sábado, 3 de janeiro de 2015

Fortaleza registra 148 mm em 7 horas

Segundo informações das Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) automáticas que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) acessa, na Capital o maior registro de chuva aconteceu no bairro Edson Queiroz, com 148mm de precipitação entre 5h e 12h da manhã. 

Já a rede convencional de pluviômetros mostrou que choveu também em outros 33 municípios cearenses, em regiões como o Cariri, Inhamuns e Ibiapaba. 

O maior registro nos pluviômetros convencionais foi em Crateús, com 47mm até às 12h. Foram registrados trovões e raios na Capital cearense.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ELEIÇÃO DA CÂMARA DE MARTINÓPOLE REALIZADA NA CALÇADA

Tudo acontece na cidade de Martinópole, na Zona Norte. Na véspera da eleição (31/12) da Câmara de Vereadores, a ex-presidente Bruna Sayuri, por questão meramente política, fechou o Prédio da Câmara Municipal, e no dia da eleição para renovação da Mesa Diretora, a solução foi realizar a votação, do lado de fora da Casa, ou seja, na calçada, acompanhada de populares e da PM. A vereadora Rogila Fernandes foi eleita para o biênio 2015-2016.






Fonte:Sobral de Prima

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Posse do novo presidente da Câmara dos Vereadores do município de Granja

Foto:Granja Ceara
Nessa quinta-feira (1), O vereador Nicanor Frota Angelim Filho (PROS) tomou posse como novo presidente da Câmara dos Vereadores do município de Granja, Ceará.

A Sessão de posse aconteceu, às 17 horas, no plenário da Câmara Ver. José Garcez Rocha. Compareceram à cerimônia familiares, amigos, correligionários, o prefeito Romeu A. Arruda Coelho, o vice-prefeito Guilherme Gouveia Filho, o Dep. Estadual Sergio Aguiar e sua esposa e prefeita de Camocim, Mônica Aguiar.

Fonte:http://granjaceara.com.br

Feliz 2015


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PARAZINHO/GRANJA: VÂNDALOS PICHAM DESTACAMENTO DA PM. "VOCÊS PM VÃO MORRER"

Se aproveitando da ausência dos policiais militares do destacamento de Parazinho/Granja, um grupo de baderneiros picharam o prédio onde funciona o posto da PM naquele distrito. Os policiais só perceberam a pichação durante a manhã de segunda-feira, 29, ocasião em que chegavam no destacamento.
Na pichação tinha escrito a seguinte frase: "Vocês PM vão morrer", seguido de um número.
Os pm's já têm algumas pistas sobre os autores do crime, provavelmente adolescentes infratores, e prometem dar uma resposta a altura e em tempo hábil.

Segundo a Polícia Militar, a ação criminosa e audaciosa aconteceu devido à intensificação das ações de repressão contra os crimes praticados no distrito do Parazinho e região.

Fonte:Camocim Polícia 24h
Colaborador: Cb Gildo

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Governo torna mais rigoroso acesso a benefícios previdenciários

 (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (29) a edição de medidas provisórias (MPs) que tornarão mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários, entre eles seguro-desemprego e pensão por morte.

As MPs, que na prática significam uma reforma previdenciária, serão publicadas no Diário Oficial da União nesta terça (30). As novas regras passam a valer logo após a publicação, mas precisam ter a validade confirmada pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias. Conforme o ministro Mercadante, as limitações à concessão dos programas servem para “corrigir excessos e evitar distorções”.
Indicado por Dilma para ser ministro do Planejamento no segundo mandato, Nelson Barbosa participou da coletiva de imprensa e informou que as medidas vão significar uma economia de R$ 18 bilhões por ano, a partir de 2015. A “minirreforma previdenciária” foi anunciada após reunião dos ministros com centrais sindicais, entre elas CUT e UGT, no Palácio do Planalto. Também participaram da coletiva a atual ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Entre as mudanças definidas está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador peça pela primeira vez o seguro-desemprego. Conforme Mercadante, será elevado de seis meses para 18 meses o período seguido de trabalho pmpregado.
“Verificamos que 74% do seguro-desemprego está sendo pago para quem está entrando no mercado de trabalho. Agora, o trabalhador terá que trabalhar um ano e meio para ter esse direito”, disse o ministro. Para solicitar o benefício pela segunda vez, o trabalhador terá que ter trabalhado por 12 meses seguidos. Na terceira solicitara que os recursos sejam liberados ao contribuinte que acaba de ficar deseação, o período de trabalho exigido continuará sendo de seis meses.

Pensão por morte
Os critérios para obter pensão por morte também ficarão mais rigorosos e o valor por beneficiário será reduzido. As novas regras não se aplicam a quem já recebe a pensão. O governo vai instituir um prazo de “carência” de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos.

Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo. 

Será estabelecido ainda um prazo mínimo de 2 anos de casamento ou união estável para que o cônjuge obtenha o benefício. “Esse prazo é necessário e serve até para evitar casamentos oportunistas”, disse Mercadante. A atual legislação não estabelece prazo mínimo para a união.
O ministro anunciou também um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão. “Teremos uma nova regra de cálculo do benefício, reduzindo do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%”, disse Mercadante.

Pelas medidas provisórias editadas pela presidente Dilma Rousseff, deixará de ter direito a pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado. Atualmente, o direito de herança já é vetado a quem mata o segurado, mas não havia regra com relação à pensão por morte.
Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.
Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.
Abono salarial
Outro benefício que será limitado pelo governo é o abono salarial, que equivale a um salário mínimo vigente e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois salários mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não, no ano.
Com a medida provisória que será publicada nesta terça-feira, só poderá obter o benefício o trabalhador que tenha exercido atividade por seis meses. “O benefício da forma como é hoje trata de forma igual quem trabalha 30 dias em um ano e quem trabalha o ano inteiro. Agora  a carência para receber o salário mínimo, em vez de um mês, passa a ser de seis meses”, explicou Mercadante.

Auxílio-doença
O governo também mudou as normas para concessão do auxílio-doença. Hoje o valor é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao trabalhador que ficar mais de 15 dias afastado das atividades.
Com a edição da MP, o prazo de afastamento para que a responsabilidade passe do empregador para o INSS será de 30 dias. Além disso, será estabelecido um teto para o valor do auxílio equivalente à média das últimas 12 contribuições.
Seguro-defeso
Outra alteração anunciada pelo governo diz respeito ao seguro-desemprego do pescador artesanal, o chamado seguro-defeso. Trata-se de um benefício de um salário mínimo para os pescadores que exercem atividade exclusiva e de forma artesanal. O valor é concedido nos períodos em que a pesca é proibida para permitir a reprodução da espécie.
A MP editada por Dilma veda o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciárias com o seguro-defeso. O pescador que recebe, por exemplo, auxílio-doença não poderá receber o valor equivalente ao seguro-defeso. Além disso, será instituída uma carência de 3 anos a partir do registro oficial como pescador, para que o valor seja concedido.
G1

TCM vai emitir certidão negativa via internet

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Chico Aguiar, anunciar uma novidade, que promete desburocratizar mais ainda as ações do organismo: o TCM  disponibilizará a emissão da Certidão Negativa de Contas Irregulares via internet. Isso, já a partir de 5 de janeiro, com o documento podendo ser consultado e liberado pelo site do tribunal (www.tcm.ce.gov.br).
O objetivo do novo atendimento é garantir que qualquer pessoa possa obter a certidão eletrônica de forma rápida e segura, sem precisar se deslocar ao TCM, além de diminuir o fluxo processual. Esse tipo de documento é bastante solicitado quando da nomeação, posse e exercício de cargo público.
Atualmente a pessoa física deve comparecer à sede do TCM a fim de requerer o serviço e aguardar aproximadamente 3 dias úteis para recebimento. Com o novo método, a parte interessada fará a consulta digitando o número de seu CPF no portal.
“Nossa intenção”, esclarece o presidente da Corte, Conselheiro Francisco Aguiar, “é dar celeridade cada vez maior aos serviços que prestamos, reduzindo a burocracia e pondo à disposição dos cidadãos os meios eletrônicos que permitem acesso fácil ao que é do seu interesse”.
Fonte: Blog do Eliomar