sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Martinópole ganha de Granja em escolas Nota 10

Gestão de James Bel em Martinópole, supera a de Romeu Aldiguere em Granja
O governador Camilo Santana entrega o Prêmio Escola Nota Dez às 301 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2015. A solenidade acontece nesta sexta-feira (16), às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará. 
Serão premiadas as escolas com melhores desempenhos nas turmas de Alfabetização e de 5º ano, além dos colégios com indicadores exemplares no 9º ano do Ensino Fundamental.
A Prefeita Monica Aguiar (PDT) receberá a premiação pelas 12 escolas Nota 10 de Camocim, um número recorde que lidera com folga a região. Em segundo lugar, com 5 escolas premiadas, ficou Martinópole. Em terceiro, com 4, aparece Granja. Uruoca ficou em quarto, com 3 escolas. Chaval e Barroquinha, que completam a Região da Crede 4, não tiveram nenhuma escola premiada.
Com relação a Camocim, o que mais impressiona nesses números é o salto dado pelo município, já que em 2012, durante a administração de Chico Vaulino, não havia uma única escola premiada. Em 2014, já com a educação nos eixos, Camocim surgiu com 3 e agora com 15.
Se tratando de Barroquinha, é bom lembrar que o Ex-prefeito e eleito novamente na última eleição de 02 de outubro, professor Ademar Veras, foi um dos secretários de educação na gestaõ de Chico Vaulino. Com relação a Chaval, o resultado é o retrato do atraso político que reinou nas últimas décadas no município.

Parte do Texto foi extraído do Blog Camocim Online

Chove em 16 municípios do Ceará nesta sexta; Caririaçu registra 59 mm

O Ceará amanheceu sob chuva na região Centro-Sul, nesta sexta-feira (16). Das 7h de ontem (15) às 9h desta sexta-feira (16), choveu em 16 municípios do Estado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

A maior precipitação foi em Caririaçu, que registrou 59 milímetros até as 9h de hoje. Em Missão Velha, foram contabilizados 55 milímetros, seguidos por Barbalha, Iguatu e Juazeiro do Norte.

De acordo com a Funceme, as chuvas deste período são ocasionadas pela pré-estação. A previsão é de céu nublado em todo o Ceará, no decorrer desta sexta. A nebulosidade está associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de baixa pressão atmosférica observado nos últimos dias no Estado.


DN Online

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PREFEITO E SECRETÁRIOS DE MARTINÓPOLE SÃO AFASTADOS DO CARGO PELA JUSTIÇA

A Justiça acatou nesta segunda-feira (12), o pedido de afastamento do cargo do prefeito de Martinópole, James Martins Pereira Barros (PMDB), do secretário de finanças e Planejamento, Luiz Airton Rodrigues Junior e do secretário de Educação, Aderaldo Ferreira da Rocha.

A decisão é do juiz de Direito, Dr. Fábio Medeiros Falcão de Andrade, em atendimento a pedido do MPCE. O magistrado teria tomado a decisão com base em denuncias de improbidade administrativa. A Prefeitura de Martinópole está entre as 36 do Ceará com confirmação da prática de desmonte, veja aqui.
Enquanto perdurar o afastamento, que é até 31 de dezembro, quem assume o Executivo  é o atual vice-prefeito José Jessé Sousa Castro.


Sobral pode ter novas eleições

A diplomação do prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), prevista para a próxima sexta-feira (16/12), corre o risco de ser suspensa. Esse é o objetivo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que foi impetrada nesta terça-feira (12/12) pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O documento foi protocolado, sob o número 171140/16, pelo advogado do partido, Manoel de Castro Carneiro Neto, na 24a Zona, sob a responsabilidade do juiz eleitoral Fábio Medeiros Falcão de Andrade.

A AIJE é composta de 200 páginas de textos, dezenas de fotografias e mais de quatro horas de vídeos, com provas e depoimentos testemunhais que configuram uma série de irregularidades, tais como abuso de poder político, econômico, de autoridade e compra de votos generalizada, praticada pela Coligação MAIS COMPETÊNCIA, MAIS RESULTADOS, que elegeu Ivo Ferreira Gomes prefeito de Sobral, nas eleições de outubro deste ano.

Além de Ivo Gomes (PDT) e da vice Cristiane Coelho (PT), quatro vereadores foram alcançados pela ação: Carlos do Calisto (PDT), Itamar Ribeiro (PDT), Aleandro Linhares (PDT) e Vicente de Paulo Albuquerque, (PSD). Se o juiz conceder a liminar, a diplomação de todos os acusados dessas irregularidades será suspensa. Se houver condenação, as eleições serão anuladas, e novo pleito será realizado. Como o mandato do prefeito Clodoveu Arruda termina no dia 31 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura até a posse do próximo eleito.

Depoimentos afirmam que o próprio candidato majoritário Ivo Gomes se envolveu pessoalmente no delito de captação ilícita de sufrágios. Segundo a eleitora que testemunhou, Ivo deixou claro que não era compra de votos, apenas um agrado em troca da confiança. O montante do agrado para a família da depoente: cinco mil e quinhentos reais. 

A farta documentação se baseia nos requisitos do Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965; Lei Complementar 64/90; e Lei 9504/97.