quarta-feira, 13 de julho de 2016

Granja fica de fora do novo mapa do turismo do Ceará

Com a atualização dos dados por parte do Ministério do Turismo (MTur), Granja ficará de fora da edição 2016/19 do mapa do turismo do Ceará. Desde de 2013, o município integrava a região turística do Litoral Extremo Oeste, com Acaraú, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. O novo estudo foi divulgado pelo MTur nesta terça-feira (12), em Brasília.
O levantamento também mostra que o número de cidades do Estado com potencial turístico caiu de 62, em 2013, para 59, neste ano. Além de Granja, ficam de fora os municípios de Aiuaba, Guaiúba, Ipu e Jaguaribe. Em compensação, Brejo Santo e Jaguaruana foram inseridos na nova versão do mapa cearense e passaram ser considerados destinos turísticos. Na configuração atual, Cascavel deixa a região turística do Litoral Leste e passa a integrar a de Fortaleza.
Os 59 municípios do Ceará presentes no Mapa do Turismo foram divididos em 5 categorias, que vão de A a E. Apenas Fortaleza está na primeira faixa. Os demais estão na B (08), C (22), D (25) e E (3). O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
Atualização 
Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo. De acordo com o MTur, os gestores municipais receberam orientações para a formalização da entrada ou permanência de seu município no mapa, cuja última atualização era de 2013. Para isso, eles tiveram que comprovar a existência de um órgão oficial de turismo no município (secretaria, coordenação ou gerência); dotação na lei orçamentária anual vigente (LOA) e apresentar o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT) assinado pelo prefeito.
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.
“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou. 
Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado:
CARIRI
Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri
CENTRO SUL/VALE DO SALGADO
Icó. Iguatu e Orós
CHAPADA DA IBIAPABA
Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará 
FORTALEZA
Aquiraz, Cascavel, Caucaia e Fortaleza
LITORAL EXTREMO OESTE
Acaraú, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara
LITORAL LESTE
Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí e Pindoretama
LITORAL OESTE
Amontada, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairí
SERRAS DE ARATANHA E BATURITÉ 
Baturité, Guaramiranga, Maranguape, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção
SERTÃO CENTRAL 
Banabuiú, Canindé, Quixadá e Quixeramobim
SERTÃO DOS INHAMUNS
Crateús e Tauá
VALE DO ACARAÚ
Meruoca e Sobral
VALE DO JAGUARIBE
Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte e Morada Nova.

Nenhum comentário: