sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições 2012 – Situação do PSB no Interior não é boa


Quando há alternância entre ciclos políticos no poder central, essa transição costuma se espalhar de forma mais lenta no Interior. Ao ascender ao Governo do Estado, como regra, o grupo demora um pouco a se consolidar como hegemônico também nos municípios Estado afora. O PSDB perdeu o controle do governo cearense em 2006, mas se manteve como maior partido, em número de prefeituras, na eleição de 2008.
O predomínio tucano no Interior não chegou ao fim como resultado de derrotas eleitorais, mas de manobras de bastidor. Passado o pleito de 2010, parlamentares e gestores migraram em direção ao recém-criado PSD, naquilo que o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, qualificou como “ataque especulativo da família Gomes”. Referia-se ao respaldo dado pelo clã que comanda o Palácio da Abolição às filiações em massa de ex-tucanos à nova sigla. A era PSDB chegou ao fim, mas não se estabeleceu, ainda, novo ciclo hegemônico nas prefeituras do Interior. A maioria delas apoia o Governo do Estado, é verdade. Mas sempre foi assim e é provável que sempre seja.
A questão é que, como consequência da partilha do poder estadual entre diversas forças partidárias, não se conseguiu, até agora, constituir predomínio claro de algum agrupamento. Talvez ocorra nestas eleições, mas não é o que indicam as pesquisas. Os levantamentos minimamente críveis já divulgados sobre as disputas Ceará afora indicam que, para o partido do governador Cid Gomes (PSB), as perspectivas não são as melhores.
Fonte: Eliomar de Lima

SANTA QUITÉRIA - CARRO DE CANDIDATO A PREFEITO É ATINGIDO POR UM TIRO.


Na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro, um Fiat de cor azul ocupado pelo candidato a prefeito pelo o município de Santa Quitéria, Tomás Figueiredo, teria sido atingido por um tiro de revólver.

Ainda segundo as informações preliminares, o político se deslocava para o distrito de Areal quando dois homens em duas motocicletas, já próximo a localidade citada, se aproximaram por trás e teriam disparado algumas vezes contra o veículo em que estava o político e um motorista, acertando apenas a lataria.
As informações ainda não confirmadas oficialmente, porém, algumas publicações em redes sociais de parentes do candidato lamentam o suposto acontecido. Até às 17:30hs desta quinta, ainda não havia chegado nenhuma queixa na Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria com relação a este assunto.


Fonte: Blog Santa Quitéria de Verdade.

Padre Zezinho sofre AVC

O conhecido Pare Zezinho, escritor e cantor da Igreja Católica, foi vítima de um leve Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo isquêmico na noite de quarta-feira (19).
O religioso, que mora em Taubaté , no interior de São Paulo, foi levado para o Hospital Pio XII, em São José dos Campos , onde permanece internado. 

Segundo os médicos, o diabetes pode ter provocado a falta de circulação em uma área do cérebro afetando a memória e a fala do sacerdote. De acordo com o boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira (20) o paciente apresentou melhora progressiva e vai permanecer internado para fazer novos exames neurológicos. 
Fonte: Com Agências

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ATENÇÃO! OS PROGRAMAS: MAIS EDUCAÇÃO, SEGUNDO TEMPO E OUTROS NÃO SÃO DE INICIATIVA DO MUNICÍPIO DE GRANJA.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.


Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer. Esses são alguns dos principais objetivos do Programa Mais Educação, que visa qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental.

O Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Trata-se de uma estratégia do governo federal para a ampliação da jornada escolar.

O programa é composto por sete macrocampos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.

A Secad seleciona as escolas e as secretarias confirmam a escolha, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Elas devem estar localizadas em capitais ou cidades de regiões metropolitanas com mais de 200 mil habitantes, além de terem aderido ao Compromisso Todos pela Educação e de possuírem mais de 100 alunos matriculados, conforme o Educacenso. Também devem ter obtido índice inferior a 2,9 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). 
O programa Mais Educação conta com a parceria de 81 secretarias de educação. São 55 municipais e 25 estaduais, além da secretaria de educação do Distrito Federal. Periodicamente, as secretarias e os parceiros do programa se reúnem em duas instâncias intituladas Comitê Metropolitano (consultivo e propositivo) e Comitê Local (formulação e acompanhamento).

Na execução do programa estão envolvidos os ministérios da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República. Como resultado dessa articulação, criou-se o Fórum Interministerial Mais Educação, de caráter normativo, deliberativo, articulador e resolutivo.

Confira a lista dos outros ministérios parceiros do programa e das escolas atendidas pelo Mais Educação.
ACESSE O PORTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO http://portal.mec.gov.br/ 


Segurança das eleições no Ceará

Os promotores eleitorais de todos os municípios cearenses estão sendo convocados para participarem de uma reunião preparatória para as atividades a serem desenvolvidas por cada um no dia das eleições. O encontro será nesta sexta-feira, a partir das 8h30min, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça.
O promotor de justiça, Raimundo Filho, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel) espera que dessa reunião participem todos os promotores de justiça que vão atuar, no dia das eleições, tanto na capital quanto no interior do Estado.
Essa reunião é importante para o Ministério Público Eleitoral porque nela serão traçados os parâmetros gerais da atuação dos promotores na fase final de campanha, no dia da eleição e no processo de apuração dos votos. Além do coordenador do Caopel, promotor Raimundo Filho, também estará à frente dos trabalhos o procurador regional eleitoral, Márcio Torres.
Reuniões dessa natureza sempre são realizadas quando se aproxima uma eleições. Trata-se de um momento importante para o Ministério Público porque serve para uma avaliação do trabalho realizado até então, levantamento das dificuldades que estão sendo enfrentadas por alguns promotores e definição das providências a serem adotadas para a fase mais importante do processo eleitoral, que consiste na captação e apuração dos votos.
Sobre o resultado do trabalho realizado pelo Ministério Público Eleitoral até agora a avaliação do promotor Raimundo Filho é positiva, lembrando que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao concluir os julgamentos dos recursos apresentados em processos de registro de candidatura foi possível identificar que na questão da aplicação da Lei Ficha Limpa o Ceará teve uma posição destacada no Brasil e a maioria das impugnações foram promovidas pelos promotores de justiça.
Quanto ao clima da campanha eleitoral no interior do Estado, informou que começaram a chegar informações de que está mais forte o acirramento entre cabos eleitorais de adversários em alguns municípios. Sobre ameaças a promotores disse que o único caso registrado foi o do promotor de Juazeiro do Norte, José Carlos Félix da Silva, que gerou uma nota pública do procurador geral.
No que se refere a segurança das eleições em geral disse o comitê de segurança das eleições definiu prioridades para alguns municípios que sempre mereceram uma atenção redobrada em época de eleições e também para outros municípios onde, este ano, a clima político se apresenta como merecedor de atenção.
Para a maioria dos municípios cearenses o reforço policial será deslocado com uma semana de antecedência das eleições, mas para os municípios merecedores de atenção especial o deslocamento deve acontecer, aproximadamente, 15 dias antes do pleito. Este é o caso, por exemplo, dos municípios de Icó, Iguatu, Alto Santo, Iracema, Tianguá, Ipu e Trairi. A Polícia Federal também está montando um plano especial de acompanhamento das eleições em alguns municípios cearenses, informou o promotor Raimundo Filho.

Publicado  por 

Diario do nordeste

NÃO COLOU.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ ACABA DE REVOGAR A LIMINAR CONCEDIDA A HÉLIO FONTENELE, AGORA TEM MAIS JEITO NÃO. CONTINUA INDEFERIDO O REGISTRO DE HÉLIO. DECISÃO " Suspensão dos efeitos da decisão concedida nos autos do processo de nº 0034886-63.2012.8.06.0001 em curso na 2ª Vara da Fazenda Pública . Desembargador JOSÉ ARÍSIO LOPES DA COSTA Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ou seja, a liminar não colou, agora já era, somente em 2020. 
fonte: http://www.facebook.com/mariadolivramento.alves

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DEZ PESSOAS SÃO PRESAS EM TRAIRI NUMA OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E PF


Dez pessoas foram presas suspeitas de formação de quadrilha e corrupção eleitoral na manhã desta quarta-feira no município de Trairi. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos durante operação da Justiça Eleitoral.
Segundo informações do promotor de justiça do município, Igor Pereira, o prefeito de Trairi, Josimar Moura Aguiar foi afastado pela Justiça. Já a primeira-dama, Silvia Virgínia Aguiar, e o filho, que é secretário de administração, Gustavo Viana Aguiar, foram presos.
Foram expedidos novos mandados de prisão para o secretário de Saúde, José Evandro da Cunha e a secretária de Educação, Maria das Graças Barbosa. Eles já estavam presos e agora foi expedido mais um mandado de prisão contra os dois.
Foram presos o vereador Francisco Magno Magalhães, que é candidato a prefeito apoiado pela gestão municipal, o presidente da câmara Antônio Barros Barbosa, a vereadora Francisca Oneide benevides e a candidata a vereadora Rebeca de Castro Andrade. Juntamente com o vice-prefeito do município, Francisco Flávio de Azevedo, duas mulheres que trabalham como cabo eleitoral, Maria Gorete Souto Pinto e Elis Regina Vital, além de um comerciante local identificado como Antônio Eduardo.
Ainda de acordo com informações do promotor Igor Pereira, a Polícia investiga susposta formação de quadrilha e corrupção eleitoral consistente no uso da máquina pública para beneficiar os candidatos apoiados pela atual gestão. Ao todo, são 23 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão.
(Diário do Nordeste)

A partir de sábado, candidato só pode ser preso em flagrante


Segundo o calendário eleitoral de 2012, a partir deste sábado (22) os candidatos a prefeito e vereador só podem ser presos em flagrante, segundo o TSE. A norma vale também para membros de mesa das Zonas Eleitorais no dia 7, quando os eleitores depositarão seus votos, e para os fiscais de partido.
Sábado também é o prazo para as coligações indicarem quem serão seus fiscais. Além disso, a Justiça Eleitoral deve indicar, até o fim de semana, quais funcionários e espaços precisará para realizar o pleito, bem como requerer transporte e alimentação para os que estarão trabalhando no dia da votação.
 Publicado  por 

Tribunal de Contas intensifica fiscalização para evitar uso irregular do transporte escolar durante período eleitoral


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará intensificou a fiscalização do transporte escolar no Estado, a fim de evitar o uso irregular dos veículos durante o período eleitoral. A decisão foi reforçada pelo presidente do TCE, conselheiro Valdomiro Távora, na tarde desta terça-feira, durante sessão do Pleno. De acordo com o Presidente, no último final de semana, foi realizada uma fiscalização pela 5ª Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE) da Corte de Contas.
A ação foi desenvolvida na CE-060 e na CE-040, onde foram identificados dois veículos, um do município de Guaiuba e outro do município de Horizonte em circunstâncias diferentes às usuais. A ação teve o apoio das equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dos postos da Pajuçara e de Aquiraz
Também nesta terça (18/9), o Ministério Público de Contas (MPC), por meio do seu procurador-geral, Gleydson Alexandre, entrou com uma representação para que o TCE-CE determine à Secretaria de Educação, bem como a todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento Educacionais (Credes), a regular utilização do patrimônio público durante o período eleitoral, em especial os veículos que tem por fim transportar alunos da rede pública de ensino. A representação do MPC sugere, também, a realização de uma operação no dia das eleições, 7 de outubro, e eventualmente, no dia 28 de outubro, caso haja segundo turno, nas principais rodovias do Estado.
Publicado por 

Quarta parcela será paga hoje


BOLSA ESTIAGEM
Agricultores do Ceará vão receber hoje a quarta parcela do Bolsa Estiagem, seguro do Governo Federal para agricultores que perderam parte ou o total da safra por conta da seca que atinge 178 dos 184 municípios do Estado. O seguro garante o pagamento de cinco parcelas de R$ 80 a 205.849 agricultores. No Ceará, o cadastro dos beneficiários foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado. O Bolsa Estiagem pagará um valo total de R$ 82,3 milhões aos agricultores cearenses.

A Terra está sofrendo a sexta extinção em massa: nós somos os culpados


As criaturas da terra estão à beira de uma sexta extinção em massa, comparável à que teria extinguido os dinossauros. Essa é a conclusão de um novo estudo, que calcula que três quartos das espécies animais de hoje poderiam desaparecer dentro de 300 anos. "Esta é realmente uma coisa melancólica e deprimente", diz o principal autor do estudo, Anthony Barnosky, paleobiólogo da Universidade da Califórnia, Berkeley. "Mas a boa notícia é que não chegamos tão longe no caminho que é inevitável."

As espécies naturalmente vêm e vão durante longos períodos de tempo. Mas o que define uma extinção em massa é que três quartos de todas as espécies desaparecem rapidamente. A Terra já sofreu cinco extinções em massa, incluindo o asteróide que eliminou os dinossauros e outras criaturas, 65 milhões de anos atrás. Os ambientalistas têm alertado há anos que estamos no meio de uma sexta extinção, causada pelo homem, desde espécies de rãs até as aves e tigres ameaçados pela mudança climática, doenças, perda de habitat e competição por recursos com espécies não-nativas.



O quadro fica ainda mais sinistro, quando todos os mamíferos atualmente ameaçadas ou em extinção são adicionados à conta. Se todos aqueles desaparecerem dentro de um século, então, por 334 anos a partir de agora, 75% de todas as espécies de mamíferos terão desaparecido, diz Barnosky. "Olhe para fora de sua janela. Imagine tirar três quartos dos seres vivos que você vê e se pergunte se você quer viver nesse mundo."

A equipe completa os mesmos métodos de análise para os anfíbios, répteis, aves, plantas, moluscos, e outras formas de vida. Eles encontraram padrões bastante consistentes: a partir de anfíbios para as aves e mamíferos, cerca de 1% a 2% das espécies já estão extintas hoje, e 20% a 50% estão ameaçadas, números que se aproximam as das grandes extinções em massa do passado. "O nosso melhor palpite é que a taxa de extinção atual é entre três a 80 vezes demasiado elevado", mesmo sem contar com todas as espécies ameaçadas, diz Barnosky. "Assumindo que as espécies ameaçadas efetivamente forem extintas, que não é inevitável, coloca a taxa de extinção fora das cartas."

Fonte: AAAS Science

terça-feira, 18 de setembro de 2012

TSE DERRUBA DE VEZ A CANDIDATURA DE BATISTA SARIEMA EM GRANJA


No início da noite desta segunda-feira (17), o TSE julgou improcedente o recurso impetrado pelo Candidato a Vereador João Batista Pereira (PSD), da cidade de Granja. Batista "Sariema" (foto), como é popularmente conhecido, atualmente é vereador e iria tentar a reeleição. A Justiça Eleitoral, em primeira instância, já havia impugnado sua candidatura em âmbito municipal. O TRE manteve a impugnação, e agora o TSE confirmou as duas decisões. Sua candidatura foi impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Quando esteve à frente da Câmara Municipal de Granja, ele teve duas contas (1999-2000) desaprovadas. Batista é considerado um dos maiores aliados do oligarca Esmerino Arruda.  Com a decisão do TSE, Batista "Sariema" só poderá se candidatar novamente em 2020. 

Fonte:Camocim online

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

JUSTIÇA ELEITORAL: CEARÁ É A TERRA DA ROUBALHEIRA E O PARAÍSO DOS FICHA-SUJAS


Pelo menos 868 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o país foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa pelos Tribunais Regionais Eleitorais, segundo dados dos TREs e Procuradorias Regionais Eleitorais de 23 estados nas decisões da segunda instância da Justiça Eleitoral.
O número de barrados representa 0,2% do total de 481.156 candidaturas registradas no país pelo TSE. Até a sexta-feira (14), eram 450.521 registros de candidatos aptos e 30.425 inaptos, ou seja, que não cumpriram os requisitos determinados pela Justiça Eleitoral para se candidatar.
Os candidatos que tiveram o registro indeferido em primeira instância, pelo juiz eleitoral, puderam recorrer aos TREs. O prazo para o julgamento dos recursos nos tribunais estaduais terminou no dia 23 de agosto. Nesta data, todos os processos e resultados já deviam ter sido encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, 13 estados informaram ter julgado todos os casos de registro de candidatura. Os demais afirmaram restar poucos processos a serem analisados.
O Estado do Ceará é líder na lista dos dados de candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa nos TREs. Foram indeferidos 176 registros de candidaturas para prefeito e vereador.
(Via Blog do Roberto Moreira)

52 mil motoqueiros louvam a São Francisco em Canindé

O evento, que chega à sua 26ª edição, já é considerado o maior do mundo em homenagem ao santo dos pobres
Canindé. Um grupo formado por cerca de 52 mil motoqueiros percorreu marcou, ontem, a 26ª edição da maior motorromaria do mundo em louvor a São Francisco das Chagas, o santo dos pobres e dos humildes. Eles percorreram 45 quilômetros pela BR-020 com destino ao maior santuário franciscano das Américas, em Canindé, cidade que fica a 126 km da Capital.

Os motoqueiros tomaram as ruas da cidade para agradecer e pedir proteção ao santo Fotos: Antº Carlos Alves
Sob a escolta de um grupo de batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os devotos do também chamado santo do milênio deixaram a Avenida Mister Hull, às 8horas, e seguiram o destino da fé sobre duas rodas.

Para quem acompanha todo o percurso na garupa de uma moto, a sensação é que de que a aventura se mistura à fé e emoção. É preciso muita cautela até avistar a cidade que ainda não está preparada para receber tanta gente em um só dia.

Os motoqueiros invadiram a terra da fé em busca da cura e acerto de contas com o santo. Foi o caso da dona de casa Francisca Rosário Félix de 54 anos, que veio da cidade de Sobral pagar uma promessa em intenção de seu filho Ezequiel Félix, de 28 anos, que sofreu um acidente de moto ao bater na lateral de um ônibus na BR-222.

"Ele se encontra internado, com as duas pernas quebradas, um braço e uma pancada muito forte na cabeça, mas pediu que eu viesse a Canindé pedir a São Francisco pela sua recuperação", afirmou Francisca Félix.

Relatório
Segundo um relatório da Universidade Federal do Ceará (UFC), a maioria dos motoqueiros participam do evento religioso vem pagar promessas por acidentes sofridos ao longo dos tempos.

Exemplo maior é Edson Peixoto Maia, idealizador da maior motorromaria do mundo. Ele sofreu um acidente em 1984, na Avenida da Abolição, em Fortaleza. Depois da promessa, começou a preparar o trajeto que, hoje, se tornou o maior do mundo.

Segurança
Um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF): 80 homens do Núcleo de Operações Especiais (NOE), e mais 12 batedores da PRF controlaram o tráfego pela rodovia até a Praça do Romeiro, onde, pela primeira vez em seu ministério, o pároco e reitor do Santuário, Frei João Amilton dos Santos, deu a "bênção dos capacetes" pessoalmente com água benta.

No retorno para casa, os motoqueiros enfrentaram um rígido controle social. Patrulheiros rodoviários federal utilizaram o bafômetro para evitar acidentes e perdas humanas. "Tem que se assim, porque as pessoas nunca respeitam o direito de liberdade de cada irmão", disse um patrulheiro durante a operação.

Ontem, a cidade de Canindé ficou pequena para o grande número de visitantes. Atualmente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), moram uma média de 40 mil habitantes na sede do Município. Nesse domingo, Canindé recebeu 200 mil romeiros em diversas romarias, cinco vezes a população da cidade.

Lotação
O motoqueiro Ivens Mourão, da cidade de Tamboril, por exemplo, esteve em Canindé, acompanhado de 80 colegas, para reverenciar o santo dos pobres. "É uma emoção muito grande poder participar desse evento e pedir a proteção de São Francisco", declarou.

O comércio enfrentou dificuldade para atender à demanda. Os espaços ficaram pequenos. Todas as ruas, praças, avenidas, lanchonetes, restaurantes, churrascarias, hotéis ficaram tomados. "Sem dúvida, é o dia de maior movimento fora de época de Canindé´´, fala o empresário Walter Mariano, que aumentou seus negócios em 35%.

O secretário de Turismo de Canindé, Plínio Gomes, não escondia sua alegria de poder contribuir com a festa. "Somos parceiros dos motorromeiros. Esperamos que, no ano que vem, tudo esteja sob controle".

Solidariedade
Além da devoção, os motociclistas levaram solidariedade a Canindé. A renda da venda das camisas será revertida em ação social. Todos os anos, uma instituição da cidade recebe uma doação em dinheiro e cestas básicas são distribuídas para as comunidades carentes.

Após o cumprimento das promessas, os motoqueiros se reuniram na sede do BNB Clube para participar do sorteio de uma moto. Outros fiéis ficaram no Beira D´ Água Clube de Regatas, onde puderam se deliciar com um banho de chuveiro e aproveitar a culinária da cozinha regada a peixe frito e baião de dois, um dos pratos mais apreciados pelos visitantes.

Campanhas
O frei João Amilton dos Santos informou que a festa é dos motoqueiros, e que não é necessário tantos políticos tentando tirar proveito do evento fazendo campanhas. O religioso aproveitou para anunciar que, em virtude das eleições, os festejos de São Francisco, neste ano, começam no dia 10 de outubro e se encerram no dia 20.

Depois da motorromaria, todos pararam na Praça do Romeiro, onde receberam a "bênção dos capacetes", dada pelo frei João Amilton dos Santos, pároco e reitor do Santuário de São Francisco, em Canindé


A Guarda Municipal colocou 16 homens de plantão em todo perímetro urbano para dar segurança e orientação aos visitantes. O guarda municipal Gervásio Lopes disse que, além das motos, mais de 2.300 veículos entraram na cidade ontem.

As prefeituras de Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé deixaram ambulâncias de plantão tanto na vinda quanto na volta dos motorromeiros para atendimentos de urgência, se necessário fosse.
Fonte:Diario do nordeste

domingo, 16 de setembro de 2012

GRANJA: REPRESENTANTE DO CANDIDATO HÉLIO FONTENELE SE RECUSA A PARTICIPAR DE SORTEIO PARA A ENTREVISTA QUE SERÁ REALIZADA PELA APEOC.


A Comissão municipal do Sindicato-Apeoc recebeu nesta última quinta-feira (13) os  representantes dos candidatos a prefeito do nosso município Luiz Gustavo Oliveira e de Romeu Aldigueri Arruda. Na ocasião a Presidente entregou  as Reivindicações dos Servidores Municipais da Educação e foi realizado o sorteio  para a entrevista com os candidatos no dia 29 de setembro. O candidato Hélio Fontenele Magalhães se recusou a participar da entrevista.
com informações do blog da apeoc granja