento; Em 2008 subiu para 85 por cento; Em 2009 aumentou ainda mais. Para 96 por cento; Em 2010 caiu para 79 por cento; E em 2011 caiu para 85 por cento.
A maior preocupação, segundo Welignton Landim, é que no final da quadra chuvosa deste ano de 2012 o armazenamento dos nossos açudes era de apenas 69 por cento. Ele revelou, também, que neste mês de novembro, os açudes monitorados pela Cogerh e pelo DNOCS acumulam apenas 52 por cento de água
Publicado  por 

GRANJA: PREFEITURA PROMOVE REUNIÃO COM VIGILANTES E GUARDAS MUNICIPAIS.


Representada pelo Secretário de Gestão, Adriano Teixeira, a Prefeitura Municipal de Granja promoveu na tarde desta quarta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal  de Vereadores, uma reunião com servidores da Guarda municipal e vigilantes. Entre os assuntos em pauta, o atraso no pagamento salarial do mês de outubro pois muitos dos presentes à reunião ainda não o recebeu. Adriano Teixeira iniciou a reunião fazendo uma esplanação aos servidores presentes sobre a real situação deixada pelo prefeito afastado, Hélio Fontenele, e das dificuldades encontradas pelo prefeito em exercício, João José dos Santos (João Turé), para efetuar os pagamentos de água, luz, fornecedores e funcionários da prefeitura. De acordo com ele, as contas estão bloqueadas mas que a prefeitura vem tentando solucionar o problema para que todos os servidores recebam seus sálarios atrasados o mais rápido possivel. Quanto aos funcionários contratados, Teixeira lembrou que os contratos se encerraram no último dia 9 de novembro e que uma das determinações feitas pelo promotor de Justiça da Comarca de Granja, Breno Rangel Nunes da Costa, era que de o prefeito em exercício, João José, renovasse apenas aqueles que fossem estritamente necessários.
Durante aproximadamente duas horas, o Secretário de Gestão respondeu as indigações feitas pelos servidores. Ele lamentou a situação em que os funcionários públicos se encontram, pediu um pouco mais de paciência e taxou de irresponsável a forma como a qual todos foram tratados pelas administrações anteriores. A reunião foi encerrada com Adriano Teixeira firmando um compromisso com todos de que na administração do prefeito eleito, Romeu Aldigueri, os servidores municipais irão ter  valor pois, de acordo com Teixeira, a prefeitura irá promover cursos para melhor capacitar seus funcionários e garantir os direitos trabalhistas que atualmente eles não recebem. Na saída do plenário da Câmara de Vereadores, vigilantes e guardas municipais disseram que o encontro foi satisfatório pois tiveram a oportunidade de ter alguém da prefeitura para ouvir as  reinvindicações das categorias.
com informações e fotos do blog folha granjense

Jornalista Joelmir Beting morre aos 75 anos


Quatro dias depois de sofrer um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVE), o jornalista Joelmir Beting morreu no início da madrugada desta quinta-feira, aos 75 anos, em São Paulo. Ele estava em coma irreversível, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira pelo Hospital Albert Einstein, onde estava internado desde 22 de outubro para tratar de uma doença autoimune.
O jornalista estava sedado, respirando com o auxílio de aparelhos e fazia diálise. Joelmir sofreu o AVE já internado no hospital.
Após pouco mais de um mês de internação, ele apresentava melhora mas, antes de receber alta, sofreu o acidente vascular, segundo o hospital.
Fonte: Site de Veja

PREFEITO DE MARTINÓPOLE É CONVOCADO PELA JUSTIÇA PARA FACILITAR TRANSIÇÃO DE NOVO GOVERNO


Como já tínhamos postado Aqui o novo prefeito eleito James Bél (PMDB), tem encontrado dificuldades em obter informações sobre a situação do município de Martinópole por conta da resistência do atual gestor em fornecer informações.
Segundo ficamos sabendo está marcada para esta quinta-feira uma audiência com o novo prefeito eleito e o atual para que os mesmos firmem um acordo no sentido de que a equipe de transição de James Bél possa atuar dentro da prefeitura e secretarias tomando conhecimento da situação para que no ano de 2013 as ações estejam planejadas.
O povo espera que seja feita uma transição democrática, tanto pelo administrador atual como pelo prefeito eleito, realizando uma transição administrativa pacífica, transparente, clara, direta, na forma da lei.
Acreditamos que o atual prefeito Francisco Fontenele (PSD) mesmo tendo sido convocado pela justiça, não comparecerá audiência no fórum. Agora é aguardar pra ver, como diz o ditado: “Quem não deve não teme.”

Fonte:Martinopole acontece

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Subsolo do Ceará é alvo de pesquisas


Tamanho das máquinas assustou moradores de Crateús. Equipamento passou no último sábado pela cidade. Resultados dos estudos sobre a existência ou não de petróleo, minérios, água e gás natural não foram revelados 

FOTO: JÚNIOR SÁ/ DIVULGAÇÃO

O objetivo da empresa Global Geophysical Services é mapear os locais onde possam existir minérios, gás natural, petróleo e água. Trabalho semelhante foi concluído recentemente no Piauí. Desde o fim de 2010, quando a Global fechou parceria com a Petra Energia S.A, houve uma intensificação de estudos dessa natureza no Brasil.

O contrato entre ambas as empresas engloba a aquisição de um projeto de dados em terra sísmica, localizado na Bacia do Rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais.

Pesquisa necessária
Os resultados do levantamento são úteis para as concessionárias que tiverem o interesse em explorar as áreas pesquisadas.



De acordo com o secretário de finanças da Prefeitura de Independência, Coutinho Neto, os primeiros equipamentos e caminhões passaram por Independência na manhã de hoje (ontem). "Eu pessoalmente não vi. Mas os caminhões passaram na área urbana da cidade e os moradores presenciaram a chegada", contou. No sábado passado, a empresa esteve em Crateús. Segundo o secretário adjunto da prefeitura do município, Deoclídes Bezerra Machado, a Global já tinha realizado estudos similares no Piauí. "Eles provocam um pequeno tremor na terra. O trabalho não é demorado, mas o aparato de maquinário impressiona. Estão mapeando o subsolo da região através dessas ondas sísmicas. Querem saber se há gás, água ou petróleo", disse.

Terra treme

Conforme Deoclídes, os abalos causam um estrondo e o tremor pode danificar paredes de casas. "Ainda não houve nenhum caso desse tipo porque eles são muito profissionais. Avisam todos da comunidade ao redor da área que vai ser alvo dos estudos", acrescentou.

Ele adiantou que as informações coletadas pelo levantamento da empresa poderão ser enviadas para a Petrobras.

"Não há nada oficial, mas temos informações que esses mapas no subsolo vão ser encaminhados para Petrobras com intuito de contactar empresas por licitação de contrato de risco interessadas em explorar a área. Pelo que contam na cidade, mas não há nada oficial, é que encontraram gás e tem possibilidade de haver petróleo", contou.

A Petrobras foi contactada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Conforme a Prefeitura de Crateús, a Global presta serviços a vencedora do leilão dos lotes de terras com potencial para extração de petróleo e gás natural, que foi promovido pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

"Estão sendo usados oito caminhões vibradores, que acham o minério em uma profundidade de 10 mil metros pelo som. Cada minério tem um som e os técnicos e engenheiros contratados pela Petrobras estão detectando a qualidade e a quantidade do minério", informa a Prefeitura no seu site oficial

Seca no Ceará: Chuvas devem cair em fevereiro de 2013

O estado do Ceará passa pelo pior período de estiagem dos últimos 29 anos. A estiagem acarretou um prejuízo de milhões de reais, além da grande perda da produção de grãos, de leite e da criação de gados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem cair somente em fevereiro de 2013.
Em 2012, as precipitações observadas no estado ficaram em 50,7% abaixo da média histórica, de acordo com aFundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A média climatológica para o período é de 606,4 milímetros e choveu 299,2 milímetros. Em janeiro de 2012, a Funceme divulgou o prognóstico da estação chuvosa em que havia grande probabilidade de chuva entre a média e abaixo da média para todo o ano.
Para o próximo ano, a Funceme informou que só vai divulgar a primeira previsão oficial da quadra chuvosa no início de janeiro. “Ainda não podemos dizer os números com precisão. O que podemos antecipar é que dezembro será um mês de chuvas pouco significativas”, afirma a meteorologista Dayse de Morais.
Prognóstico de chuvas
Apesar da Funceme só divulgar o prognóstico em janeiro, um dos responsáveis pelas pesquisas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo, antecipou que a previsão para o início das chuvas no Ceará é no mês de fevereiro de 2013. “E mesma que seja no período de chuva, corre o risco de não ser suficiente para resolver o problema. A probabilidade é que chova menos que a média”, explicou.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Depois de Granja, outros municípios poderão ter prefeitos afastados

O Ministério Público Estadual aprofunda investigações sobre denúncias de desmonte em cidades do Interior do Ceará e, na próxima semana, outros prefeitos poderão ter o mesmo caminho do gestor de Granja, Hélio Fontenele, que acabou sendo afastado do cargo.
O MP, em conjunto com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), acumula denúncias de descaso em alguns municípios e poderá pedir a Justiça o bloqueio de recursos no mês de dezembro para evitar que, além de estruturas administrativas com deficiência, os novos prefeitos recebam os Municípios com cofres esvaziados.
O caso de Granja, onde o prefeito não explicou o destino de, pelo menos, R$ 5,5 milhões, é um exemplo que gera preocupação para os novos gestores que tomam posse no dia primeiro de janeiro de 2013. Outros 12 municípios estão na mira do Ministério Público Estadual.
Fonte: Cearaagora

AFASTADO PELA TERCEIRA VEZ, PREFEITO QUESTIONA COMPETÊNCIA DO JUIZ DE GRANJA


A pouco mais de um mês para deixar o cargo, o prefeito de Granja, Hélio Fontenele Magalhães (PSD), entrou com recurso contra a decisão da Justiça, expedida na semana passada, que o manterá longe da prefeitura até o fim do mandato por suspeita de improbidade administrativa. Único gestor pego na Operação Desmonte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público Estadual (MPE), Magalhães sustenta, através de seus advogados Leandro e Eugênio Vasques, a “absoluta incompetência do juiz de primeiro grau” em arbitrar sobre o caso. De acordo com o recurso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teria pacificado entendimento “segundo o qual somente o Tribunal de Justiça é que ostenta competência para afastar gestor municipal que tenha contra si Ação de Improbidade que vise à perda do cargo”. 
Os advogados afirmam ainda que o STJ teria consolidado entendimento segundo o qual “não se pode afastar prefeito municipal no final do mandato eletivo por atentar contra a soberania popular”. Ainda de acordo com o texto, eles se dizem “confiantes”. Conforme as denúncias do MPE, Magalhães teria aberto crédito de R$ 10 milhões mesmo sob o impacto de dívidas já contraídas no valor de R$ 7 milhões por meio de decreto. Teriam sido constatados ainda procedimentos licitatórios pouco claros. Pelo menos desde 2009, Granja tem sofrido com afastamentos no Executivo municipal. Naquele ano, a Justiça decretou perda do mandato de Esmerino Arruda (PSDB) por acusações de uso indevido dos meios de comunicação. Seu adversário político, Romeu Aldigueri (PR), assumiu temporariamente a prefeitura até o retorno de Arruda. No início deste ano, ele anunciou renúncia ao Legislativo, alegando problemas de saúde. Quem assumiu o posto máximo da cidade é Magalhães, seu vice.
Com informações do Jornal O Povo