quinta-feira, 16 de abril de 2015

Governo propõe na LDO salário mínimo de R$ 854 para 2016

O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado hoje (15) pelo governo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro. Durante a entrevista, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, explicou que o reajuste foi calculado com base na fórmula adotada nos últimos anos.
Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula, no entanto, só vale até este ano.
Em março, o governo editou uma medida provisória mantendo a fórmula para os reajustes do mínimo de 2016 a 2019, mas o texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Sem uma nova lei sobre o tema, o salário mínimo passa a ser definido exclusivamente pela LDO e pelo Orçamento Geral da União, mas os valores precisam ser negociados com os parlamentares ano a ano.
No início do ano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou a dizer que a política de reajustes para o salário mínimo precisava ser alterada a partir de 2016 para refletir as condições atuais da economia. No dia seguinte, no entanto, o ministério emitiu nota oficial e negou que o governo pretendia mudar a regra.

Pedido de cassação de prefeito de Jijoca de Jericoacoara é rejeitado

Relatório que pedia a cassação do prefeito deJijoca de Jericoacoara – a 294,9 km de Fortaleza –, Francisco Lindomar Filomeno, foi rejeitado nesta quarta-feira, 15, pela Câmara de vereadores do Município. A votação rachou o plenário e terminou em seis votos contrários e cinco a favor. O gestor era acusado de fraudar licitações durante o exercício de 2013.

O relatório votado foi elaborado após Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Casa apurar denúncias de suposto desvio de verba pública. Segundo o relatório da CPI, licitações da gestão continham documentação falsificada, além do estabelecimento de preços superiores ao do mercado, “causando sérios prejuízos ao erário”.
“Os trabalhos desta CPI não deixaram dúvidas de que o indiciado cometeu inúmeras condutas reprovadas pela legislação”, continua o documento. Segundo a assessoria parlamentar da Câmara de Jijoca, documentos colhidos durante o processo já foram encaminhados ao Ministério Público.

Apesar dos argumentos, a maioria dos legisladores não considerou o prefeito culpado pelas supostas irregularidades. O POVO tentou entrar em contato com a Prefeitura de Jijoca através de seus ramais disponibilizados na internet, mas não obteve sucesso.
Fonte:Redação O POVO Online

terça-feira, 14 de abril de 2015

IV Trilha das Mulheres de Batom, Parazinho - Ce.

Neste Domingo (12/04) a equipe do Blog Granja de Verdade teve a honra que participar da Cobertura da ''IV Trilha das Mulheres de Batom'' que é realizada anualmente em Parazinho - CE.
 Neste encontro podemos prestigiar muita lama, emoção e coragem da parte das participantes que apenas de serem mulheres são muito corajosas e mostraram que os Homens não as deixam pra trás.

 

Vejam as Fotos e Video Abaixo:


                                         
                                                           Video  Felipe Mardey

Aneel aprova aumento médio de 11,69% em conta de luz do Ceará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (14) os índices que serão aplicados por causa da quarta revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Ceará (Coelce). O efeito médio será de 11,69%. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 6,87% e para as indústrias, de 22,74%, a partir da próxima quarta-feira (22). No fim de fevereiro, a Aneel já havia aprovado uma revisão tarifária extraordinária para a Coelce, de 10,3%.

A revisão periódica das tarifas, diferentemente do reajuste anual, é feita, em média a cada quatro anos, de acordo com o contrato de concessão de cada empresa e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. No ano em que a distribuidora passa pelo processo de revisão tarifária, não se aplica o reajuste anual previsto nos contratos. Já a revisão extraordinária das tarifas, que está valendo desde o mês passado, foi aplicada por causa do custo extra que as distribuidoras tiveram por causa da falta de chuvas e do uso mais intenso de usinas termelétricas.

A revisão da Coelce foi a primeira do 4º Ciclo de Revisões Tarifárias Periódicas promovido pela Aneel. Segundo o relator da matéria, diretor André Pepitone, os índices são provisórios porque a Aneel ainda não concluiu a metodologia do 4º ciclo. A distribuidora atende 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará.

Vídeo flagra ultrapassagem proibida de motorista que morreu em Tianguá (CE)

           
                     Vídeo flagra ultrapassagem proibida de... por opovo


Fonte:O POVO

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA SUBIDA DA SERRA DA IBIAPABA.

Um homem de identidade não informada morreu durante a tarde de segunda-feira, 13, durante um acidente de trânsito ocorrido na BR-222, no km 298, na subida da Serra da Ibiapaba. Segundo informações repassadas ao Camocim Polícia 24h, o acidente ocorreu entre as cidades de Tianguá e Frecheirinha. Um veículo Celta teria invadido a faixa contrária e colidiu de frente com um caminhão, matando de forma instantânea o condutor do Celta. A Polícia Militar fez o isolamento da área até a chegada da perícia forense, a qual esteve no local e conduziu o corpo ao IML de Sobral.

Fonte:Camocim Polícia 24h

POLÍCIA PROCURA HOMEM SUSPEITO DE TER MATADO MULHER EM POUSADA DE GRANJA.

Publicamos com exclusividade o caso da mulher encontrada morta na Pousada Granjense, caso ocorrido na noite de sexta-feira, 10, na cidade de Granja. Segundo informações repassadas pela Polícia Civil ao Camocim Polícia 24h, o caso está sendo investigado como homicídio. Relembre o caso AQUI.
O Sr. Manoel Batista, proprietário da pousada onde a mulher foi encontrada, já foi ouvido pela Polícia Civil e contou tudo que sabe a respeito do caso. Segundo um escrivão de polícia da DPC de Granja, o inquérito já foi aberto e o principal suspeito é o acompanhante da vítima, o qual desapareceu horas antes do corpo da mulher ter sido encontrada.
O casal teria se hospedado na pousada juntos e no quarto onde estavam, nenhuma identificação ou documento que pudesse revelar a identidade do casal foram encontrados.



Conforme apurou a Polícia Civil, o homem andou pedindo alimentos e dinheiro pela cidade de Granja e alegava que era de outra cidade e por isso estava passando necessidades. A Polícia Civil pede para quem tiver alguma informação que leve ao paradeiro do homem que é o principal suspeito de ter matado a mulher, ligar para o 190 mesmo que de forma anônima.

Fonte:Camocim Polícia 24h

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Semana do Júri espera julgar 273 processos a partir de hoje no Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará realiza a partir de hoje a segunda edição da Semana Nacional do Juri, com expectativa que sejam julgados pelo menos 273 processos. Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação acontece em 27 tribunais de Justiça do País, com a perspectiva de julgamento de 3.142 processos, um aumento de 28% em relação aos enviados a júri na mobilização de 2014.


Uma das prioridades nos processos é a cronologia. Quanto mais antigo, mais próximo de ser julgado na Semana. Outro critério são os crimes de repercussão social grave. Ceará, Pernambuco, Bahia e Goiás são os Estados com mais processos listados para a Semana Nacional do Júri.


O objetivo da iniciativa, encampada também pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ministério da Justiça, é levar a julgamento especialmente réus de processos referentes a crimes praticados pelo menos cinco anos ante

Fonte:Ceará news 7

Ceará registra chuva em mais de 80 municípios nesta madrugada

Choveu em 88 municípios cearenses na madrugada desta segunda-feira, 13, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A cidade com a maior precipitação foi Maracanaú, que registrou 98 mm, de 7 horas de domingo, 12, até 7 horas de segunda-feira, 13. Na capital cearense, choveu 18 mm no posto da água Fria.

Além de Quixelô, registraram as maiores precipitações os municípios de Quixelô (90 mm), Pacatuba (85 mm), Icapuí (81 mm), Acopiara (70 mm), Iguatu (64 mm), Cariús (62 mm), Itaitinga (60 mm), Lavras da Mangabeira (59 mm), Ererê (57 mm) e Ipaumirim (55 mm).

Segundo a Funceme, as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica, durante a tarde e a noite desta segunda-feira, 13. A previsão é de céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas no Ceará.

O POVO Online