sexta-feira, 15 de setembro de 2017

HÁ 20 ANOS, MORRIA ELIEZER ARRUDA,EX-PREFEITO DE GRANJA

Na Seção O Povo É História, da edição desta sexta-feira (15) do Jornal O Povo, foi relembrado que, há 20 anos atrás, em 1997, morria, em acidente de carro, o ex-prefeito do município de Granja, Eliezer Arruda, irmão de Esmerino Arruda, ex-suplente de Senador. 
O acidente aconteceu na estrada que liga os municípios de Granja e Camocim, precisamente no trecho conhecido como "Alto do Pereirinha". Eliezer Arruda cumpriu dois mandatos de prefeito em Granja: (1973-1977) / (1983-1988). 

Fonte:Camocim Online

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

COMERCIANTE É EXECUTADO NA ZONA RURAL DE CAMOCIM

Quase 50 dias depois, Camocim volta a registrar um crime de homicídio. A vítima dessa vez foi Antonio dos Anjos Setúbal, comerciante residente na localidade de Pesqueiro, próximo à CE-085, entre Parazinho e Jijoca. 
Por volta das 12:00h desta quinta-feira (14), uma dupla de moto chegou ao local. Em seguida o garupeiro efetuou vários disparos contra a cabeça de Antonio, que tombou imediatamente sem vida. Segundo informações preliminares, a vítima teria cometido um assassinato há alguns anos atrás na região, o que levanta a possibilidade de ter sido um acerto de contas. 
Após praticarem o crime, os dois homens fugiram. A Polícia Militar iniciou as diligências de praxe, porém, ainda não há pistas sobre o paradeiro da dupla. O homicídio foi o 10º registrado este ano em Camocim.

20 TRABALHADORES DE GRANJA (CE) SÃO RESGATADOS DE SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO

Os trabalhadores atuavam na extração de cera de carnaúba e se encontravam em situação degradante na zona rural de Vargem Grande (MA). Uma operação da Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União resgatou os 20 trabalhadores sem acesso à água, sem abrigo, sem sanitários e alimentação armazenada em ambiente totalmente sem higiene. Órgãos públicos investigam se toda a cera extraída através de trabalho escravo na região seria exportada aos EUA e China. O empregador que explorava a mão de obra escrava será investigado pelo Ministério Público do Maranhão e poderá ser condenado à pagar indenização aos trabalhadores, que já receberam verbas rescisórias e terão acesso ao seguro-desemprego.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Operação da PF no Ceará desarticula organização criminosa que movimentou mais de R$ 380 mi

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, nesta quarta-feira (13), a Operação Fraternidade, na qual são cumpridos 45 mandados judiciais expedidos pela 11ª Vara Federal de Fortaleza, sendo nove prisões temporárias, 24 buscas e apreensões, 12 de conduções coercitivas, além de sete mandados de intimação emitidos pela autoridade policial, totalizando 52 mandados.

A operação, que envolveu 148 policiais federais nos Estados do Ceará e Piauí, além de sete servidores da Controladoria-Geral da União, tem por finalidade desarticular organização criminosa especializada em fraudes em licitação e no desvio de verbas públicas, com atuação em diversos municípios cearenses e em outros Estados.

Na investigação, originada a partir do levantamento feito pela Controladoria Geral da União, foi possível detectar que os principais investigados já tiveram vínculos com dezenas de pessoas jurídicas, das quais 68 teriam recebido verbas públicas de 171 municípios cearenses, totalizando - somente entre janeiro de 2002 e março de 2013 - recursos da ordem de R$ 380.604.801,70, inclusive recursos federais de diversas fontes, sem que fosse detectada a interrupção das atividades do grupo desde então.

Rodízio em licitações

A principal maneira de agir do grupo investigado é a utilização das empresas por ele controladas em conjunto e em forma de rodízio para vencerem licitações e receberem vultosos valores advindos do poder público sem chamar a atenção das autoridades, dos quais parte é desviada através de superfaturamentos e inexecuções dos contratos.

O nome da operação - Fraternidade - faz alusão ao núcleo do grupo, formado, entre outros, por três irmãos, com vinculação com diversas empresas. Nenhum dos investigados teve o nome divulgado pela PF.

Os envolvidos responderão criminalmente, na medida de suas condutas, pelo cometimento dos crimes de organização criminosa, crimes da lei de licitações, falsificação de documentos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Diário do Nordeste

MARTINÓPOLE-CE: INCÊNDIO CRIMINOSO CONSOME ÔNIBUS NO CENTRO DA CIDADE

Um incêndio consumiu totalmente um ônibus durante a madrugada desta terça-feira, 12, no município de Martinópole. De acordo com as informações a origem do incêndio foi criminosa.
Era por volta das 10h10 da madrugada quando uma informação chegou até os pm’s dando conta que um ônibus teria sido incendiado na Rua Teodomiro Barros, no Centro da cidade.
Os pm’s foram imediatamente ao local e se depararam com o ônibus em chamas. Com a ajuda de populares e auxílio de um carro pipa os pms ainda tentaram debelar o incêndio mais sem os materiais necessários não obtiveram êxito.
As labaredas consumiram todo o ônibus, a perca foi total. O proprietário do veículo disse aos policiais que havia estacionado em frente à sua residência e que estava a venda. Disse ainda que não faz ideia de quem tenha posto fogo em seu veículo.



Camocim Polícia 24h

GRANJA-CE: OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PRENDE MÃE E FILHO COM GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS

Uma velha conhecida da polícia pela prática de tráfico de drogas foi presa durante uma operação conjunta entre as polícias civil e militar deflagrada na manhã de terça-feira, 12. A operação foi comandada pessoalmente pelo Dr Cláudio, delegado municipal de Granja.
Contra Antonia de Maria Cardoso, vulgo “Catita”, 54 anos, havia várias denúncias que ela traficava drogas juntamente com seu filho no distrito de Santa Terezinha, zona rural de Granja. A equipe da Polícia Civil de Granja já estava monitorando seus modus operandis e junto com os policiais militares do destacamento de Granja planejaram a ação para desbaratar a boca-de-fumo da Catita.

Bote certeiro

Era por volta das 08h30 da manhã de terça-feira, 11, quando o comboio de policiais civis e militares se deslocaram para o referido distrito. Chegando ao endereço da acusada, foi feito o cerco policial enquanto que outra parte adentrava a residência respaldados por um mandado de busca e apreensão expedido pela justiça granjense.
Ao perceber a presença da polícia a acusada Catita ainda tentou empreender fuga, no entanto, acabou sendo detida. Dentro da bolsa da acusada foi encontrada uma parte da droga. 
Um filho da acusada identificado como José Rômulo Cardoso Marques, 24 anos, começou a desacatar os policiais e também foi detido. Mãe e filho receberam voz de prisão e foram conduzidos para a DPC de Granja. Na delegacia a acusada foi revistada por uma agente penitenciária e foi encontrada mais drogas sob suas roupas íntimas. Ao todo os policiais apreenderam 344 pedras de crack, 39 trouxas de maconha, 26 gramas de cocaína, 126 gramas de maconha prensada, um aparelho celular e cerca de 76 reais em dinheiro trocado.

Flagrante e cadeia

Catita foi autuada pelo delegado plantonista com base no crime de tráfico de drogas e seu filho autuado por crime de associação para o tráfico e resistência à prisão, sendo os dois recolhidos para a cadeia pública de Granja.

Blog Camocim Polícia 24h 

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Após afastamento de Cachimbão, vice Osmarzinho assume a prefeitura de Bela Cruz

Após afastamento do prefeito de Bela Cruz Eliesio Rocha Adriano, o Cachimbão, ocorrido na última sexta-feira, 08, assumiu o cargo na tarde desta segunda-feira, 11, o vice prefeito João Osmar de Araújo Filho, o Osmarzinho, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Bela Cruz e presidida pelo pelo presidente, o vereador Raimundo Ribeiro Neto.
A posse aconteceu em clima pacífico, sem cores partidárias onde estiveram presente quase todos os vereadores. Já como preceito, João Osmar de Araujo Filho, disse que não se sente orgulhoso, mas, na obrigação de cumprir o que determina a Lei e que não sabe o tempo que ocupará o cargo do poder executivo, porém irá fazer tudo para que o funcionamento das secretarias e demais órgãos municipais em favor da população belacruzense.
Osmarzinho solicitou ainda o apoio de todos os vereadores no sentido de apoiar o que for necessário para o bem estar do povo belacruzense. O vice prefeito assumiu o cargo após o afastamento do prefeito Cachimbão por improbidade administrativa. Membros da comissão de licitação da prefeitura, também foram afastadas.


O Acaraú