sexta-feira, 27 de setembro de 2013

IPCC: Temperatura da Terra pode subir 4,8°C até 2100

Vista aéria de uma usina termelétrica a carvão,nos
 arredores  de Zhengzhou,
 na província de Henan, China. Foto: Agência Reuters
 
A temperatura da Terra poderá subir entre 0,3 e 4,8 ºC ainda no Século XXI, conforme informações de relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), nesta sexta-feira (27). O encontro acontece em Estocolmo, na Suíça e é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Além desse dado alarmante, o 5° relatório de avaliação divulgado no painel afirma que o nível do mar pode subir até 81 centímetros, com fortes danos na maior parte das regiões costeiras do globo terrestre.
O relatório considera que a influência humana seja a principal causa do aquecimento global, observado desde o início do século XX. Os especialistas calculam que essa possibilidade esteja em 95% correta. Em 2007, esse mesmo relatório apontava 90%.
Em mensagem gravada, apresentada no início da entrevista, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse: “O aquecimento é real. Agora temos de agir”.
Fonte:Agência Brasil


Cid Gomes confirma saída do PSB e leva 500 filiados

Apesar de dada como certa por aliados e por notícias que circulavam nos bastidores há alguns dias, a saída do governador Cid Gomes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) só foi confirmada ontem à noite, após reunião com os diretórios municipais da legenda. Juntamente com o chefe do Executivo estadual, saem aproximadamente 500 filiados da sigla no Ceará, dentre os quais o secretário da Saúde, Ciro Gomes, o prefeito Roberto Cláudio, dez deputados estaduais, quatro federais, além de prefeitos e vereadores cearenses.

A expectativa é de que o grupo que deixa o PSB, acompanhando a decisão do governador Cid, migre para o recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Por se tratar de uma legenda nova, os riscos de questionamento dos mandatos - sob alegação de infidelidade partidária - não existirão. O futuro da caravana comandada por Cid Gomes só será definido na terça-feira à noite, após outro encontro convocado com todos os diretórios municipais.

Convites

De acordo com o governador cearense, além do PROS, também formalizaram convites para o chefe do Executivo estadual o PP, PCdoB, PDT e PSD. O prefeito Roberto Cláudio conversa hoje com o presidente nacional do PDT, ex-ministro Carlos Luppi, sobre a possibilidade de filiação do governador Cid Gomes e todos os seus liderados. No sábado, Cid conversará com o presidente do PROS, Eurípedes Júnior. Representantes dos demais partidos que apresentaram propostas também serão ouvidos.

Mesmo evitando definir o rumo dos dissidentes do PSB, os parlamentares presentes fizeram questão de frisar a segurança jurídica como um dos pontos determinantes para a escolha do novo destino. Seguindo essa lógica, o PROS é o rumo mais viável, embora o governador Cid Gomes tenha afirmado que o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, irmão dele, chegou a comentar que a melhor opção seria o PDT. O mesmo comentário chegou a ser repetido por outros deputados.

Questionado pelo Diário do Nordeste se as possibilidade reais de filiação seriam o PDT e o PROS, Cid desconversou: "é você quem está dizendo". Após a entrevista, ele chegou a ressaltar algumas dificuldades encontradas nos municípios, dentre as quais o total desconhecimento do PROS ou a apropriação da legenda por pessoas que faziam oposição ao grupo do PSB naquelas cidades. "Nós queremos atenuar os riscos de perda de mandato. O próprio presidente do partido sinalizou que a saída coletiva não é um ato de infidelidade partidária, mas sim de mudança de visão do partido que nós não concordamos", justificou.

Ciro Gomes também foi econômico nas palavras e evitou falar de sua predileção por uma das siglas. "Delegou-se ao governador Cid Gomes a faculdade de abrir as portas, tabular os entendimentos que restarem prudentes juridicamente, corretos politicamente e coerentes programaticamente o máximo possível, porque nós temos que chegar com humildade". E complementou: "Eu não tenho nenhuma preferência. Quero caminhar solidário ao governador Cid em qualquer que seja o seu caminho".

Na ocasião, o atual secretário da Saúde também alfinetou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é presidente nacional do PSB. "Na minha mente, é tão imprudente o projeto pessoal que orienta o Eduardo Campos que o partido, o PSB, vai definhar", criticou.

Fonte:Diário do Nordeste

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CRIME PASSIONAL - Jovem tenta estuprar e mata vizinha

Uma adolescente de 17 anos, foi morta, na tarde desta quarta-feira (25), no Município de Senador Pompeu, no sertão central do Ceará, por um vizinho que tentou estuprá-la. Segundo a Polícia, o rapaz era apaixonado por Antônia Jeane Gonçalves Pinheiro, que nunca correspondeu às suas investidas. Conforme informações da Delegacia Regional da cidade, a vítima estava no quintal de casa, quando Edson Benício Paiva Júnior, 18 anos, pulou o muro e tentou agarrá-la. A garota teria resistido e entrado em luta corporal com o agressor, que acabou lhe ferindo com golpes de faca. A equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) de Quixeramobim, esteve no local e constatou oito golpes no corpo de Jeane. O perito não identificou sinais de violência sexual aparentes. Um exame sexológico, que irá confirmar se houve ou não o estupro, foi solicitado. Edson Junior foi preso em flagrante, em Senador Pompeu, mas a população, revoltada com o fato, tentou invadir a cadeia pública para linchá-lo. As autoridades policiais locais decidiram, então, transferir o acusado para a cidade de Mombaça.

Vacina contra dengue começa a ser testada

“O Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantan, nenhum outro país tem uma vacina como essa. A vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010.
A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.
Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.”
(Agência Brasil)

A cada uma hora e meia, uma mulher morre vítima de violência masculina no Brasil, diz Ipea.


Apesar de existir uma legislação específica para proteger as mulheres, por meio da Lei Maria da Penha criada em meados de 2006, praticamente não houve mudança no número de feminicídios no País, de acordo com um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado nesta quarta-feira (25).  
O feminicídio ou femicídio é a morte de mulher em decorrência de conflitos de gênero, ou seja, pelo fato de serem mulheres.  
A taxa de mortalidade, a cada 100 mil mulheres, ficou em 5,28 no período entre 2001 e 2006, portanto, antes da Lei Maria da Penha. Entre 2007 e 2011, depois da Lei Maria da Penha, a taxa diminuiu para 5,22 a cada 100 mil mortes de mulheres.  
O Ipea destaca que “observou-se sutil decréscimo da taxa no ano 2007, imediatamente após a vigência da Lei [...] e, nos últimos anos, o retorno desses valores aos patamares registrados no início do período”.  
De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.  
A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado por meio de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.
Mortalidade de mulheres antes e depois da Lei Maria da Penha, houve leve queda no índice de óbitos em 2007, mas taxa voltou a subir.
Taxa de feminicídios no Brasil entre 2009 e 2011. Estudo indica que 16.993 mulheres foram mortas após agressões no período.


R7

Morre aos 91 anos Esmerino Arruda, ex-prefeito de Granja

Morreu, na tarde de ontem, vítima de um câncer, aos 91 anos, o ex-prefeito do município de Granja, Esmerino Arruda. O também ex-senador estava internado em um hospital particular da capital cearense, onde tinha sua saúde monitorada por uma equipe de médicos. Seu corpo será velado hoje, na sede da Prefeitura Municipal de Granja, onde haverá uma missa de corpo presente às 16h. O atual prefeito do município, Romeu Aldigueri, sobrinho de Arruda, decretou luto oficial de três dias na cidade.

Após a celebração, haverá um translado do corpo para Fortaleza, onde também será celebrada, amanhã, uma missa, às 16h, no Cemitério Jardim Metropolitano, na presença de amigos da Capital e demais familiares. Em seguida, o corpo do ex-prefeito será cremado, e as cinzas encaminhadas ao Distrito de Parazinho, em Granja.

Após a descoberta da doença, o ex-prefeito chegou a ser internado por mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, retornando para Fortaleza em seguida para dar continuidade ao tratamento.

Esmerino Arruda é pai do deputado estadual Gony Arruda (PSD). Nasceu em 22 de maio de 1922, em Granja, berço político de sua família. Atuou por mais de 60 anos, sendo considerado o mais antigo político em atividade do Estado.

Além de dois mandatos como prefeito de Granja, Esmerino Arruda foi, também, deputado federal e senador. Em 2009, após acusações de uso indevido dos meios de comunicação, a Justiça decretou a perda de seu mandato como prefeito, mas ele retornou ao cargo após a decisão favorável do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Renúncia

No entanto, renunciou ao cargo no dia 3 de abril de 2012, alegando problemas de saúde. Na carta de renúncia, ele agradeceu ao governador Cid Gomes pelo apoio a algumas obras realizadas no município. Na ocasião, Esmerino Arruda declarou deixar o cargo com a consciência de dever cumprido e de ter trabalhado pelo município até onde a saúde permitiu.

Segundo seu filho, Gony Arruda, a renúncia veio em virtude da grande demanda da cidade. "Ele enfrentou um segundo mandato muito difícil. Renunciou aos 90 anos, pois já não aguentava mais o dia a dia da administração, mas viveu a política intensamente, atendia a todos da cidade e de municípios vizinhos, abriu mão do convívio dos filhos e da empresa no Rio de Janeiro para ficar em sua terra natal". 

Fonte:DN

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Senado aprova projeto que reconhece profissão de vaqueiro

Brasília. Os corredores do Senado sempre cheios de assessores e parlamentares engravatados ganharam um tom diferente no início da tarde desta terça-feira (24) com a chegada de 70 vaqueiros de várias regiões do país. Vestidos a caráter com chapéu e gibão, o grupo veio acompanhar a votação do Projeto de Lei (PLC) 83/2011, que reconhece e regulamenta a profissão deles. No fim da tarde, a proposta foi aprovada no plenário.

A pedido de líderes partidários, a proposta foi votada em regime de urgência como o primeiro item da pauta do plenário. O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

Segundo o presidente da Associação dos Vaqueiros de Conceição do Coité, na Bahia, Áureo Carneiro, a regulamentação vai permitir ao vaqueiro "trabalhar com mais satisfação e amor”. “ Hoje quem paga bem um vaqueiro, paga um salário [mínimo]. A maioria, 90%, não ganha nem isso. Enquanto tem a sua juventude, sua força física, ele consegue emprego. Depois que ele fica velho e cansado ou sofre algum acidente na lida, ele é dispensado pelos patrões sem nenhuma garantia”, lamentou.

“Vamos ter os direitos legais que todas as profissões já têm: periculosidade, insalubridade, adicional noturno, hora extra, que ninguém que trabalha como vaqueiro recebe isso. É uma maneira de valorizar a nossa profissão que é uma das mais antigas do mundo”, disse o representante da Associação dos Encourados de Pedrão, também da Bahia, Anderson dos Santos Maia.

PROGRAMA LEITURA EM AÇÃO INCENTIVA A LEITURA E ESCRITA E AINDA CAPACITA TODOS OS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE GRANJA.

O Programa Leitura em Ação, lançado em agosto de 2013 pela Prefeitura Municipal de Granja em parceria com a Secretaria de Educação do Município, distribuiu 59.872 livros e mochilas a 13 mil alunos granjenses e professores da rede municipal de ensino. O Leitura em Ação é o maior programa de incentivo à leitura e escrita da história do município de Granja. Além do material didático distribuído aos 180 professores do 3º ao 5º ano, os mesmos recebem mensalmente formação de como trabalhar o projeto em sala de aula. Essas formações são ministradas pelos autores das obras adquiridas pelo município Granja. Sem falar que 85 professores do 6º ao 9º ano também recebem formação continuada, totalizando assim 265 professores recebendo formação de qualidade com profissionais qualificados que junto com os professores garantirão o sucesso e a qualidade do ensino público municipal de Granja.
fonte: impacto granja

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Jovens morrem após caírem de moto aquática em barragem, no Ceará

Vítimas tinham 19 e 21 anos
(Foto: Reprodução/Facebook)

Vítimas dividiam garupa da mesma moto aquática.
Elas não usavam coletes e não sabiam nadar.


Duas jovens de 19 e 21 anos morreram afogadas após caírem de uma moto aquática na manhã de domingo (22), na Barragem da Pedrinha, no município de Limoeiro do norte, a 198 km de Fortaleza. Segundo informações da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, as duas estavam na “garupa” da mesma moto aquática, não usavam coletes salva-vidas e não eram habilitadas para pilotar o veículo.
Ainda conforme a Polícia Civil, segundo o relato de testemunhas, as duas caíram do veículo após o condutor realizar uma manobra. Algumas pessoas que perceberam que elas estavam se afogando, tentaram resgatá-las, mas não conseguiram, o Corpo de Bombeiros foi acionado. O corpo da jovem de 19 anos foi encontrado algumas horas depois por moradores.
A outra vítima foi encontrada às 5h de segunda-feira, também por frequentadores da área. As duas eram naturais de Quixeré, os corpos foram encaminhados para o Instituo Médico Legal de Quixeramobim. De acordo com a Polícia Civil, familiares estiveram na delegacia apenas para expedir a guia cadavérica.
O condutor da moto aquática já foi identificado, mas ainda não se apresentou na  Delegacia de Limoeiro do Norte. Segundo policiais do município, o uso de motos aquáticas na barragem é comum, mas não há fiscalização.
Fonte:G1

CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO ÀS MARGENS DA CE-085 ENTRE PARAZINHO E GRANJA

Por volta das 06h20 da manhã de segunda-feira (23), os policiais militares do destacamento de Granja receberam uma ligação dando conta que um cadáver de um homem havia sido encontrado na CE-085, há 02 km do distrito de Parazinho. Imediatamente os pm's foram até o local e chegando lá confirmaram a veracidade da denúncia, tratava-se de um andarilho que a cerca de dois anos transitava pelas ruas de Granja e vez por outra no distrito do Parazinho. 
Populares afirmam que a vítima é oriunda do Estado do Piauí e como não têm parentes na cidade sua identidade permanece desconhecida.

Os policiais constataram que o homem  tem cor morena, entre 45 e 50 anos de idade, aproximadamente 1,75m de altura, cabelos pretos encaracolados e que usava cavanhaque. A principal suspeita é que o homem pode ter sido vitima de acidente de transito, pois próximo ao corpo tinha um pedaço de um farol de veiculo. Acredita-se ainda que o sinistro tenha ocorrido durante a noite de domingo (22), pois o corpo já estava rígido.
A Perícia Forense juntamente com o rabecão foi acionada, estiveram no local  e trasladaram o corpo para o IML de Sobral.

Fonte:Camocim Polícia 24h

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)seleciona novos Agentes Rurais

Serão selecionados 383 profissionais de nível médio e superior para prestar serviços de assistência técnica em 116 municípios cearenses


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza seleção de 383 profissionais de níveis médio e superior para prestar assistência técnica aos agricultores familiares do Ceará. Os selecionados vão atuar nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e promover a transferência de conhecimentos tecnológicos aos beneficiários do projeto de ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Estado do Ceará.
 
Serão oferecidas Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) que variam de R$ 1.254,00 (nível médio) até R$ 2.700,00 (nível superior). O prazo de vigência das bolsas é de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses. Os profissionais selecionados atuarão em 116 municípios. As vagas disponíveis são para Profissionais de nível médio com formação em Técnico Agropecuário, Técnico em Aquicultura e Pesca, bem como, de nível superior com formação em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Pedagogia, Sociologia, Assistência Social, Geografia, Geologia, Engenharia de Pesca, Biologia,Tecnologia em  Irrigação e Tecnologia em Agronegócio.
 
Para o coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, Cristiano Goes, o objetivo da seleção é garantir que todos os escritórios da Ematerce no Ceará contem com profissionais que vão orientar os agricultores familiares sobre as políticas de assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. “Até o final do ano, a meta do Estado é finalizar as inaugurações dos escritórios da Ematerce e todos contarão com os agentes rurais”.

As inscrições começam a partir desta segunda-feira (23) e prosseguem até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas pelo link abaixo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TIM pode deixar de existir no Brasil

Os problemas financeiros da Telecom Itália levaram o banco Barclays e a BTIG, empresas fornecedoras globais de serviços financeiros, a prever que a empresa vai vender a TIM no Brasil, o que alteraria o equilíbrio no quinto maior mercado de wireless do mundo. A dissolução da segunda maior operadora do país, que deve espalhar os seus ativos e assinantes entre seus rivais, seria a opção mais viável, pois a Anatel não deve aprovar uma fusão completa da TIM com um único concorrente, afirmou o Barclays. Uma companhia de fora, como a Vodafone, também pode comprar uma participação ou a totalidade da TIM, disse Walt Piecyk, analista da BTIG, em Nova York. De acordo com os analistas, uma divisão da TIM seria motivo de comemoração para as outras operadoras do país, pois a remoção de um concorrente iria aliviar a pressão sobre a concorrência de preços. Procurada, a TIM afirmou, através de sua assessoria, que não iria comentar o tema.

Com informações de O Globo.

domingo, 22 de setembro de 2013

Ex-deputado federal José Gerardo arruda pode ser beneficiado por decisão do STF

Um levantamento divulgado  neste domingo, 22,  pelo jornal O Globo, revela que até 84 políticos réus em 135 ações penais no Supremo Tribunal Federal, podem ser beneficiados com a decisão da Corte de aceitar a validade dos embargos infringentes, um tipo de recurso que dá direito a um novo julgamento.

O levantamento do O Globo foi feito a partir de uma lista repassada pelo Supremo, em que constavam 166 ações penais contra políticos até o fim de fevereiro deste ano. Em alguns casos, os políticos deixaram de ser parlamentares e perderam o foro privilegiado, sendo excluídos da contagem.

O ex-deputado federal cearense José Gerardo Arruda está à espera de que o Supremo decida se aceita ou não a validade de embargos infringentes em favor dele, assim como foi feito no caso dos condenados no mensalão. Em tese, ele não tem direito ao benefício porque não obteve quatro votos pela absolvição. O cearense recebeu sete votos (dois deles pela prescrição da pena) e três pela absolvição. Os embargos infringentes em favor do ex-deputado federal foram solicitados à Justiça em 2010.

“Somando os dois da prescrição com os três da absolvição, dá cinco votos. É um caso semelhante (ao do mensalão). Se vão aplicar, a gente espera que sim”, o entendimento é do advogado de defesa do parlamentar do Ceará, João Marcelo Lima Pedrosa.

VEREADOR CHICO ÉZIO PSDB DE GRANJA DA BASE DE APOIO DO PREFEITO ROMEU, APRESENTA 3 (TRÊS) PROJETOS DE LEI NA SESSÃO DO DIA 18/09

O VEREADOR FRANCISCO ÉZIO DA SILVA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, APRESENTOU, NO ÚLTIMO DIA 18/09/13, NA CÂMARA MUNICIPAL DE GRANJA, OS PROJETOS DE LEI DESCRITOS A SEGUIR:
- PROJETO DE LEI 56/2013 DE 16 DE SETEMBRO DE 2013. “DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA” A SER REALIZADA NO MUNICÍPIO DE GRANJA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
- PROJETO DE LEI 57/2013 DE 16 DE SETEMBRO DE 2013. “DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DO PRODUTOR RURAL” DO MUNICÍPIO DE GRANJA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.
- PROJETO DE LEI 55/2013 DE 16 DE SETEMBRO DE 2013. “DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE FOLGA AO SERVIDOR, NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
TAIS PROJETOS DE LEI ENCONTRAM-SE TRAMITANDO NAS COMISSÕES COMPETENTES E POSTERIORMENTE IRÃO A PLENÁRIO PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DOS MESMOS.