sábado, 17 de setembro de 2016

MPF abre apuração sobre ligação de candidatos de Caucaia e Morada Nova com PCC

O governador Camilo Santana não está com sorte. No mesmo dia em que decidiu emprestar a própria imagem à campanha de Naumi Amorim pela Prefeitura de Caucaia, o procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará, Samuel Miranda Arruda, abriu investigação preliminar sobre a denúncia da revista IstoÉ acerca de candidaturas ligadas ao PCC no Ceará.

Na sexta-feira (16), Camilo gravou vídeo pedindo votos para Naumi, acusado de usar milícias para pressionar eleitores e, na reportagem da IstoÉ, de ter ligação com o PCC. Em morada Nova, Wanderlei Nogueira, também acusado de ligação com a facção, segue na disputa pela prefeitura. Alguns candidatos desistiram da campanha ao serem alvo da mesma acusação.

Com informações da Revista IstoÉ

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Governo autoriza pagamento do Garantia-Safra em 73 cidades do Ceará

A Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário autorizou, nesta sexta-feira (16), o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em 73 municípios do Ceará. Os pagamentos serão realizados a partir do mês de setembro de 2016, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal, para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos à perda de safra devido a fenômenos naturais como seca ou excesso de chuvas. Produtores que tiveram perdas acima de 50% têm direito ao benefício de R$ 850, pagos em cinco parcelas de R$ 170. Segundo a Secretaria Especial de Agricultura Família e do Desenvolvimento Agrário, o benefício deve atender cerca de 1 milhão de agricultores familiares em todo o país nesta safra.

Veja os municípios beneficiados:

Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracati, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Capistrano, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Choró, Chorozinho, Crateús, Crato, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Fortim, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Pacatuba, Palhano, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pereiro, Piquet Carneiro, Porteiras, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá e Varjota.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

JUIZA ELEITORAL INDEFERE QUATRO PEDIDOS DE REGISTRO DE CANDIDATURAS PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO

A juíza eleitoral, Ticiane Silveira Melo, responsável pela 25ª zona eleitoral que abrange os municípios de Martinópole e Granja indeferiu o registro de candidaturas de quatro candidatos que neste ano pleiteiam as vagas aos cargos de prefeito e vice-prefeito nos municípios acima citados. A decisão foi tomada no dia 08 de setembro e publicada neste domingo, 11.

Entre os candidatos que se encontram “inaptos” na visão da justiça eleitoral para participarem do pleito eleitoral estão nomes conhecidos pela população devido a suas participações em outras eleições.

Martinópole: Francisco Fontenele Viana-prefeito, (PSD) e José Jessé Sousa Castro-vice-prefeito, (PR);
Granja: Romeu Aldigueri de Arruda Coelho– Prefeito, e Guilherme Gouveia Filho-vice-prefeito, (PDT). 

Em cada decisão, a juíza eleitoral destaca os motivos que o levaram ao indeferimento das candidaturas protocoladas no dia 15 de agosto no cartório eleitoral. Sobre a decisão, cabe recurso.

Situação: 

Indeferido com recurso - Candidato julgado não regular por não atender as condições necessárias para o deferimento do registro, que interpôs recurso contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.


Com informações: Tribunal Regional Eleitoral.