quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Câmara Municipal de Granja não aprova audiência pública sobre Fundeb

A Câmara Municipal de Granja, no Litoral Oeste do Ceará, não aprovou a realização de uma audiência pública para tratar sobre a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no município. O requerimento foi apresentado pela vereadora Rosa Helena (PSD). 
A votação aconteceu na manhã de hoje (21) durante sessão ordinária realizada pelo Legislativo. Coube ao presidente da mesa diretora, vereador Nicanor Frota (Pros), dar o voto de minerva quando o resultado apresentava empate em 6 à 6. 
Segundo Rosa Helena, ela foi procurada por um grupo de professores cobrando explicações sobre os itens não esclarecidos pelo Secretário de Educação do município, Antônio dos Santos Neto, e do Assessor-Chefe da Contabilidade da Prefeitura, Francisco Antonio do Nascimento Neto. Os dois estiveram participando da sessão da Câmara Municipal do último dia 14, quando munidos de gráficos e documentos prestaram esclarecimentos sobre abono aos profissionais do magistério e explicaram que o benefício só é devido se houver sobra orçamentária no saldo dos 60% dos recursos do Fundeb.
Para a parlamentar, as explicações dos convidados agradaram a uns e outros não. Porém, a maioria ficou com várias dúvidas. E na audiência pública todos os professores, membros das classes trabalhadoras e da sociedade civil, teriam direito a fala para os devidos questionamentos e esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos do Fundeb.
Em aparte, o vereador José Temestocle Veras Freitas "Derim" (Pros), da base aliada, afirmou que muitos dos professores que ele encontrou se disseram satisfeitos com as explicações do secretário Santos Neto e entenderam o por que do não pagamento do abano. Justificando seu voto, Derim disse que a questão já ficou mais que esclarecida e que não mais haveria necessidade da audiência pública.
Como votaram
Além do vereador José Temestocle, votaram contra: Evaristo Sousa, Falbe Teles, Antonio José, Manoel Pinheiro de Pinho, Jeová Brito e Nicanor Frota.
Os votos a favoráveis a realização da audiência pública foram dos vereadores Raimundo Félix, Arnaldo Fontenele, Rosa Helena, Marcos Araújo, Francisco Ézio e Milton Guilherme Veras.

Com informações do Folha Granjense Online

Nenhum comentário: