sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Polícia Federal apreende R$ 6 milhões em dinheiro vivo em empresa ligada a deputado federal

A Polícia Federal (PF) apreendeu, nesta sexta-feira (9), R$ 6 milhões em dinheiro vivo no cofre na empresa Locadora de Autos Ceará (Lauce), ligada ao deputado federal José Adail Carneiro (PP), em Fortaleza.
Os advogados do parlamentar garantiram que Adail está afastado da empresa "há pelo menos seis anos", quando foi eleito deputado estadual no Ceará, em 2010.
A defesa da empresa endossou o afastamento de Adail do comando da Lauce e considerou que "a apreensão é precipitada". "(Adail) Não tem mais participação, não está mais à frente dos negócios por impedimento legal", afirma a defesa, que garantiu ação para devolução do dinheiro.
A busca foi realizada por ordem da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF e da procuradoria da República no inquérito da Operação KM Livre.

Com informações da revista Istoé

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura à reeleição de atual prefeito de Nova Russas

O juiz da 48ª Zona Eleitoral, Bernando Raposo Vidal, indeferiu, na última quarta-feira (7), o registro de candidatura de Gonçalo Souto Diogo, atual prefeito de Nova Russas e candidato à reeleição pela Coligação Unidos para o bem de Nova Russas. Além do prefeito, os candidatos a vereador Francisco José de Sousa Diogo e Massilon Ferreira de Sousa também tiveram o registro de candidaturas indeferidos.
No requerimento de impugnação, elaborado pela Coligação "Fé, Justiça, Ação e Compromisso", argumentou-se que “o pretenso candidato (Gonçalo Souto), no exercício do cargo de Prefeito do Município de Nova Russas (gestão atual), realizou contratações de pessoas e sociedades em período vedado pela lei eleitoral e em desconformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista que a Prefeitura Municipal apresenta percentual da folha de pagamento pessoal que excede o limite legal. Ademais, as referidas contratações teriam ocorrido para beneficiar parentes de vereadores e do próprio prefeito.”
No parecer, a promotora de Justiça Livia Cristina Araújo e Silva sugere o parcial deferimento da impugnação, “tendo em vista que o impugnado se encontra `inelegível por força de decisão de desaprovação de contas exarada pelo TCM/CE, devidamente transitada em julgado e sem qualquer suspensão judicial de efeitos´.
Segundo aduz, a improbidade aconteceu devido à conduta violadora da Lei de Responsabilidade Fiscal, em que o Percentual de Gastos com Pessoal em confronto com a Receita Corrente Líquida de Nova Russas estaria em percentual acima de 63%, ultrapassando em muito o legalmente permitido.
“No documento, argumentei, entre outras questões, a ausência de efeito vinculante da decisão do STF sobre a competência do TCM para julgar as contas de gestão dos Prefeitos. Além disso, o magistrado reconheceu que o efeito suspensivo conferido ao Recurso de Revisão apresentado no TCM não tem o condão de suspender os efeitos do acórdão que desaprovou as contas dos gestores também em acolhimento à tese sustentada pelo MP Eleitoral”, destaca Livia Cristina Araújo e Silva.
De acordo com a decisão do juiz, “merece acolhimento a impugnação manejada bem como o parecer do Ministério Público Eleitoral, no sentido de que existe a inelegibilidade do art. 1º, I, g, da LC 64/1990.” A coligação solicitou ainda a impugnação do registro da candidata ao cargo de vice-prefeita, Maria Sônia Frota Farias, alegando que ela não se encontrava filiada a nenhum partido político, mas o pedido de impugnação contra ela foi julgado improcedente, pois foi comprovado, através de outros documentos, que, apesar de não constar na lista do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) no Filiaweb, ela é filiada ao partido desde a data de 23 de setembro de 2015.
Ceara News 7

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Narcotraficante foragido do Mato Grosso comandava campanha eleitoral da esposa à Prefeitura de Paramoti

Um dos bandidos mais procurados pela Polícia Federal no País, estava infiltrado na política cearense, mas acabou sendo preso no feriado da Independência (7) no Interior do Estado. Trata-se de um traficante de drogas foragido da Justiça do Mato Grosso e que voltou à sua terra natal, a pequena e pacata cidade de Paramoti (a 92Km de Fortaleza),  após uma fuga cinematográfica usando documentos falsos.
O cearense Jocivan Barreto Pontes foi preso na tarde do feriado desta quarta-feira quando participava da inauguração do comitê de campanha eleitoral de sua esposa, a atual vice-prefeita de Paramoti, Antônia Telvânia Ferreira Braz, filiada ao PHS e candidata a prefeita pela coligação “Unidos por Paramoti”.
A captura do traficante foi realizada pela equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil de Itapipoca, tendo à frente o delegado Marcos Aurélio Elias de França. Há meses ele investigava a denúncia de que um homem fugitivo da Justiça, e ligado ao narcotráfico, estaria participando ativamente da campanha polícia em Paramoti.  A descoberta da identidade do suspeito aconteceu há poucos dias.
“Magrão”, como era conhecido o traficante em Paramoti, mas usava uma identidade com o nome falso de Gilvan Alencar Barreto. E foi com este nome que ele conseguiu fugir, em 1998, da Cadeia Pública da cidade do Carumbé, em Cuiabá, onde estava confinando após ser preso  com dois comparsas transportando um carregamento de 68 quilos de cocaína em forma de crack. Os irmãos Valdir e Valdeci Santos eram os comparsas do cearense.
Transferido
Com a documentação falsa, o traficante voltou para o Ceará e se infiltrou na política de Paramoti com o dinheiro arrecadado na venda de drogas na região Centro-Oeste do País. Mais recentemente, estava trabalhando na campanha de sua mulher, até que foi descoberto na investigação policial.
Na manhã de hoje, o foragido foi transferido de Itapipoca para Fortaleza, onde será recolhido na Delegacia de Capturas e Polinter. Sua prisão foi comunicada à Justiça do Mato Grosso, que deverá providenciar a vida de uma escolta para levá-lo de volta a Cuiabá.  
Por FERNANDO RIBEIRO