puro sertão - Sertanejo

sexta-feira, 18 de março de 2016

Cavaleiros participam de procissão em homenagem a São José em Granja

Foto: Franco Oliveira e Paróquia de Granja
Centenas de cavaleiros renderam suas homenagens a São José nesta quinta-feira (17) em Granja, no Litoral Oeste do Ceará. A tradicional festa começou logo pela manhã na casa do vaqueiro Joaquim Porteira, no bairro São Raimundo, com sorteio de vários brindes. Dalí, já por volta das 17h e debaixo de uma chuva fina, eles partiram em procissão pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde receberam a benção coletiva.
Seguindo atrás do carro da banda musical, a marcha foi saudada durante o trajeto por pessoas que estavam nas calçadas de suas casas. Em todo o percurso houve a queima de fogos de artifício, com os participantes acompanhando os acordes dos músicos e cantando o hino a São José.
As mulheres, em minoria, também se fizeram presentes. Além da sede e zona rural de Granja, a cavalgada contou com a participação de pessoas de Martinópole, Camocim e outros municípios vizinhos.
Na chegada ao patamar da igreja, os participantes foram recebidos e abençoados pelo padre José Erlando. Em seguida, houve uma celebração eucarística presidida pelo próprio pároco.
Antecipado
A cavalgada faz parte da programação que homenageia o padroeiro do município e do Ceará, considerado um dos mais santos mais populares da Igreja Católica e salvador dos agricultores. Esse ano, a vaqueirama foi antecipada em um dia, visto que, segundo a Paróquia São José, nesta sexta-feira, 18, acontecerá a procissão do Encontro. Este fato acontece em anos bissextos, quando a quaresma acontece em março.


Fonte:Folha Granjense Online

Nenhum comentário: