sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Camocim recebe sistema de abastecimento d’água

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugura neste sábado (21) um sistema de abastecimento do Projeto São José III, na comunidade Assentamento Jatobá, no município de Camocim. A obra será inaugurada na própria comunidade, às 09 horas. O Estado investiu R$ 106.517 nas obras do sistema, com recursos do Projeto São José III. Ao todo, 63 famílias da localidade serão contempladas.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ressalta que além dos sistemas de abastecimento, as famílias contarão com outros benefícios “Essas famílias que receberam o sistema de abastecimento d’água também terão banheiro e fossa séptica. O que representa um dos grandes avanços qualitativos do projeto”, afirma.

O Projeto São José III apresenta investimentos de US$ 300 milhões, através do Banco Mundial junto ao Governo do Estado. Estão sendo executados pela SDA projetos de abastecimento d'água e de desenvolvimento rural sustentável, onde são valorizadas as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, pecuária leiteira e artesanato.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Órgão Especial recebe queixas-crime contra deputado estadual Gony Arruda

Por unanimidade, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quinta-feira (19/09), duas queixas-crime contra o deputado estadual Gony Arruda, acusado de ofender a honra de Romeu Aldigueri de Arruda Coelho, prefeito do Município de Granja, distante 352 km de Fortaleza. A decisão teve a relatoria do desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes.

Segundo os autos, em 2012, por duas ocasiões, o deputado teria ofendido o gestor. Na primeira vez, Gony Arruda publicou texto na página pessoal do Facebook insinuando que o prefeito teria praticado vários crimes, além de “responder a quase 30 processos na Justiça Estadual e Federal”. O nome de Romeu Aldigueri não era mencionado, mas o de pessoas ligadas a ele.

Posteriormente, o deputado teria repetido as ofensas durante entrevista a programa de rádio no Interior do Estado. Desta vez, o parlamentar citou o nome do gestor e o chamou de “ladrão e mentiroso”.

Por conta disso, Romeu Coelho registrou duas queixas-crime contra Gony Arruda na Justiça. Devidamente citado, o deputado apresentou defesa explicando que, em relação ao texto da internet, os comentários não foram direcionados ao gestor. Sustentou também que as queixas se devem a rivalidade política entre os dois. Alegou ainda atipicidade da conduta.

Ao analisar os processos (nºs 75920-21.2012.8.06.0000 e 75919-362012.8.06.0000) o Órgão Especial recebeu as queixas-crime, acompanhando o voto do relator. “Nesse momento, confere-se apenas a presença das condições da ação penal, o que torna inviável a emissão de juízo acerca dos elementos constantes do caderno probatório, evitando-se, assim um pré-julgamento do processo”, afirmou o desembargador.

Pequeno provedor vai receber frequência para oferecer internet fixa

Os pequenos provedores de internet do Brasil vão ganhar um reforço. Uma portaria do Ministério das Comunicações determina que até o fim de 2014 essas empresas vão começar a usar uma nova faixa de frequência para oferecer internet fixa. A medida deve ampliar a oferta de banda larga principalmente em cidades do interior do Brasil, onde atua a maior parte desses provedores. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, explica o objetivo da portaria.

"Nós vamos ter uma política e eu acho que o foco tem que ser o seguinte: nós queremos que vocês funcionem, que vocês ofereçam o serviço. Não quero cobrar um preço grande de outorga e depois não acontecer nada."

Atualmente existem quase 4 mil provedores de internet de pequeno e médio portes em atividade no Brasil. Juntos, eles representam a quinta maior operadora de banda larga fixa do país e investem cerca de 1 bilhão de reais por ano. A nova faixa de frequência que será distribuída entre esses provedores está desocupada. 

Nessa faixa, eles poderão oferecer internet fixa de alta velocidade, na chamada tecnologia de quarta geração.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

18 mil casos de AVC por ano no Ceará

O Ceará registra hoje cerca de 18 mil casos de AVC por ano. Desses pacientes, 25% estão mortos, 25% estão severamente incapacitados ou restritos ao leito, 25% estão moderadamente incapacitados e só 25% estão levemente incapacitados, mas em condições de voltar ao trabalho. 

Esses dados são os mais recentes do Comitê Estadual de Atenção às Doenças Cerebrovasculares, que tem como presidente João José Carvalho, atual coordenador da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza. A propósito: neste ano, Fortaleza será sede o IX Congresso Brasileiro de AVC. Ocorrerá de 13 a 16 de novembro, no Centro de Eventos. 

Trata-se do maior evento sobre o assunto na América Latina e deverá atrair para a Capital cearense 2.500 profissionais de todo o País e de países vizinhos, em discussões sobe os mais recentes avanços no tratamento das doenças cerebrovasculares.

CAMINHÃO CARREGADO COM FRUTAS E VERDURAS TOMBA NA CE-085,ENTRE CAMOCIM E GRANJA.

Foto Camocim Polícia 24h
O acidente aconteceu por volta das 06h00 da manhã desta quarta-feira (18), no Km 08 da CE-085, entre Camocim e Granja.
O condutor do caminhão Ford Cargo de cor branca e placa HYT-6378 disse aos policiais que vinha de Tianguá com o caminhão carregado com frutas, verduras e hortaliças para abastecer o mercado em Camocim. Na altura do Km 08 da CE, um dos pneus estourou, o que fez com que o condutor perdesse o controle e ocasionasse o acidente. Por sorte o condutor do caminhão saiu ileso, tendo somente danos materiais. Policiais da P.R.E. de Granja compareceram ao local e tomaram as providências cabíveis.

Fonte:Camocim Polícia 24h

Site de pesquisa UBD avalia Prefeito de Acaraú como melhor Prefeito do Ceará no primeiro semestre de 2013

A União Brasileira de Divulgação-UBD, através de Pesquisa de opinião pública classificou o prefeito Alexandre Ferreira Gomes da Silveira, do município de Acaraú/CE, entre os “100 Melhores Prefeitos do Brasil”.
Dos 1.800 Municípios avaliados adotando-se os critérios de saúde, educação, serviços sociais, infraestrutura e qualidade total nos serviços municipais, foram classificados os 100 Melhores Gestores com as melhores notas.
A União Brasileira de Divulgação – UBD, foi fundada em l0/05/2001, com a finalidade de divulgar através de pesquisas interativas de Gestão Pública, destacando as melhores administrações municipais do Brasil.
No Estado do Ceará o prefeito de Acaraú ficou em primeiro lugar
Veja a ordem dos cinco melhores:
1º Alexandre Ferreira Gomes da Silveira – Prefeito de Acaraú
2º José Abner Nogueira Diogénes`Pinheiro – Prefeito de Jaguaribe
3º José Humberto Germano Correia – Prefeito de Araripe
4º Paulo César dos Santos – Prefeito de Amontada
5º Simão Pedro Alves Pequeno – Prefeito de Orós
Fonte: O Acaraú

Trabalhadores dos Correios decidem entrar em greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintect-CE) decidiu em assembleia, realizada na noite desta terça-feira (17), deflagrar greve. Segundo a coordenadora geral do sindicato, Lourdes Félix, a reunião contou com a presença de cerca de 300 trabalhadores, que decidiram pela paralisação.


Vamos trabalhar para mobilizar os funcionários nas agências", disse Lourdes. Ela informou que os grevistas vão se reunir em dois pontos da capital nesta quarta-feira (18): no Edifício sededos Correios, no Centro, e na agência da avenida Oliveira Paiva, no bairro Cambeba. A mobilização, segundo Lourdes, deve acontecer também em outros municípios, como Eusébio, Quixadá, Horizonte e Aquiraz.
Dentre as reivindicações, estão o reajuste salarial de 15% e reposição de perdas com a inflação, aumento da segurança nas agências, auxílio-creche para homens e permanência da gestão atual do plano de saúde. "Vamos pedir para que os Correios não alterem nosso plano de saúde, que é o que nós temos de melhor. Se ele mudar, vai ter um plano pra quem ganha bem e um pra quem ganha mal", afirmou Lourdes.
A coordenadora informou que, até o momento, 16 sindicatos em todo o país haviam decidido pela deflagração de greve.
FONTE:DN

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dilma cancela visita oficial aos EUA

Dilma Rousseff decidiu cancelar a visita de Estado aos Estados Unidos, marcada para 23 de outubro, em razão das denúncias de espionagem norte-americanas – reveladas pelo Fantástico –, da qual a presidente e a Petrobras teriam sido alvo.

Antes do anúncio oficial, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, informará a assessora nacional de Segurança dos EUA, Susan Rice, com quem tinha se reunido na semana passada para ouvir explicações.

A decisão de cancelar a visita foi tomada após muita discussão interna e mesmo depois de, nesta segunda (16), o presidente Barack Obama ter telefonado para Dilma e reafirmado o convite.

No telefonema, Obama pediu a Dilma que ela aceitasse o convite e não permitisse que eventuais problemas atrapalhassem a relação entre os dois países. O roteiro previa a visita de Dilma aos três poderes e jantar de gala com valsa.

Médicos cubanos que virão trabalhar em Granja,devem começar a atuar na segunda-feira (23).

Os 99 profissionais estrangeiros do programa federal Mais Médicos que participaram do curso de aperfeiçoamento, em Fortaleza, tiveram 100% de aprovação. Destes, 34 foram lotados em 16 municípios cearenses. São 28 cubanos, três espanhóis, dois portugueses e um brasileiro com diploma do exterior. Os outros 65 médicos foram encaminhados para os estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Os municípios cearenses que receberão os profissionais são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2),Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1), que, conforme o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Esta é a quarta semana de acolhimento dos médicos no Estado, que devem começar a atuar na segunda-feira (23).

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Wilames Freire Bezerra, informou que a carência de médicos do Ceará corresponde a 1.300 profissionais e que, nesta primeira etapa do programa, os médicos só atendem a 13% da demanda.

FONTE:DN

Unicef destaca Programa Agentes de Saúde criado no primeiro governo Tasso

O Programa Agentes Comunitários de Saúde é destaque no site do Unicef, que divulgou, na sexta-feira(13), o relatório mundial sobre a redução de mortalidade. Na sua home page a instituição reconhece o êxito do Programa criado no Ceará no primeiro governo Tasso Jereissati. Em um texto, o Unicef afirma que “o programa agentes comunitários de saúde no Brasil , que começou no estado do Ceará, em 1988 – tem sido um dos fatores mais importantes na redução da mortalidade em crianças menores de 5 anos em todo o país . Através de visitas às famílias em que são ensinados sobre a importância da amamentação, da higiene e vacinação , os trabalhadores de saúde têm sido fundamentais para reduzir a mortalidade infantil causada por pneumonia , diarréia , desnutrição, sarampo e outras doenças evitáveis.”
Além do texto, é apresentado um vídeo que mostra o trabalho de uma agende comunitária de saúde na preferia de Fortaleza. Na peça, a profissional faz um histórico do trabalho dos agentes comunitários e obtém depoimentos de pessoas, que relatam a precariedade do Estado com altas taxas de mortalidade infantil antes do início do Programa, no final da década de 80.
DETALHE – Foi no primeiro governo Tasso que o Ceará começou a controlar a taxa de mortalidade infantil, com o Programa Agentes Comunitários. Anos depois, no primeiro governo FHC, foi ampliado para todo o Brasil com o Programa Saúde da Família. O Ceará tem sido apontado como o estado campeão brasileiro em redução da mortalidade infantil.
                  

Fonte:blog do Eliomar de Lima 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cidade do Ceará fecha contrato de quase R$ 500 mil com funerária

O prefeito de uma cidade pequena do Ceará decidiu gastar quase meio milhão de reais com caixões. Teve gente que achou exagero.

Iracema tem 14 mil habitantes e apenas um cemitério. Em alguns dias, o coveiro nem aparece para trabalhar. Calmaria que não impediu a prefeitura de fazer uma licitação para comprar 100 caixões e dois mil fretes funerários, por quase meio milhão de reais.

Segundo o Sistema Verificador de Óbitos do Ceará, 114 pessoas morreram em Iracema no ano de 2012 inteiro. Mas apenas 21 famílias pediram auxílio à prefeitura para fazer o enterro. Um número bem inferior à quantidade de caixões encomendada pelo município.

A prefeitura diz que só vai pagar pelos serviços que forem prestados. “A contratação não é de 100 e a margem até onde pode ser gasto”, explica o secretário de governo Diego Cabó Diógenes.

Apenas a funerária vencedora participou da concorrência. Cada caixão saiu por R$ 750 mais o valor do transporte, que pode chegar a R$ 1 mil. Valor bem superior ao de outros municípios do Ceará, que pagaram até R$ 300 por sepultamento.