sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Supremo autoriza quebra de sigilos fiscal e bancário de Cunha, mulher e filha

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da sua esposa, Cláudia Cruz, e da filha do parlamentar Danielle Dytz. Os três são investigados por suspeita de terem mantido contas sigilosas na Suíça, que seriam usadas para receber recursos desviados da Petrobras.
O ministro acatou um pedido formulado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), conforme revelou o jornal Folha de S.Paulo. Os investigadores acreditam que, com a medida, poderão colher informações sobre possíveis irregularidades nas movimentações financeiras do presidente da Câmara e da família dele.
A PGR também quer avaliar se pessoas próximas ao deputado, mas que ainda não são alvo de investigação, também estão envolvidas nos supostos crimes investigados.
De acordo com investigações do Ministério Público suíço, os recursos atribuídos ao presidente da Câmara circularam por pelo menos 23 contas bancárias no exterior. Entre saques e depósitos que abasteceram quatro contas em nomes de offshores que têm o deputado como beneficiário, os ativos transitaram por bancos em Cingapura, Suíça, Estados Unidos e Benin.
Essas informações, que já foram submetidas à PGR, ajudaram a justificar a operação de busca e apreensão nas casas e sedes de empresas de Cunha em dezembro passado. A operação, autorizada pelo Supremo, apreendeu, além do celular do parlamentar, diversos documentos bancários que relacionam Cunha ao corretor de valores Lúcio Funaro, investigado no mensalão, em 2005. O presidente da Câmara nega as irregularidades.
Fonte: Estadão Conteúdo

Volta a chover em Fortaleza e no Interior do Ceará pelo 2º dia seguido

Choveu em 81 municípios cearenses na madrugada desta sexta-feira 8, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume de chuva registrado no Estado, no entanto, diminuiu em relação à madrugada anterior. A maior precipitação, entre as 7 horas de quarta até as 7 horas de quinta, foi registrada em Abaiara, com 110 mm, seguida de Jardim, com 85mm. As chuvas provocadas pelo Vórtice Ciclônico, que costuma atuar no Estado na pré-estação chuvosa, devem continuar até o fim do mês.
Itarema teve a terceira maior precipitação, com 79 mm, seguida de Lavras da Mangabeira, com 77.9 mm e Missão Velha, com 68 mm. Em Trairi, a Funceme registrou 65 mm no posto Fazenda Lages. As outras chuvas com registros significativos ocorreram em Milagres (62 mm), Brejo Santo (60 mm), Granjeiro (56.2 mm) e São Gonçalo do Amarante (53.4 mm).
Fortaleza também teve um registro maior que a madrugada anterior, pois o posto do Pici dessa vez marcou 31.8 mm. Caucaia teve 17.5 mm, enquanto Pacatuba e Itaitinga tiveram 6 mm cada.
O clima na capital cearense, durante a manhã, deve continuar nebuloso, com eventos de chuva, conforme a previsão da Funceme. No Ceará, a previsão também é de nebulosidade variável, com chuvas, em todas as regiões.
A Funceme aponta ainda que há possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do Ceará neste sábado, 9, e no sul do estado, neste domingo, 10. Nas demais regiões do Estado, o céu deve ficar parcialmente nublado no decorrer do domingo, 10.
Na última quinta-feira, 7, moradores registraram cheia em barragens de Tauá e Massapê, mas os açudes do Estado ainda não sangraram a manhã desta sexta-feira, 8. Ao todo, 136 açudes estão com volumes inferiores a 30%, e nenhum açude cearense está com mais de 90%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Estão zerados os açudes Forquilha II (Tauá), o Quixeramobim (Quixeramobim), São José I (Boa Viagem), São Domingos (Caridade), Janipapeiro II (Baixio), Cupim (Independência) e São José III (Ipaporanga). Depois desses, há açudes com volumes muito baixos, como o Carmina (0.22%), em Catunda , o Jatobá II (0.34%), em Ipueiras, etc.
10 maiores chuvas por Municípios até as 10:30 de hoje:
Abaiara (Posto: Abaiara): 110.0 mm
Jardim (Posto: Jardim): 85.0 mm
Itarema (Posto: Carvoeiro): 79.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Lavras Da Mangabeira): 77.9 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Quitaius): 74.0 mm
Missão Velha (Posto: Jamacaru): 68.0 mm
Trairi (Posto: Fazenda Lages): 65.0 mm
Milagres (Posto: Milagres): 62.0 mm
Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau): 60.0 mm
Granjeiro (Posto: Granjeiro): 56.2 mm
Fonte:Ceará Agora

Encontro dos profetas da chuva começa nesta sexta-feira

O Encontro dos Profetas da Chuva, realizado anualmente em Quixadá, começa nesta sexta-feira (8) e segue no sábado (9).
No campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mais que 30 profetas se reúnem mais uma vez para dar os pareceres sobre a quadra chuvosa.
Os profetas são homens e mulheres detentores de conhecimentos tradicionais, que resultam basicamente da observação da natureza. Os profetas são homens e mulheres detentores de conhecimentos tradicionais, que resultam basicamente da observação da natureza.
Há quatro anos, a estiagem predomina no sertão cearense. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), se essa situação persistir em 2016, o Estado entrará em um dos ciclos de seca mais duradouros desde 1911, completando cinco anos de estiagem severa.

Movimentos sociais irão para o enfrentamento se Dilma aprovar mudança na aposentadoria

Representantes de movimentos sociais ameaçam ir para o 'enfrentamento' caso a presidente Dilma Rousseff insista na reforma da Previdência. Nesta quinta-feira (7) em sua primeira entrevista do ano, Dilma defendeu a elevação da idade para aposentadoria no país, classificou como "essencial" o ajuste fiscal e disse que vai "lutar com unhas e dentes" para que 2016 seja melhor do que 2015.
Segundo o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e colunista da Folha de S. Paulo, Guilherme Boulos, seria uma medida "desastrosa" e "covarde", caso seja aprovada a mudança na idade mínima. "Gostaria de ver se Dilma teria coragem de 'encarar' uma reforma tributária", ressaltou.
O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, avisou que "haverá mobilização" se foram retirados benefícios dos trabalhadores. "Os movimentos sociais do campo não aceitam criação de idade mínima para a aposentadoria", enfatizou.
Para o diretor de Administração e Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severno, a ideia prejudica a "já difícil relação com Dilma". (As informação estão publicadas na edição desta sexta-feira da Folha de S. Paulo).

Fonte:Ceará News

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Índice de medo do desemprego aumenta em dezembro, informa CNI

O Índice de Medo do Desemprego aumentou 36,8% em dezembro do ano passado na comparação com o mesmo mês de 2014, informa pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje (5).
Conforme o levantamento feito com 2.002 pessoas em 143 municípios, o Índice de Medo do Desemprego alcançou 102,3 pontos em dezembro, muito acima da média histórica de 88,4 pontos.
No último trimestre do ano passado, o medo do desemprego cresceu mais entre os moradores de municípios com menos de 20 mil habitantes, onde o índice subiu de 98,1 pontos em setembro para 106,8 em dezembro. Nas cidades com mais de cem mil habitantes, o índice caiu de 105,5 pontos em setembro para 101,3 pontos em dezembro.
O Índice de Satisfação com a Vida encerrou 2015 em 95,1 pontos. Embora tenha aumentado 1,3% entre setembro e dezembro, o valor é 8,1% menor que o registrado em dezembro de 2014.
A pesquisa foi feita entre 4 e 7 de dezembro de 2015.

Fonte: Agência Brasil

Polícia Civil e Militar prendem suspeitos de matar vereador em Itarema-Ce

Acusados: Os irmãos Pedro Davi dos Santos e Edivando
 dos Santos e o Daniel Monte, pegos horas depois do crime
Eles foram detidos inicialmente na delegacia da Polícia Civil de Itarema, mas foram transferidos após protestos da população, que tentou invadir o local e linchá-los. Houve disparos de tiros por parte da polícia para impedir que a população fizesse justiça com as próprias mãos. Várias viaturas da PM foram mobilizadas para o local da prisão com o objetivo de evitar o confronto.

A polícia ainda desconhece as condições do crime. “Foram assaltar a dona da barraca de praia, não se sabe se o vereador José Marcondes tentou reagir ou tomou um susto e foi baleado”, diz o policial militar Daniel Monte.
José Marcondes morreu na hora, com um tiro na cabeça. O vereador era natural de Acaraú, no Ceará, era empresário e foi eleito vereador de Itarema em 2012 com 890 votos. Após a prisão dos suspeitos, um grupo de cerca de 30 pessoas tentou linchá-los. Segundo o policial militar, Daniel Monte, Edvaldo e Pedro Davi chegaram a sofrer agressões durante a condução até a Delegacia Municipal de Itarema.
Os três serão acusados transferidos para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Fortaleza. Um quarto elemento envolvido no crime, conhecido por “Joe” continua foragido. O Dinheiro roubado durante o assalto na “barraca da gringa” foi recuperado, no valor de R$ 8 mil reais.


Fonte: Sobral Agora.

Vereador de Itarema é morto em tentativa de assalto.

O vereador de Itarema (a 204Km de Fortaleza) José Marcondes Rodrigues, 44, foi morto a tiros na tarde de ontem, em uma barraca na Praia de Almofala, no Litoral Oeste do Estado. Segundo informações da Polícia Militar, a linha de investigação mais forte é que o assassinato tenha ocorrido durante um assalto. Ele teria tentado reagir, mas acabou ferido por um tiro disparado por um dos criminosos.

O tenente-coronel Ricardo Moura, comandante do policiamento da área, disse que várias patrulhas da PM iniciaram as diligências à procura dos suspeitos logo após o tiroteio. "Ainda não podemos afirmar nada com certeza, mas a hipótese mais forte é que o crime tenha sido um latrocínio. As primeiras informações nos deram conta que ele teria tentado reagir, mas não deu tempo", afirmou o oficial.

Conforme dados da equipe do Centro de Operações Militares (Copom) do Vale do Acaraú, os assaltantes chegaram ao local em uma motocicleta. Eles anunciaram o roubo e estavam recolhendo os pertences dos clientes na 'Barraca da Gringa', quando o vereador interveio.

"Eles estavam pegando tudo o que podiam. Já tinham recolhido os pertences de muita gente, inclusive os do vereador, quando ele tentou reagir. Um dos assaltantes atirou e o atingiu de forma fatal", informou um militar de plantão no Copom, ontem, que não será identificado porque também atua na Inteligência da Corporação.

O militar afirmou que os dois homens fugiram na mesma motocicleta em que chegaram levando os produtos que conseguiram roubar. Segundo o policial, eles já teriam sido identificados.

"Não podemos revelar nomes por enquanto, porque isto pode representar prejuízos nas buscas, mas os dois foram identificados por testemunhas do fato. São dois rapazes que, inclusive, já causaram outros problemas aqui na região praticando assaltos", declarou.

Fonte: O Povo