sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Câmara Municipal de Martinópolis está de volta aos tempos da ‘censura’.



DSC_0398A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS REGIONAIS DE NOTÍCIAS ESTÁ CADA VEZ MAIS CONSOLIDADA NO PAÍS. CIDADES QUE ANTES SÓ TINHAM DESTAQUE NA GRANDE MÍDIA QUANDO MORRIA MAIS DE 5 OU HAVIA ALGUM GRANDE ESCÂNDALO, DE PREFERÊNCIA ENVOLVENDO POLÍTICA, COMEÇARAM A PERCEBER QUE PODERIAM DIVULGAR FATOS COMUNS SEM PRECISAR PEDIR “PELO AMOR DE DEUS” PARA OS GRANDE JORNAIS E EMISSORAS DE TELEVISÃO. HOJE, SÃO OS GRANDES JORNAIS E GRANDES EMISSORAS QUE ACESSAM VÁRIOS DESTES BLOGS EM BUSCA DE PAUTAS PARA SUAS MATÉRIAS. O PROBLEMA É QUE ALGUNS GOVERNANTES SE NEGAM A ADMITIR QUE OS TEMPOS MUDARAM E QUE AGORA O TRATAMENTO COM A IMPRENSA LOCAL TEM QUE SER DIFERENTE, NO MÍNIMO, CIVILIZADO, OFERECENDO RESPEITO, PARA PODER COBRAR O MESMO DE VOLTA. E PARECE QUE ISSO SE ESTENDE ATÉ A CÂMARA DE VEREADORES DE MARTINÓPOLIS,  POIS BEM NA MANHA DESTA QUINTA FEIRA (16) NA CÂMARA MUNICIPAL DE MARTINÓPOLIS O PRESIDENTE FRANCISCO ELAUDINEY MONTE DA CUNHA (PSD) IMPEDIU A IMPRENSA DE REGISTRA A SESSÃO DA CÂMARA, UMA VEZ QUE O POVO TEM DIREITO DE SABER O QUE OS PARLAMENTARES ESTÃO FAZENDO PARA O BENEFICIO DA POPULAÇÃO. O REPÓRTER DO SITE IMPACTO GRANJA FOI COAGIDO A SE RETIRA DO LOCAL SENDO AMEAÇADO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA DE CHAMAR FORÇA POLICIAL PARA RETIRA-LO DO PLENÁRIO.
O REPÓRTER FOTOGRÁFICO NILO TAVARES PROCUROU ENTÃO  A DELEGACIA DE POLICIA CIVIL DE URUOCA PARA REGISTRA A OCORRÊNCIA.
DIANTE DISSO, QUERO CRER QUE DEVA ESTAR HAVENDO APENAS UM CASO DE IGNORÂNCIA A RESPEITO DO QUE DIZ A LEI (SERÁ?), SENÃO VEJAMOS: É QUE, CASO O PRESIDENTE DA CÂMARA FRANCISCO ELAUDINEY MONTE DA CUNHA (PSD) E OUTROS QUE AINDA GOVERNAM E ORBITAM EM TORNO DELE NÃO SAIBAM, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ESTÁ GARANTIDA PELO TEXTO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO EM SEU ARTIGO QUINTO, QUE ABRE O CAPÍTULO I (“DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS”) DO TÍTULO II DA CARTA MAGNA, INTITULADO “DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS”. COMO TAIS GOVERNANTES POSSUEM DEZENAS DE ADVOGADOS, PAGOS PELO POVO, A SEU SERVIÇO INDIVIDUAL, COISA QUE, AÍ SIM, FOGE À LEI, BEM QUE ELES PODERIAM REPASSAR UM LIVRO DE BOLSO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASIL.

“A IMPRENSA LIVRE É O OLHAR ONIPOTENTE DO POVO, A CONFIANÇA PERSONALIZADA DO POVO NELE MESMO, O VÍNCULO ARTICULADO QUE UNE O INDIVÍDUO AO ESTADO E AO MUNDO, A CULTURA INCORPORADA QUE TRANSFORMA LUTAS MATERIAIS EM LUTAS INTELECTUAIS, E IDEALIZA SUAS FORMAS BRUTAS“. (KARL MARX)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bandidos armados explodem duas agências bancárias em Tejuçuoca


Duas agências bancárias foram explodidas na noite desta quarta-feira (15), no município de Tejuçuoca, a 160 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a polícia, cerca de 20 homens fortemente armados participaram da ação.
O primeiro alvo da quadrilha foi a agência do Banco do Brasil, localizada atrás da Igreja Matriz da cidade. Os três caixas eletrônicos instalados na área de atendimento 24 horas foram violados com maçarico, e os cofres explodidos. Os equipamentos e a entrada da agência ficaram completamente destruídos.
Após a explosão do Banco do Brasil, os acusados seguiram para o Banco Bradesco, próximo à Câmara dos Vereadores. A ação foi semelhante à do primeiro estabelecimento.
A tampa do cofre do único caixa eletrônico e a estrutura metálica da porta de alumínio da entrada da agência foram arremessadas por alguns metros e atingiram a lateral de um veículo que estava estacionado em frente ao estabelecimento.
Conforme testemunhas, pelo menos seis homens entraram na agência, enquanto os outros acusados armados davam cobertura do lado de fora. Segundo ele, o grupo atirava para cima com o objetivo de intimidar a população.
Durante a ação, um carro com integrantes da quadrilha ficou em frente ao Batalhão da Polícia Militar, a fim de inibir qualquer reação da polícia. Ninguém foi preso. A quantia levada ainda não foi informada.
Um dos veículos utilizados pelos homens foi abandonado e ateado fogo em uma rodovia estadual, na localidade de Alegria, a cerca de 6 quilômetros do local das explosões.
De acordo com o Sindicado dos Bancários, com as duas explosões desta quarta-feira, foram registrados 56 ataques a agências bancárias no Ceará, somente este ano.

Operação de guerra para transportar documentos secretos da ditadura militar


O Superior Tribunal Militar resolveu disponibilizar para a Comissão da Verdade seu acervo com 62 volumes de documentos do período da ditadura militar.
Os papéis saíram do STM e seguiram num voo da FAB para São Paulo na segunda-feira. Foram necessários cinco carros, todos com escolta do Exército, para transportar os documentos do aeroporto ao Arquivo Público paulista.
O acervo está sendo tratado e será digitalizado em breve, permitindo a consulta pública.
Entre os papéis, há um caso envolvendo o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi monitorado por arapongas do regime.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Concessão para concorrentes


Globo e a CBF farão uma concessão inédita às emissoras concorrentes na cobertura da seleção durante a Copa das Confederações.
Pela primeira vez, as emissoras que não tem os direitos de transmissão do campeonato poderão acompanhar os treinos do Brasil. O limite deverá ser de três pessoas – ou seja, repórter, cinegrafista e mais um profissional.
A Globo encara a atitude como uma resposta à Record, que nas Olimpíadas de Londres restringiu ao máximo o trabalho da arquirrival.

As marcas de carros que mais dão dor de cabeça ao brasileiro


Levantamento mostra que chinesas Chery e JAC têm volume maior de reclamações em site que a média do setor. Fiat e Toyota são as menos problemáticas
É sabido que as telefônicas são as empresas com mais reclamações dos consumidores. No site Reclame Aqui, por exemplo, elas ocupam quatro dos cinco primeiros lugares em  número de reclamações. Mas e as montadoras? Não estão entre as maiores, mas há situações bem diversas.
Para tentar mostrar quem são as melhores e piores no pós-venda, iG pesquisou a quantas anda a satisfação dos clientes das 20 marcas mais vendidas no Brasil. Sem acesso ao SAC dos fabricantes e ao Procon, o órgão governamental de defesa do consumidor, a alternativa foi levantar os dados do site Reclame Aqui, uma ferramenta on-line que existe há uma década e é, por assim dizer, a opção seguinte de quem não consegue resolver seus problemas com concessionárias, fabricantes ou o Procon.
Mas apenas levantar essa informação não traria um quadro claro sobre o assunto, afinal enquanto uma Volkswagen tem quase 2 mil reclamações nos últimos 12 meses, a Audi registrou 52 clientes insatisfeitos no site. No entanto, o volume de vendas delas é completamente desproporcional. Por isso decidimos encontrar um divisor para colocá-las sob a mesma ótica, no caso, as vendas entre maio de 2012 e abril de 2013. O resultado é uma amostra aproximada da imagem de qualidade que essas montadoras possuem atualmente no Brasil.
Chineses na lanterna
O “índice de reclamações” apontou a chinesa Chery como a marca com mais reclamações em relação aos seus emplacamentos. Nada menos que 5,4% dos clientes acabam apelando para o Reclame Aqui. Para deixar esse dado mais fácil de ser entendido, mostramos nos slides acima quantos veículos são vendidos para cada caso de reclamação no site. Por esse critério, a cada 19 veículos da Chery emplacados um proprietário registra reclamação na internet.
Depois da Chery, vem outra chinesa, a JAC. A marca, que chegou ao País com a chancela do apresentador Fausto Silva, tem uma reclamação a cada 32 veículos emplacados. No caso da Chery, a maioria dos registros aponta a falta de peças de reposição, um problema comum nas marcas importadoras, enquanto a JAC sofre com o pós-venda deficiente. Não se trata de uma coincidência. As marcas chinesas ainda estão um passo atrás das concorrentes em satisfação do consumidor. Para reforçar essa impressão, também analisamos o caso da marca Lifan, a desconhecida fabricante do 320, aquele modelo que é uma cópia do Mini Cooper. O número é mais impressionante: a cada nove carros emplacados, uma reclamação no site Reclame Aqui.
Perguntamos as duas montadoras a razão de tanta insatisfação. A Chery respondeu que reformulou sua central de atendimento e tem procurado atender todas as reclamações postadas no Reclame Aqui, mas não explicou o por quê do número tão elevado. A JAC acredita que está mais suscetível a reclamações diante do desconhecimento da marca. Sobre as reclamações, “entendemos que o cliente não se importa com o problema em si, mas que tenhamos a solução”, disse a assessoria da marca.
Marcas de luxo
Entre as 20 marcas mais vendidas existem hoje quatro consideradas “premium”: Mercedes-Benz, BMW, Audi e Land Rover. E seus resultados não foram tão bons como se esperaria. A BMW teve a pior relação entre elas, com uma reclamação a cada 105 veículos vendidos contra uma média de 145 das demais. No geral, tanto elas como outras empresas que só importam carros acabam pagando pela falta de peças e a demora em resolver o problema dos clientes.
Já a Hyundai teve um índice ruim, de 84 carros para cada reclamação, por culpa do HB20. Como a demanda está alta, a demora em receber o carro fez aumentar o número de clientes insatisfeitos no site. A Nissan experimentou situação semelhante: a dificuldade em importar os compactos March e Versa, mas há muitos relatos de falta de peças e problemas com a garantia.
As francesas, cuja imagem ruim de pós-venda persiste, tiveram resultados diferentes. Mesmo com produtos mais baratos, a Renault teve um índice bom, de 172 carros para cada reclamação. Já a Citroën, que cultiva um ar “premium”, foi a pior delas, com uma reclamação a cada 87 vendas. A Peugeot, por outro lado, confirmou que está preocupada com seus clientes. Embora tenha uma taxa alta de reclamação, de 99 carros para cada registro no site Reclame Aqui, tentou resolver as questões de quase todos esses consumidores.
Os melhores
Pelo que se ouve no mercado, Toyota e Honda seriam as marcas com menos problemas em seus carros e, de fato, o levantamento do iG atesta essa impressão. A Honda teve uma reclamação a cada 408 carros vendidos, excluindo daí os registros que constam no site, mas que se referem a motos e até roçadeiras (!). A Toyota foi além: apenas uma pessoa registrou reclamação a cada 500 carros emplacados pela marca nos últimos doze meses. E a média caiu por causa do compacto Etios, que ampliou o público da empresa e, naturalmente, ainda apresenta alguns percalços comuns no início de fabricação. A montadora japonesa também possui a melhor nota dos usuários do site, com uma taxa de 97% de retornos das reclamações.
A surpresa é que o cruzamento dos emplacamentos e o número de reclamações apontou a Fiat como a marca com o menor índice de reclamações, apenas um cliente insatisfeito a cada 514 veículos emplacados pela montadora italiana. Com produtos mais acessíveis e uma rede de concessionárias imensa, a marca poderia ter mais dificuldade em manter uma boa imagem perante seus clientes. Curiosamente, a Fiat não se dá ao trabalho de responder os internautas que registram reclamações no site. Parece que nem isso tira os donos de modelos Fiat do sério.
Fonte:iG

TCM constata crime de desmonte cometido em Camocim,Uruoco,Martinópole e em outros 25 municípios cearenses


Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) identificaram irregularidades administrativas nos 28 municípios cearenses onde realizaram inspeção especial, neste ano, para apurar denúncias de suposto desmonte de prefeituras no fim da gestão passada. Para todos eles serão abertos processos de Tomada de Contas Especial (TCE) revelou o presidente do Tribunal, Francisco Aguiar, ao apresentar à imprensa, ontem, o plano de fiscalização para este ano.  

A possibilidade de desmonte em prefeituras cearenses começou a ser investigada pelo TCM em outubro do ano passado. Neste ano, em função de denúncias do Ministério Público e de prefeitos eleitos foram realizadas inspeções em mais 28 municípios. 

No trabalho realizado agora, em 2013, e nos três últimos meses de 2012 foram identificados 78 tipos de irregularidades, sendo 20 na área de pessoal, oito em licitações, sete em contratos, quatro em relação à convênios, 10 na área de controle interno, patrimônio e assessorias, sete em relação a receitas e movimentação bancárias, dez em relação a obras e serviços de engenharia e, 12 na área de irregularidades diversas.

As principais irregularidades identificadas são semelhantes às que foram anunciadas em 2009 por causa do desmonte de prefeituras em função das eleições de 2008. Elas dizem respeito a contratação irregular de servidores, atraso no pagamento de servidores, concessão de diárias sem respaldo legal, ausência de licitações, licitações com indícios de favorecimento, contratos com objetos indefinidos, prorrogação de contratos sem base legal, excessivo consumo de combustível no período eleitoral, veículos sucateados e medicamentos com validade vencida.

Além disso foram constatados a realização de convênios com característica de contrato, cheques assinados em branco, emissão de cheques sem fundo, cheques sacados no caixa do banco, transferências bancárias sem identificação da procedência, pagamento de serviços não executados, superfaturamento de obras e, entre outras, diversas despesas pagas e não comprovadas que foram executadas.

Com informações do Diário do Nordeste

O leite contaminado e a ganância dos comerciantes


No Rio Grande do Sul, descobriram que para cada 100 litros de leite eram usados 9 litros de água e um de ureia. É o fim do mundo. Os bandidos vendiam a fórmula por R$ 10 mil. Grandes indústrias de laticínios do país compraram e aplicaram. Em país sério, seriam condenados a prisão perpétua compradores e fraudadores. Cuidado com o leite das marcas Líder – Bom Gosto – UHT Integral – Mumu UHT Integral – Latvida UHT Desnatado e outras porcarias. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Inscrições no Enem começam hoje


 As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (13), às 10h, e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. 
FONTE:AGÊNCIA BRASIL