sexta-feira, 12 de julho de 2019

Polícia prende Zé do Valério, suspeito de estuprar e matar universitária no Ceará

A polícia prendeu nesta sexta-feira (12) Zé do Valério, suspeito de estuprar e matar uma universitária em Pedra Branca, no interior do Ceará. A prisão ocorreu em Buriti dos Montes, no Piauí, após mais de dois meses de perseguição em áreas de mata de cidades nordestinas.
A universitária Danielle Oliveira, de 20 anos, foi encontrada em um sítio vizinho ao da sua família, na localidade de São Gonçalo, despida e com ferimento no olho esquerdo, em 25 de abril. Ela desapareceu na noite do dia 24. O suspeito havia trabalhado no sítio da família, onde a universitária estava antes de sumir, prestando serviços como vaqueiro e amansando animais. José Pereira da Costa tem prisão decretada pelo crime.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública, Zé do Valério estava escondido em uma região de mata. Policiais da Força Tática e do serviço reservado da região de Crateús efetuaram a prisão, com apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Ainda segundo a polícia, Zé do Valério sobrevivia em mata por meio de caça. Durante a perseguição, em 21 de junho, ele chegou a trocar tiro com os policiais e fugiu. Os agentes de segurança apreenderam panelas e o material que ele usava para preparar comida.
Zé do Valério é vaqueiro e conhecedor das regiões de mata do Nordeste, o que facilitava a fuga dele, conforme os policiais.
Durante os dois meses de fuga, ele foi perseguido pelas cidades de Pedra Branca, onde o crime ocorreu, Independência, Crateús, Senador Pompeu e Buriti dos Montes, onde ele foi preso.
Fonte:G1 CE

Ceará registra chuva pós-estação na Capital e em mais 17 municípios; entenda o porquê

Amanhecer com chuva não vem mais sendo novidade para a população do Ceará. Fortaleza voltou a registrar chuva no período da manhã desta quinta-feira (11), com índices ainda não confirmados. No interior do Estado, por sua vez, choveu em 17 municípios das 7h da última quarta (10), às 7h desta quinta, com destaque para Quixeramobim, que registrou 34 mm. Essas ocorrências estão ligadas a distúrbios ondulatórios concentrados na região leste do Nordeste.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a ocorrência de chuvas neste período do ano não é motivo de alarde. Chuvas leves em espaços curtos de tempo fazem parte, segundo a Pasta, da época de pós-estação chuvosa - que dura até fevereiro.

O meteorologista David Ferran afirma que as precipitações ocorrem por distúrbios ondulatórios concentrados na região leste do Nordeste brasileiro. "O fenômeno traz chuva para estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte, e acaba afetando o Ceará com chuvas mais leves", completa. David Ferran explica que essas ocorrências de precipitações leves podem continuar até a volta da estação chuvosa.

Chuvas matinais

David afirma que 80% dos registros de chuva neste período do ano ocorrem de madrugada e no início da manhã. Ele reforça, ainda, que entre os meses maio e agosto, as precipitações ocorrem com 15 mm de média no Estado do Ceará, com 10 mm de média na Região do Cariri e 30 mm no litoral. Índice bem menor do que no período de estação chuvosa, quando é registrada média de 80 mm, entre os meses fevereiro e maio.

A previsão de chuva para o restante desta quinta (11); sexta (12) e sábado (13) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva de manhã, e céu parcialmente nublado nos períodos de tarde e noite, de acordo com a Funceme.

O pouco tempo de chuva e o baixo volume não causaram transtornos na Capital ou no Interior do Estado.