terça-feira, 17 de setembro de 2013

Médicos cubanos que virão trabalhar em Granja,devem começar a atuar na segunda-feira (23).

Os 99 profissionais estrangeiros do programa federal Mais Médicos que participaram do curso de aperfeiçoamento, em Fortaleza, tiveram 100% de aprovação. Destes, 34 foram lotados em 16 municípios cearenses. São 28 cubanos, três espanhóis, dois portugueses e um brasileiro com diploma do exterior. Os outros 65 médicos foram encaminhados para os estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Os municípios cearenses que receberão os profissionais são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2),Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1), que, conforme o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Esta é a quarta semana de acolhimento dos médicos no Estado, que devem começar a atuar na segunda-feira (23).

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Wilames Freire Bezerra, informou que a carência de médicos do Ceará corresponde a 1.300 profissionais e que, nesta primeira etapa do programa, os médicos só atendem a 13% da demanda.

FONTE:DN

Nenhum comentário: