quarta-feira, 10 de abril de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZA ATOS PÚBLICOS CONTRA "PEC DA IMPUNIDADE"

O Ministério Público do Estado do Ceará está empenhado em conscientizar a população acerca dos efeitos danosos que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 37/2011) trará à sociedade, caso seja aprovada no Congresso Nacional. Para tanto, serão realizadas, nesta quarta-feira (10) ações contra PEC 37 em todos os municípios do Interior. A mesma mobilização, com apoio dos movimentos sociais e entidades não-governamentais, também acontecerá em todos os Estados e no Distrito Federal. Em seu teor, a proposta de emenda 37 pretende retirar o poder investigativo criminal do Ministério Público e de outros órgãos de controle, tais como Controladoria-Geral da União, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central, Receita Federal, INSS, Tribunais de Contas e Ibama, dentre outros. Os promotores de Justiça e a diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), estarão presentes em vários Municípios no movimento estadual de combate à PEC 37, como, por exemplo: Caucaia, Aracati, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tauá, etc. O movimento será realizado, simultaneamente, em todo o Estado.

Proporção de brasileiros que consomem álcool semanalmente cresce 20% nos últimos seis anos, aponta pesquisa

São Paulo – A quantidade de brasileiros que consome álcool semanalmente cresceu 20% nos últimos seis anos, aponta o 2° Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado hoje (10) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Entre as pessoas que bebem, a proporção dos que consomem álcool uma vez por semana ou mais passou de 45%, em 2006, para 54% nesta pesquisa.
O estudo da Unidade de Pesquisas em Álcool e Droga (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo mostra ainda que entre as mulheres o aumento nessa frequência de consumo foi ainda mais significativo, passando de 29% para 39%. Entre os homens, o crescimento registrado foi 14,2%.
Em termos gerais, a população que bebe não variou significativamente, passando de 52% para 50%. Pesquisadores destacam que o aspecto mais relevante registrado neste segundo levantamento é o crescimento de um comportamento nocivo em relação ao álcool.
Houve aumento das pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool (quatro unidades para mulheres e cinco para homens) em um curto período de tempo (duas horas). A proporção dessa forma de consumo passou de 45% para 59%. Entre o sexo feminino, há novamente, um crescimento maior, de 36% para 49%

Agência Brasil.

Banco Mundial destaca Programa de Gestão idealizado no governo Tasso Jereissati

O Banco Mundial está destacando em seu site uma experiência bem sucedida no Nordeste, no que diz respeito a abastecimento de água: o Projeto de Gestão Integrada de Recursos Hídricos do Estado (Progerirh). Esse projeto foi idealizado no segundo Governo Tasso Jereissati.
No site, a Instituição internacional, que bancou o empreendimento, reconhece o pioneirismo da iniciativa. Vale o destaque de que o Progerirh conseguiu promover melhor distribuição das reservas hídricas do Estado ao longo dos últimos anos, o que evitou maiores problemas para o abastecimento. Carro-pipa, só mesmo em pequenos distritos.
Por conta de tal experiência, um dos tocadores da ação, Hipérides Macedo, virou consultor para o governo federal e, principalmente, para Estados nordestinos que, como o Ceará, estão despertando para a interligação de suas bacias.

Fonte: Camocim imparcial

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Polícia Militar do Ceará ocupa a 10ª posição no ranking da cobrança de propina


A Polícia Militar do Ceará ocupa a 10ª posição no ranking da cobrança de propina. A constatação está numa prévia da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e o Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento ao Instituto Datafolha. Na pesquisa, as PMs de São Paulo e Rio de Janeiro lideram esse ranking absurdo.
Com 53,5% dos casos de extorsão do País, as policias militares de Rio (30,23% das vítimas) e São Paulo (18,22%) lideram com folga o que poderia ser o ranking da cobrança de propina pelas polícias militares no país. Os dados fazem parte de uma prévia da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao Datafolha e divulgada com exclusividade pelo EXTRA.
O Instituto Datafolha ouviu 78.000 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, perguntando a elas se foram vítimas de extorsão por parte da Polícia Militar.
PESQUISA
Segundo o Ministério da Justiça, esse tipo de pesquisa procura captar as ocorrências de eventos criminais na população, com o objetivo de compará-los com os dados oficiais registrados pelas polícias, classificando-os por localidade, estrato social, cor da pele, idade, sexo e renda. A amostra do estudo, que vem sendo preparado desde 2010, foi de 78.000 pessoas. No estado do Rio, foram 8.550 entrevistas. Os dados são uma prévia: a íntegra do estudo será divulgada daqui a um mês.

Fonte:

Choveu em 65 municípios cearenses nas últimas 24 horas

A Funceme registrou precipitações em 65 municípios cearenses nas últimas 24 horas. Diferente de ontem, a maior concentração de chuva não aconteceu na região do Cariri. As duas pancadas de chuva mais intensas aconteceram em áreas de intenso processo de estiagem. Em Ererê, no Vale do Jaguaribe, foram 60 milímetros. Já em Tauá, nos Inhamuns, foram 29 milímetros. Para as próximas 72 horas, a Funceme prevê predomínio de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul.

O Brasil tem, atualmente, 5.563 municípios e, desse total, 96,4% estão inaptos para o recebimento de novas verbas do Governo Federal.

O mês de abril marca os 100 primeiros dias das novas administrações e, ao mesmo tempo, desafios para os prefeitos que enfrentam a inadimplência como barreira para os municípios receberem novos recursos do Governo Federal. Os prefeitos apresentam projetos, solicitam as verbas, mas, em pouco tempo, recebem a notícia sobre a inadimplência.

O motivo é simples: 96% das cidades brasileiras estão no Cadastro Único de Convênios (CAUC) da União e, por essa razão, não podem receber novos repasses, nem assinar novos convênios. Entre os 184 municípios do Ceará, menos de 20% estão em condições de pleitear verbas conveniadas com o Governo Federal.
Os números que mostram a realidade enfrentada pelas cidades brasileiras foram apresentados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base em dados do Tesouro Nacional. As informações correspondem aos dados do cadastro atualizado no final do mês de março e início de abril.
O Brasil tem, atualmente, 5.563 municípios e, desse total, 96,4% estão inaptos para o recebimento de novas verbas do Governo Federal. Esse dinheiro tem como destino a construção e reforma de postos de saúde, escolas, estradas e programas na área social.
A Confederação Nacional dos Municípios vem acompanhando o quadro de inadimplência e, segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkosk, a situação é crítica: ‘’Estamos monitorando o CAUC desde janeiro e houve um aumento grande de inadimplência entre março e abril’’, disse Ziulkosk.

Operação Nacional Contra a Corrupção

Mais de 150 promotores e 1.300 policiais fazem nesta terça-feira (9) operações de combate à corrupção em pelo menos 12 Estados.

As ações são coordenadas pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas em parceria com diversos órgãos e têm como objetivo desmantelar esquemas criminosos cujos desvios de verbas podem ultrapassar R$ 1,1 bilhão.
A "Operação Nacional Contra a Corrupção" cumpre 92 mandados de prisão, 337 mandados de busca e apreensão, 65 mandados de bloqueio de bens e 20 mandados de afastamento das funções públicas.
Entre as irregularidades estão desvio de dinheiro em órgãos municipais e estaduais, pagamento de propinas, superfaturamento de produtos e serviços, utilização de empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, compra de sentenças, sonegação fiscal e enriquecimento ilícito de agentes públicos.
As investigações são realizadas nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Fonte:G1

segunda-feira, 8 de abril de 2013

AUDIÊNCIA DO PROCESSO ELEITORAL CONTRA MÔNICA AGUIAR ACONTECE HOJE

Hoje, dia 08 de abril,  a Justiça Eleitoral de Camocim através do Juiz Dr. Rogério Henrique realizará uma audiência que tratará do processo de nº 243 Ação de Impugnação de Mandato Eletivo promovida pela Coligação A Força do Povo contra a Monica Gomes Aguiar e Zé Olavo Melo Tahim, (eleitos prefeita e vice nas eleições de 2012) sobre eles, pesa a acusação de abuso de poder econômico, corrupção e compra de votos.

Suspeito que será um dia de muita movimentação em Frente ao Fórum de Camocim iniciando pela manhã.
Carlos Jardel

Fonte:http://www.revistacamocim.com

HOMEM É MORTO COM GOLPE DE GARGALO DE GARRAFA DURANTE BEBEDEIRA EM PARAZINHO/GRANJA.

O agricultor Manoel Alexandrino Filho, 26 anos, natural de Camocim e que residia na localidade de Fazenda Roça Velha/Parazinho/Granja-Ce, foi morto a golpes de gargalo de garrafa no início da noite de domingo (07) durante uma bebedeira no distrito granjense de Parazinho. O acusado do homicídio é um jovem de 19 anos identificado como Francisco Isaías da Costa, natural de Granja e residente na localidade de Folha Larga.

Conforme informações colhidas pela polícia no local, vítima e acusado bebiam juntos na “barraca do Maicon” quando em certo momento e por motivos banais se desentenderam. Nesse momento o acusado quebrou uma garrafa de vidro e desferiu um golpe profundo no pescoço da vítima que ainda foi socorrida com vida por populares ao hospital de Granja e ainda no meio do caminho não resistiu ao grave ferimento e veio a óbito.
No momento em que ocorreu o homicídio, os policiais do destacamento de Granja realizavam um procedimento na DPC de Camocim, tendo que sair às pressas para o local do homicídio, onde após colherem as informações a cerca do crime, diligenciaram durante toda a noite pelo local mais infelizmente até o momento não conseguiram efetuar a prisão do acusado.

FONTE:Camocim Polícia 24h