quarta-feira, 17 de julho de 2013

Minha Casa Minha Vida: PF investiga fraudes no programa

“A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira, 17, em Fortaleza, a Operação ’1905′, que investiga fraudes relacionadas à execução do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Além da capital cearense, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo e Brasília. Foram ao todo oito mandados expedidos pela Justiça Federal. O Ministério Público Federal (MPF) havia entrado com ação, por improbidade administrativa, no começo do mês, contra 40 pessoas supostamente envolvidas em irregularidades do programa, em Fortaleza.
De acordo com nota assessoria de comunicação da PF, um suposto “esquema” envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes.
Ainda segundo a PF, ex-servidores do Ministério das Cidades atuariam junto ao Programa prestando serviços inexistentes e, em alguns casos, recebendo uma espécie de “pedágio”, a partir da cobrança de empresas contratadas para a construção de unidades habitacionais que, segundo informações, jamais foram construídas.
“As empresas investigadas atuavam, concomitantemente, na concessão e fiscalização da implementação das obras, na indicação das construtoras, medição das obras, liberação dos recursos, e construção das casas, ou seja, o grupo investigado atuava em todas as fases do Programa Minha Casa Minha Vida cumulando funções incompatíveis entre si”, disse a nota. São investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Penas podem atingir 32 anos de prisão.”
(O POVO Online)

Nenhum comentário: