quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Segurança das eleições no Ceará

Os promotores eleitorais de todos os municípios cearenses estão sendo convocados para participarem de uma reunião preparatória para as atividades a serem desenvolvidas por cada um no dia das eleições. O encontro será nesta sexta-feira, a partir das 8h30min, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça.
O promotor de justiça, Raimundo Filho, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel) espera que dessa reunião participem todos os promotores de justiça que vão atuar, no dia das eleições, tanto na capital quanto no interior do Estado.
Essa reunião é importante para o Ministério Público Eleitoral porque nela serão traçados os parâmetros gerais da atuação dos promotores na fase final de campanha, no dia da eleição e no processo de apuração dos votos. Além do coordenador do Caopel, promotor Raimundo Filho, também estará à frente dos trabalhos o procurador regional eleitoral, Márcio Torres.
Reuniões dessa natureza sempre são realizadas quando se aproxima uma eleições. Trata-se de um momento importante para o Ministério Público porque serve para uma avaliação do trabalho realizado até então, levantamento das dificuldades que estão sendo enfrentadas por alguns promotores e definição das providências a serem adotadas para a fase mais importante do processo eleitoral, que consiste na captação e apuração dos votos.
Sobre o resultado do trabalho realizado pelo Ministério Público Eleitoral até agora a avaliação do promotor Raimundo Filho é positiva, lembrando que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao concluir os julgamentos dos recursos apresentados em processos de registro de candidatura foi possível identificar que na questão da aplicação da Lei Ficha Limpa o Ceará teve uma posição destacada no Brasil e a maioria das impugnações foram promovidas pelos promotores de justiça.
Quanto ao clima da campanha eleitoral no interior do Estado, informou que começaram a chegar informações de que está mais forte o acirramento entre cabos eleitorais de adversários em alguns municípios. Sobre ameaças a promotores disse que o único caso registrado foi o do promotor de Juazeiro do Norte, José Carlos Félix da Silva, que gerou uma nota pública do procurador geral.
No que se refere a segurança das eleições em geral disse o comitê de segurança das eleições definiu prioridades para alguns municípios que sempre mereceram uma atenção redobrada em época de eleições e também para outros municípios onde, este ano, a clima político se apresenta como merecedor de atenção.
Para a maioria dos municípios cearenses o reforço policial será deslocado com uma semana de antecedência das eleições, mas para os municípios merecedores de atenção especial o deslocamento deve acontecer, aproximadamente, 15 dias antes do pleito. Este é o caso, por exemplo, dos municípios de Icó, Iguatu, Alto Santo, Iracema, Tianguá, Ipu e Trairi. A Polícia Federal também está montando um plano especial de acompanhamento das eleições em alguns municípios cearenses, informou o promotor Raimundo Filho.

Publicado  por 

Diario do nordeste

Nenhum comentário: