sexta-feira, 18 de março de 2016

Cavaleiros participam de procissão em homenagem a São José em Granja

Foto: Franco Oliveira e Paróquia de Granja
Centenas de cavaleiros renderam suas homenagens a São José nesta quinta-feira (17) em Granja, no Litoral Oeste do Ceará. A tradicional festa começou logo pela manhã na casa do vaqueiro Joaquim Porteira, no bairro São Raimundo, com sorteio de vários brindes. Dalí, já por volta das 17h e debaixo de uma chuva fina, eles partiram em procissão pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde receberam a benção coletiva.
Seguindo atrás do carro da banda musical, a marcha foi saudada durante o trajeto por pessoas que estavam nas calçadas de suas casas. Em todo o percurso houve a queima de fogos de artifício, com os participantes acompanhando os acordes dos músicos e cantando o hino a São José.
As mulheres, em minoria, também se fizeram presentes. Além da sede e zona rural de Granja, a cavalgada contou com a participação de pessoas de Martinópole, Camocim e outros municípios vizinhos.
Na chegada ao patamar da igreja, os participantes foram recebidos e abençoados pelo padre José Erlando. Em seguida, houve uma celebração eucarística presidida pelo próprio pároco.
Antecipado
A cavalgada faz parte da programação que homenageia o padroeiro do município e do Ceará, considerado um dos mais santos mais populares da Igreja Católica e salvador dos agricultores. Esse ano, a vaqueirama foi antecipada em um dia, visto que, segundo a Paróquia São José, nesta sexta-feira, 18, acontecerá a procissão do Encontro. Este fato acontece em anos bissextos, quando a quaresma acontece em março.


Fonte:Folha Granjense Online

segunda-feira, 14 de março de 2016

Funceme registra chuva em 42 municípios nesta manhã

Nesta segunda-feira (14), das 7 horas de domingo (13) às 7 horas desta manhã a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado chuva em 42 municípios cearenses. Em Fortaleza, foi registrado 47mm de chuva, no posto Messejana, a quarta maior chuva do período no Estado. Já no posto Água Fria, o registrado era de 23,4mm.
A maior chuva registrada ocorreu em São Gonçalo do Amarante com 98mm. Em seguida, vem Barroquinha (Litoral Oeste) com 73mm e Caucaia com 71,4mm.
No decorrer do dia, nebulosidade variável com chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.
Segundo a Funceme, há nuvens sobre o Ceará (CE) por causa da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está posicionado sobre o Oceano Atlântico e parte do Nordeste do Brasil (NEB). A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no CE entre fevereiro e maio permanece afastada do setor norte da região do Nordeste.