sábado, 11 de julho de 2015

GRANJA-CE: TRABALHADOR TEM CABEÇA ESMAGADA E MORRE DURANTE TRABALHO EM PEDREIRA.

Um trabalhador de 24 anos identificado como Francisco Ermano Martins Paiva morreu durante um acidente de trabalho ocorrido na manhã de sexta-feira, 10, em uma pedreira na localidade de Pedreira 35, zona rural do município de Granja.
Os policiais do destacamento de Martinópole receberam uma ligação de um homem identificado como Lima, funcionário da Empresa Gramil, dando conta que um companheiro de trabalho havia falecido há poucos instantes em decorrência de um acidente de trabalho. Rapidamente uma equipe policial foi até a localidade e chegando colheram maiores informações sobre o sinistro. O funcionário Lima disse aos policiais que a vítima estava trabalhando no corte da pedra (mármore) e que ao iniciar o corte de uma banda da pedra, foi escorá-la e não imaginou a possibilidade da mesma quebrar, fato esse que infelizmente aconteceu, parte da pedra caiu sobre sua cabeça, causando morte imediata.
Os policiais acionaram a perícia forense que compareceu ao local e conduziu o corpo da vítima ao IML de Sobral. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Atenderam a ocorrência: Cb Torres, Sds Roberto Luiz, M. Santos, Domingos.

Fonte:Camocim Polícia 24h

quarta-feira, 8 de julho de 2015

GRANJA: APROVADOS NO CONCURSO DA GUARDA CONTINUAM SEM INFORMAÇÕES

Os classificados e classificáveis do Concurso Público de Granja para a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, realizado em Agosto de 2014, continuam buscando um posicionamento oficial por parte da Prefeitura de Granja ou da organizadora, a empresa Consulpam, sobre o andamento do certame.  
Segundo eles, desde o dia 31 de Março de 2015, quando saiu o resultado final, acompanhado do aviso de que o edital para realização do curso de formação sairia em breve, que nada mais aconteceu. Ao blog, os candidatos afirmaram que já entraram em contato com a  Prefeitura de Granja e Consulpam várias vezes, e que também foram pessoalmente atrás de informações, porém, até o momento, nenhuma das duas instituições deram uma previsão concreta de quando seria realizado o tal curso de formação. 
Enquanto isso, há quase 4 meses sem nenhuma satisfação, o grupo de 25 aprovados afirmou que irá acionar o Ministério Público, visando uma solução para essa situação que, segundo eles, está causando constrangimento e prejuízo a todos.  

Fonte: Camocim Online

EM GRANJA, CLIENTES RECLAMAM DO MAU ATENDIMENTO NO BANCO DO BRASIL

“Maltratados durante o atendimento, caixas eletrônicos sem dinheiro, horas e horas de espera na fila”.  Foi assim que um dos clientes falou contra a agência do Banco do Brasil de Granja. Antes mesmo da agência do Banco do Brasil mudar-se de prédio, o site já tinha recebido muitas reclamações, que só vem aumentando, são clientes que alegam esta recebendo um péssimo atendimento por parte dos funcionários da  agência bancária da cidade e também sobre a grande demora no atendimento, que no mínimo pode levar até quase o expediente todo para poder ser atendido. Outra reclamação é sobre os caixas eletrônicos, que segundo informações são três caixas, mais apenas um está funcionando. Na manhã dessa quarta-feira (08), recebi informações que de 4 caixas eletrônicos, apenas 1 estava sacando dinheiro. Sem falar da fila enorme que estava se formando fora do banco, ”falta de dinheiro” não é motivo dessas reclamações, que dinheiro não falta. Infelizmente o cidadão fica refém das filas do banco, de abuso dos próprios funcionários. Um cliente estava dizendo que desde de segunda-feira (06) tenta sacar dinheiro e não consegue , pois só há havia um caixa funcionando. “Eu tenho que trabalhar e não posso passar mais de duas horas aguardando minha vez” disse.
Há que haver por parte das autoridades competentes alguma tomada de providencia para que isso deixe de acontecer.

EM CAMOCIM, SERVIDORES DO INSS ENTRAM EM GREVE PARCIAL

A maioria dos servidores da Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Camocim paralisaram as atividades nesta quarta-feira (08). Os funcionários reivindicam reajuste salarial de 27,5 % de imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos. Além do reajuste, os servidores querem melhorias nas condições de trabalho e no atendimento à população. 
A paralisação, por tempo indeterminado, ocorre no Ceará e em outros 14 estados da federação. No caso de Camocim, além das reivindicações decididas em assembleia realizada pelo Sindicato do Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece), outras já caducas e históricas estão em pauta. 
Tudo começa pelo ambiente insalubre que abriga os servidores do órgão. Logo após a reforma do prédio próprio da agência, iniciada em março de 2012, cuja situação atual é de abandono, o INSS passou a atender em um "puxadinho", localizado em um galpão da Estação Ferroviária, onde antes partiam e chegavam os trens. O local não tem ar-condicionado, é cheio de poeira, sem privacidade, ficando praticamente ao ar livre. Com apenas 18 funcionários, atualmente tendo 2 de licença e 1 de férias, para atender 7 municípios da região, o órgão passou a atender nos últimos 4 meses, moradores de Parnaíba e Luís Correia, do vizinho estado do Piauí,. É que de acordo com informações obtidas pelo blog, as agências desses dois municípios estão sem serviço de perícia médica. 
Com isso, além da enorme demanda da região, para um número insuficiente de servidores, o quadro se agravou com o aumento de pessoas a serem atendidas, dessa vez de outro estado. Ainda sobre a greve iniciada hoje, o comando do movimento em Camocim esclarece que os serviços essenciais estão sendo oferecidos por alguns funcionários que não aderiram á paralisação, portanto, o INSS em Camocim está funcionando, não com todos os serviços, mas funcionando. 

terça-feira, 7 de julho de 2015

GASOLINA VAI AUMENTAR DE NOVO

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse na segunda-feira (6/7) que “tão logo seja necessário” deve ser feito um reajuste dos preços da gasolina. Ele fez a declaração a representantes da indústria de açúcar e etanol, reunidos no Ethanol Summit, evento promovido pela indústria do setor, em São Paulo (SP).
“Temos que saber o momento correto para colocar uma possível correção tão logo seja necessário para manter a rentabilidade da companhia”, disse ele, que participou da cerimônia de abertura, mas não fez a palestra que estava prevista no primeiro dia dos debates do evento. “Consequentemente, os produtores de etanol poderão praticar preços adequados”, avaliou.

Bendine afirmou também que o etanol tem papel fundamental na redução da dependência que a empresa tem da gasolina importada. “Nossa capacidade de refino não é suficiente para atender à demanda”, ressaltou. “Temos que fazer os investimentos de forma complementar. O nosso desenvolvimento depende do bom trabalho de vocês”, acrescentou.

Tasso Jereissati articula novas eleições para presidente em 90 dias

Pela primeira vez desde o início da crise, o PSDB decidiu tentar uma articulação direta com os movimentos de rua que convocaram a terceira onde protestos para 16 de agosto. Os tucanos querem propor aos organizadores a mudança de bandeira: abandonar a defesa do impeachment e defender a realização de novas eleições, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) casse o mandado da presidente Dilma Rousseff.

A idéia foi discutida em reunião na casa do senador Tasso Jereissati, antes da convenção que aconteceu no último domingo (5), mas ainda não tem adesão das alas de Geraldo Alckmin e José Serra.

Em conversas antes da convenção, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso alertou a cúpula tucana que a crise ficou 'fora do controle' do PSDB e que caberá ao partido cobrar o cumprimento da Constituição e da Lei.

As informações estão publicadas na coluna Painel da Folha de S. Paulo desta terça-feira (7).


Ceará News 7


Reforma do ensino médio não deve se limitar a conteúdo, diz especialista

A reformulação do ensino médio e a construção de uma base nacional curricular comum para essa etapa foram temas de discussão hoje (7) em seminário na Comissão de Educação, na Câmara dos Deputados. O integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) José Fernandes de Lima alertou que a base nacional comum não deve se limitar a uma lista de conteúdos, mas ir além e tratar, por exemplo, da formação dos professores e da relação entre União, estados e municípios.
Lima destacou ainda que o currículo comum não pode partir da opinião uma única pessoa ou organização, mas ter o consenso da sociedade. “Uma agenda educacional de um país não pode deixar de responder a três coisas: para quem temos que oferecer educação, para quê e como vamos oferecer essa educação”, disse.
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que a base nacional curricular comum da educação básica deve estar concluída até junho de 2016.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, considera que, atualmente o conteúdo do ensino médio está direcionado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Estamos fazendo um Enem modelador dos currículos como se a gente só formasse no ensino médio como uma etapa de transição para a faculdade”, disse.
Na avaliação de Deschamps não é possível resolver os problemas do ensino médio sem focar na etapa anterior que são os anos finais do ensino fundamental. “No ensino fundamental dois começa o grande problema que só é reforçado na hora de entrar no ensino médio. O problema não está todo no ensino médio. Se não tivermos o olhar sobre o fundamental dois, o projeto de uma base nacional comum será inócuo”, disse.
O diretor de currículo e educação integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Ítalo Dutra, ressaltou a importância de um esforço conjunto entre União, Estados e Municípios na construção da base nacional comum. “É um esforço de produzir um entendimento nacional em torno desse assunto e que precisa ser revisado periodicamente e pensado do ponto de vista de um pacto federativo”, disse.
Ele informou que o ministério está recebendo documentos curriculares dos entes federados que vão contribuir para a elaboração de um texto da base comum a ser colocado em consulta pública. Ítalo Dutra disse que é preciso discutir também a forma como a base comum será colocada em prática.“Pensar em organização curricular para o ensino médio significa também pensar no como e discutir como isso será operacionalizado do ponto de vista de estados e municípios”, disse.
Para a presidenta da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), Bárbara Melo, o atual modelo do ensino médio é pouco atraente por estar distante da realidade dos jovens e ter conteúdos que não dialogam entre si. Mudar esses pontos é  fundamental para elaborar uma base comum, na avaliação de Bárbara. Ela também destacou a importância de incluir conteúdos locais.
“O conteúdo muitas vezes parece desconectado. A pessoa vê física em um quadrado, biologia em outro”, disse. Bárbara Melo acrescentou: “É importante que o ensino seja integrado. E a escola precisa absorver novas tecnologias. É um absurdo o estudante não poder usar o celular em sala. Não é uma tecnologia dentro de sala que vai fazer o aluno se distrair, é a forma como o conteúdo é dado”.
O deputado Wilson Filho (PTB-PB) também avalia que o atual modelo está ultrapassado e que é necessário reformular o ensino médio para garantir a permanência dos estudantes nas salas de aula e estimular também os professores. “Todos concordamos que o atual modelo do ensino médio está desinteressante e ultrapassado. É um modelo desinteressante para estudantes e professores e temos a obrigação de mudar isso”, disse.
Fonte: Agência Brasil