quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Imagem do gado morrendo com a sede ganha o noticiário nacional


As tristes cenas de animais mortos em pequenas, médias e grandes propriedades rurais em cidades do Ceará e do Nordeste, como consequência da estiagem, ganham o noticiário nacional.
A edição do Jornal O Estado de São Paulo traz, nesta quinta-feira, o traço melancólico dessa tragédia. A reportagem dopassou por cidades do Nordeste e, no Ceará, desembarcou em Penaforte, na Região do Cariri.

De acordo com a reportagem, a rojeção é de que cerca de 40% do rebanho do Nordeste será perdido por causa da estiagem, que dura 1 ano e 8 meses. Segundo o Estadão, ''quem viaja pelas estradas entre cidades atingidas pela pior seca das últimas décadas no Nordeste se espanta com a sequência interminável de carcaças de bovinos a apodrecer ao lado das pistas''.
A morte de cabeças de gado, conforme a reportagem, aos milhares, é, para o viajante, o impacto mais visível e chocante da estiagem de quase dois anos que afeta 12 milhões de sertanejos de oito Estados nordestinos.
Um exemplo da mortandade está no km 533 da BR-116, quase na chegada da cidade de Penaforte, a última do Ceará antes da divisa com Pernambuco, na região do Cariri. À vista, na margem direita da estrada, os corpos de seis bois e vacas representam um aviso sinistro para os passantes. Depois dali, a quantidade de carcaças é tanta que chega a ser um componente da paisagem, como são os arbustos cinzentos e o solo de pedra e cactos. Outras informações em www.estadão.com.br
Fonte:Ceará Agora

Nenhum comentário: