quarta-feira, 25 de março de 2015

Feriado comemora libertação dos escravos

Hoje, comemora-se 131 anos da libertação dos escravos no Ceará. Para quem não sabe, na época, província do Império do Brasil, o Estado foi o pioneiro a decretar oficialmente o fim da escravidão, no dia 25 de março de 1884, através da Data Magna. Neste viés, o Ceará ficou conhecido como “Terra da Luz”. O fato aconteceu quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, sancionada pela princesa Isabel.
Mesmo sendo este um acontecimento antigo, o feriado é relativamente novo no calendário cearense. A inciativa foi do ex-deputado Lula Morais, que propôs o feriado na Emenda Constitucional nº 73, aprovada em 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. O feriado, então, passou a valer no ano de 2012. Este ano, então, é o quarto ano em que o dia 25 de março é feriado no Ceará.
No entanto, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, distante 55km de Fortaleza, em um ato marcado pela entrega das cartas de alforria às 116 pessoas escravizadas ali existentes.
Para o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e historiador Sebastião Rogério Ponte, a primeira vila a abolir a escravidão, de fato, foi a de Redenção. “Depois dela, as outras seguiram o exemplo. Mas foi em março de 1884 que a abolição foi geral, abrangendo todo o Estado do Ceará. Por isso, é considerada a mais significativa e marcante. A que aconteceu na Vila do Acarape tem sua importância, sim, por ter sido a primeira vila do Brasil, mas, ao mesmo tempo, não tira o peso da Data Magna que aboliu a escravidão em todo o Estado”, disse.

Nenhum comentário: