sábado, 12 de dezembro de 2015

Projeto de estudantes cearenses é finalista de prêmio nacional

Com a ideia de reaproveitar água para fazer fertilizante líquido, alunos da Escola Profissional Guilherme Teles Gouveia, de Granja (a 325 quilômetros de Fortaleza), concorrem ao prêmio Respostas para o Amanhã. O concurso nacional reconhece a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de problemas do dia a dia. O resultado final da premiação será divulgado hoje. O concurso é promovido pela empresa Samsung.
 O professor Marcos Deames orientou os estudantes no desenvolvimento do projeto finalista. Segundo ele, a turma de 40 alunos começou a pensar na proposta durante as discussões promovidas pela disciplina Irrigação e Drenagem, do Curso Técnico de Agropecuária. “Orientar a comunidade rural para aproveitar a água na produção de hortaliças é um forma de educação ambiental”, afirmou Marcos.
A estudante Neiluma Oliveira, 16, explica que o projeto consiste, de forma resumida, em misturar a água que é desperdiçada com excremento de animais. Depois de cinco dias, o fertilizante estará adequado para o uso nas plantações. Ela conta que o primeiro teste foi realizado em alface. O bom aspecto dos vegetais foi um dos primeiros indícios do resultado satisfatório do projeto. A estudante destaca que os produtores rurais que receberam as orientações ficaram “admirados” com a iniciativa que, além de economizar água, beneficia o plantio.

A primeira edição do prêmio foi realizada no ano passado. Neste ano, inscreveram-se 10.600 alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Com o mote “Como as Ciências e a Matemática podem contribuir para construção de uma sociedade sustentável?”, esta edição teve 342 projetos inscritos. Na primeira fase 20 foram selecionados, nesta etapa cinco disputam o troféu.
Além de especialistas, a comissão técnica é composta por integrantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC) e Universidade de São Paulo (USP).

FONTE:POVO ONLINE

Nenhum comentário: