quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeitos de todo o País vão a Brasília para pedir mais recursos

Pela terceira vez neste ano prefeitos de todo o País foram a Brasília cobrar melhores condições para administrar os municípios. O objetivo é pedir maior distribuição de recursos para as prefeituras e protestar contra projetos de lei que vão elevar os gastos municipais.
A principal reivindicação é o aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O índice passaria de 23,5% para 25,5%. O FPM é composto pela arrecadação do governo federal com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e com o Imposto de Renda (IR).
Outra preocupação dos gestores está relacionada ao critério de reajuste do piso nacional do magistério. Em janeiro de 2014, caso não seja aprovado um novo critério, haverá o aumento de 19,2% no piso. Os gestores municipais afirmam que não terão condições de arcar.
O objetivo é pedir que a Câmara vote o projeto de lei que restabelece a forma de correção do piso salarial do magistério, estabelecendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como parâmetro para os reajustes.
Conforme os prefeitos, as desonerações promovidas pelo governo federal e o reajuste do piso salarial dos professores tiveram grande impacto nas contas dos municípios.
O grupo pressiona ainda por mais receitas para a saúde. Para isso, propõe que a união destine 18% da receita líquida para a saúde pública, e não 15%, como defende o governo e pode ser aprovado no Congresso.

Fonte:Ceará Agora

Estudo aponta que temperatura do mundo ficará 3,6ºC mais quente

O mundo ficará, a longo prazo, 3,6 graus Celsius (ºC) mais quente se os governos simplesmente mantiverem os seus objetivos atuais alertou, nessa terça-feira,12, a Agência Internacional de Energia (AIE).
Os representantes da agência participam em Varsóvia (Polônia) das discussões sobre as alterações climáticas. No cenário estabelecido pela AIE para os países desenvolvidos, as emissões de gases que provocam o efeito estufa relacionados com a energia, que representam cerca de dois terços do total das emissões, sofrerão um aumento de 20% até 2035, mesmo com os esforços já anunciados pelos países comprometidos com as preocupações ambientais.
Este cenário " leva em conta o impacto das medidas anunciadas pelos governos para melhorar a eficiência energética, o apoio às energias renováveis, a redução dos subsídios aos combustíveis fósseis e, em alguns casos, a colocação de um preço nas emissões de gás carbônico", disse a AIE no relatório anual de referência, apresentado nesta terça-feira em Londres.
No entanto, o aumento de 20% nas emissões de energia - principalmente as geradas pelo carvão e pelo petróleo e, em menor grau, do gás, dentro de 20 anos "deixa o mundo a caminho de temperaturas médias globais de 3,6°C, bem acima da meta de 2ºC definida internacionalmente", informou a AIE.
Com Aqui Ce

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mais três médicos de Cuba chegam à cidade de Granja através do Governo Federal

Foto: Franco Oliveira
No município de Granja, na região Norte do Ceará, recebeu esta semana três profissionais cubanos que foram selecionados na segunda etapa do programa Mais Médicos. Eles irão compor equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município, que já contam com outros três médicos cubanos designados na primeira etapa do programa do Governo Federal e que estão atendendo nos PSFs dos distritos de Adrianópoles, Ubatuba e Santa Terezinha. Nos próximos dias, Carlos Manuel Galho, Carmen Cabrera Simpson e Carlos Emanuel Ernandes vão  conhecer melhor a realidade da saúde local e  após esse período de adaptação passarão a atender  em unidades de PSF do Bairro da Lagoa e dos distritos de Ibuaçu e Sambaíba. A previsão é de que médicos comecem suas atividades profissionais até o final da primeira quinzena de novembro, quando deverão ser liberados pelo Ministério da Saúde para o exercício da medicina no Brasil. Os três foram recebidos na manhã desta última sexta-feira (08) pelo secretário de Saúde de Granja, Antonio Gouveia Filho, que deu às boas-vindas em nome da população granjense e do prefeito Romeu Aldigueri. Raimundo Magalhães, subsecretário, e Francisco Edson Magalhães, coordenador municipal do Programa de Saúde da Família, também participaram da recepção aos cubanos. 
Indagados pela reportagem de um dos nossos blogs parceiro, Folha Granjense, sobre a expectativa deles virem trabalhar em Granja, todos foram unâmimes:“Viemos com a disposição de ajudar a melhorar a saúde do povo”. Os cubanos já trabalharam em países como Bolívia,Venezuela e Haiti.
Antes de virem para Granja, os profissionais de Cuba participaram por três semanas do módulo de acolhimento e avaliação que foi realizado em Fortaleza. Durante o curso eles aprenderam sobre os aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS), doenças prevalentes no Brasil, conhecimentos linguísticos e de comunicação e aspectos éticos e legais da prática médica. Os médicos também fizeram visitas técnicas aos serviços de saúde e participaram de simulações de consultas de casos complexos, com enfoque especial na atenção básica.
De acordo com o programa, os médicos ficarão em Granja por três anos e terão  salários de R$ 10 mil, que serão pagos pelo governo federal. O município arcará com despesas de moradia e alimentação em contrapartida mensal de R$ 1.500,00.
Lançado em 8 de julho pelo governo federal,o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS,com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Fonte:Folha Granjense online

Ceará vai ganhar Casa da Mulher Brasileira

A luta das mulheres do Ceará deu um grande passo nesta segunda-feira (11). Foi assinado o termo de adesão do Governo do Estado ao programa “Mulher, viver sem violência”, do Governo Federal. “O Ceará tem procurado ampliar instrumentos no combate à violência contra a mulher e é por isso que este programa é de grande importância para o Estado”, afirmou o governador Cid Gomes.
O Programa vai implantar no Estado a Casa da Mulher Brasileira, que reunirá no mesmo espaço os serviços de delegacia especializada, juizados e varas, defensorias, promotorias, equipe psicossocial e orientação ao emprego e renda. Além disso, foi feita a entrega de duas unidades móveis para atendimento às mulheres vítimas de violência.
A implantação da Casa da Mulher Brasileira, segundo Cid Gomes, é um grande avanço na luta porque centraliza todas as demandas em um só local. “Vamos começar por Fortaleza, mas queremos poder atender todas as mulheres do Estado. Por isso, o Interior tem recebido atenção com a implantação das delegacias da mulher, que inauguramos na última quinta-feira (7), em Quixadá, e que inauguraremos nesta segunda (11) em Pacatuba”, comemorou o Governador.
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, presente na solenidade, garantiu que este é um compromisso da presidenta Dilma Rousseff que ela tem a honra de cumprir. “Esse programa vai além da implantação da Casa da Mulher Brasileira e das unidades móveis, ele vai ampliar a central de atendimento 180, adequar IMLs e hospitais, ampliar e criar centros de atendimento às mulheres e campanhas de conscientização”, disse. Para o procurador geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado, o ideal seria não chegar ao ponto de a justiça se fazer necessária, por isso a importância das campanhas.
Fnte:Ceará news

Lei da emancipação pode ser sancionada nesta semana e 270 distritos entram na lista para serem transformados em municípios

Uma semana de muita expectativa entre os defensores da emancipação de distritos. É aguardada para esta semana a decisão da presidente Dilma Rousseff em vetar ou sancionar a lei aprovada pelo Senado com critérios para criação de novos municípios. 

O Brasil tem, atualmente, 5.505 cidades e, se sancionada na íntegra a lei das emancipações de distritos, esse número pode ser acrescentado de 270 novos municípios. São distritos que se enquadram na nova legislação, que apresentam regras bem definidas e rigorosas para um distrito ser elevado à condição de município. 

Do total de distritos emancipáveis no Brasil, 25, pelo menos, estão no Ceará. A semana começa com a expectativa de que, até sexta-feira (15/11), uma nova lei disciplinando a emancipação de distritos esteja pronta, sancionada e em vigência.

Conheça os municípios cearenses que pleiteiam emancipações:


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SECRETÁRIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE GRANJA ENTRE OS 50 MELHORES GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO BRASIL

Secretária Fátima Castro( à esquerda) durante evento com 
   idosos da cidade de Granja(Foto:Franco Oliveira)
A Premium Brasil Congressos Nacionais apontou a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Granja, Fátima Maria Gomes de Castro, entre os 50 melhores gestores municipais de assistência social do Brasil. Segundo o instituto responsável pela pesquisa, os critérios para a escolha foram ações e projetos criados e realizados em prol da população mais necessitada de apoio e esclarecimentos, orientando e direcionando jovens, adultos e idosos em busca da melhor condição humana e social. Com a conquista, Fátima Castro estará entre os dias 18 a 20 de novembro viajando para a Costa do Sauipe, no estado da Bahia, para receber o troféu“Responsabilidade Social 2013″. Natural da cidade de Massapê, no interior do Ceará, a secretária está no cargo há aproximadamente um ano e têm se destacado devido as várias ações já realizadas e que vêm tornando a pasta comandada por ela como uma das mais atuantes e importantes na gestão do prefeito do município de Granja, Romeu Aldigueri.

Fonte: Folha Granjense

Começa hoje aposta para a Mega da Virada

Começam nesta segunda-feira (11) as apostas para a Mega-Sena da Virada, que será sorteada no dia 31 de dezembro e tem prêmio estimado em R$ 200 milhões. As apostas para este concurso especial, que terá o número1.560 da Mega, serão feitas em um volante específico.
Caso um único apostador acerte as dezenas sorteadas, poderá se aposentar e viver com rendimentos de R$ 1,2 milhão por mês, o que equivale a cerca de R$ 40 mil por dia, segundo a Caixa Econômica Federal. Com o prêmio é possível ainda comprar 400 casas de valor médio de R$ 500 mil cada.
A Mega da Virada é considerada a mais popular das loterias especiais da Caixa e teve sua primeira edição em 2009. Na ocasião, dois ganhadores dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões.
As apostas sorteadas na época saíram para Santa Rita do Passa Quatro (SP) e Brasília (DF). Na última edição, em 2012, o prêmio de R$ 244,7 milhões saiu para três ganhadores de Aparecida de Goiânia (GO), Franca (SP) e São Paulo (SP).
O prêmio da Mega da Virada não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será somado ao rateio dos acertadores de cinco números. Se não houver ganhadores nessa faixa, os acertadores da quadra dividirão todo o prêmio e assim sucessivamente.

As apostas mínima é de R$ 2 e pode ser feita em qualquer lotérica do país. Já bolões têm preço mínimo de R$ 10.