quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sete municípios cearenses votarão com identificação biométrica

Nas eleições de outubro próximo, 334 mil cearenses serão identificados pelas digitais para exercer o voto. Eles são cidadãos dos municípios que já participaram do cadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alcântaras, Aquiraz, Crateús, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral já cadastraram 76% dos eleitores.
O Programa de Identificação Biométrica do Leitor, iniciado em 2008, tem  avançado por fases, por isso ainda não contemplou todos os municípios do Estado. Pelo Brasil, alguns estão mais adiantados que outros. Os estados de Alagoas, Amapá e Sergipe, juntamente com o Distrito Federal, têm 100% dos eleitores inseridos no sistema.
O objetivo do cadastramento das impressões digitais dos cidadãos é garantir a total segurança da votação. A tecnologia impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação. Nas eleições passadas, em 2012, 7 milhões de brasileiros já votaram registrados. Após a conclusão da terceira fase do programa, cerca de 21 milhões irão as urnas este ano devidamente identificados pelo sistema, o que representa 15% do eleitorado geral.
Aqueles que não fazem o cadastramento durante a chamada terão o título cancelado e estarão sujeitos a certas restrições, tais como ficar impedido de tirar passaporte, não conseguir obter financiamento em instituição de crédito pública e não poder tomar posse em cargo público.

Nenhum comentário: