quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Defesa Civil reconhece situação de emergência de 104 cidades cearenses afetadas pela seca. Granja está na relação

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial da União, reconhecimento de situação de emergência em 104 municípios cearenses, dentre eles, Acopiara, em decorrência da falta de chuvas na região.

O Ceará enfrenta, em 2016, o quinto ano de estiagem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a quadra chuvosa – período de chuvas no Nordeste – foi abaixo da média e não conseguiu repor a capacidade hídrica dos reservatórios.

O reconhecimento federal permite que as populações dos municípios tenham acesso a programas da União capazes de diminuir os efeitos da estiagem.

Por sua vez, o governo do estado pode solicitar recursos para a contratação de carros-pipa com o objetivo de abastecer as sedes dos municípios (zona urbana).

As avaliações são feitas conforme a Instrução Normativa 01/2012, do Ministério da Integração Nacional, que estabelece critérios para decretação de situação de emergência ou de calamidade pública.
Conheça a lista dos municípios cearenses aqui.

Nenhum comentário: