segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Chuva de 70 milímetros alaga ruas e causa transtornos em Granja

Choveu bem nas últimas 24 horas em Granja, a 329,4 km de Fortaleza. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações foram registradas na sede do município e nos distritos de Sambaíba e de Pessoa Anta, que acumularam, respectivamente, 70.0, 35.2 e 32.0 milímetros.
Na sede, a chuva forte acompanhada de raios e trovoadas começou pouco antes do meio-dia e entrou pela tarde desta sexta-feira (10). Ruas foram alagadas e transtornos causados aos moradores. Alguns deles também reclamam de prejuízos financeiros por causa da queima de eletrodomésticos devido a queda de um raio próximo a uma torre de telefonia celular, no bairro Alto do Posto. Pelo mesmo motivo, outros se queixam de estarem sem os sinais de TV e internet.
Na favela do Oiteiro, as margens da CE 085, a água invadiu casas e seus habitantes tiveram que agir rápido para salvar móveis. Outras ficaram ilhadas. Muitas das residências são de taipas. O problema é antigo e a cada chuva forte a comunidade passa pelo mesmo sufoco.
Por outro lado, a precipitação registrada na cidade fez a Barragem Lima Brandão sangrar pela segunda vez em 2017. Só que desta vez com a lâmina maior do que a sangria do dia 3 de janeiro.
Segundo a Funceme, o volume registrado pelo pluviométrico instalado no centro da cidade foi o oitavo entre os postos do Litoral Norte que registraram chuvas, das 7h de ontem (10) ao mesmo horário deste sábado (11). O maior foi em Icaraí da Amontada, em Amontada, que atingiu 116.0 mm. Santa Cruz e Barra Das Moitas, também no mesmo município, acumularam 108. 0 mm.
Na cidade de Chaval, a chuva foi de 95.0 mm. Também choveu em Martinópole (76.0 mm), Senador Sá (72.0 mm), Paracuá/Uruoca (70.0 mm), Barroquinha (65.3 mm), Camocim (65.0 mm) e Moraújo (63.0 mm).

No mesmo período, conforme ainda a Funceme, foram registradas chuvas em 127 dos 184 municípios cearenses. A maior delas foi no posto Tucunduba, em Caucaia, com 168 milímetros. Em seguida vem Tauá (152.0 mm) e Itaitinga (122.0 mm).  


Nenhum comentário: