terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mais três médicos de Cuba chegam à cidade de Granja através do Governo Federal

Foto: Franco Oliveira
No município de Granja, na região Norte do Ceará, recebeu esta semana três profissionais cubanos que foram selecionados na segunda etapa do programa Mais Médicos. Eles irão compor equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município, que já contam com outros três médicos cubanos designados na primeira etapa do programa do Governo Federal e que estão atendendo nos PSFs dos distritos de Adrianópoles, Ubatuba e Santa Terezinha. Nos próximos dias, Carlos Manuel Galho, Carmen Cabrera Simpson e Carlos Emanuel Ernandes vão  conhecer melhor a realidade da saúde local e  após esse período de adaptação passarão a atender  em unidades de PSF do Bairro da Lagoa e dos distritos de Ibuaçu e Sambaíba. A previsão é de que médicos comecem suas atividades profissionais até o final da primeira quinzena de novembro, quando deverão ser liberados pelo Ministério da Saúde para o exercício da medicina no Brasil. Os três foram recebidos na manhã desta última sexta-feira (08) pelo secretário de Saúde de Granja, Antonio Gouveia Filho, que deu às boas-vindas em nome da população granjense e do prefeito Romeu Aldigueri. Raimundo Magalhães, subsecretário, e Francisco Edson Magalhães, coordenador municipal do Programa de Saúde da Família, também participaram da recepção aos cubanos. 
Indagados pela reportagem de um dos nossos blogs parceiro, Folha Granjense, sobre a expectativa deles virem trabalhar em Granja, todos foram unâmimes:“Viemos com a disposição de ajudar a melhorar a saúde do povo”. Os cubanos já trabalharam em países como Bolívia,Venezuela e Haiti.
Antes de virem para Granja, os profissionais de Cuba participaram por três semanas do módulo de acolhimento e avaliação que foi realizado em Fortaleza. Durante o curso eles aprenderam sobre os aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS), doenças prevalentes no Brasil, conhecimentos linguísticos e de comunicação e aspectos éticos e legais da prática médica. Os médicos também fizeram visitas técnicas aos serviços de saúde e participaram de simulações de consultas de casos complexos, com enfoque especial na atenção básica.
De acordo com o programa, os médicos ficarão em Granja por três anos e terão  salários de R$ 10 mil, que serão pagos pelo governo federal. O município arcará com despesas de moradia e alimentação em contrapartida mensal de R$ 1.500,00.
Lançado em 8 de julho pelo governo federal,o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS,com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Fonte:Folha Granjense online

Nenhum comentário: